Os Passos de Anchieta – Barra do Jucu até Setiba

Brasil - Espirito Santo - Guarapari - Praia de Setiba

No segundo trecho as praias são praticamente desertas. Saindo da Barra do Jucu, os andarilhos passam pela praia de Ponta da Fruta, para logo depois entrar na área de restinga, protegida pelo Parque Estadual Paulo César Vinha. Esse trecho é o mais cansativo pois praticamente todo o percurso é feito na areia. A segunda parada para pernoite foi em Setiba.

2º dia: Os Passos de Anchieta – Trecho Barra do Jucu-Setiba (28 km)

Enquanto o primeiro dia se passa quase todo em área urbana, no segundo trecho as praias são praticamente desertas. Saímos de Barra do Jucu perto das 8 horas da manhã e algumas dezenas de metros depois começamos a caminhar pela praia. Uma hora e meia depois, voltamos a caminhar perto de umas casas e uma delas abriu seu quintal para que os peregrinos pudessem se refrescar e alimentar. Partindo dali e pouco mais de uma hora depois chegamos à praia de Ponta da Fruta, onde encontramos uma grande lagoa de água doce, a Lagoa Grande, um pouco antes de chegarmos em mais um ponto de apoio.

Brasil - Espirito Santo - Vila Velha - Barra do Jucu
Vila Velha – Barra do Jucu
Brasil - Espirito Santo - Vila Velha - Ponta da Fruta
Vila Velha – Ponta da Fruta

Parque Estadual Paulo César Vinha

Continuamos e uma hora e vinte minutos depois chegamos em outro ponto de apoio, já na areia da praia, e foi quando nos orientaram que a partir dali não teríamos mais nenhum até o final do trecho, ou seja, se fosse para desistir teria que ser ali. Fomos em frente e entramos numa área de restinga protegida pelo Parque Estadual Paulo César Vinha, antigo Parque Estadual de Setiba. Este nome é uma homenagem ao biólogo que lutou contra o extrativismo de areia na região, assassinado devido à sua luta pela preservação da área. Apesar desse trecho ser considerado um dos mais bonitos, ele é também o mais cansativo, pois praticamente todo o percurso é feito na areia.

Brasil - Espirito Santo - Guarapari - Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
Guarapari – Parque Estadual Paulo César Vinha
Guarapari – Parque Estadual Paulo Cesar Vinha

Pouco antes de completarmos os 52 km de caminhada, encontramos uma lagoa de água doce onde paramos para nos refrescar. Ficamos ali por aproximadamente 40 minutos e depois caminhamos por mais 40 minutos até completarmos o percurso do dia. Depois de um rápido lanche, por sinal deliciosos pastéis de carne e queijo, pegamos uma van até nosso próximo hotel, já que nas duas próximas noites ficaríamos hospedados em Meaípe. À noite, saímos para comer uma deliciosa picanha no restaurante Sabores da Carne, na praia de Meaípe.

Brasil - Espirito Santo - Guarapari - Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
Parque Estadual Paulo César Vinha
Brasil - Espirito Santo - Guarapari - Praia de Setiba
Guarapari – Praia de Setiba

• Guarda-mochilas
    Preço: R$ 8,00

• Esta caminhada anual, promovida pela ONG ABAPA – Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta, acontece sempre no feriado de Corpus Christi, beneficiando-se do feriado nacional, já que o percurso total demanda quatro dias. Os Passos de Anchieta realiza-se em jornadas diárias médias de 4 a 5 horas, por quem tem o hábito de caminhar regularmente, ou de 6 a 7 horas, pelos mais sedentários.
  • Este roteiro tem como marca os aspectos ecológicos, históricos, religiosos e culturais. É o quarto desse tipo existente no mundo; os outros três são: os caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha; a trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália.
  • No início de cada trecho fica um caminhão guardando as mochilas dos andarilhos, que serão recolhidos ao final do trecho. Com isso o ideal é reservar pousadas/hotéis ao longo do percurso. Cobra-se um valor para este serviço, que em julho/2015 foi de R$ 8,00.
  • A Abapa monta pontos de apoio, conhecidos como “oásis”, aos andarilhos em intervalos constantes. Neles são fornecidos água, frutas (principalmente maçã, banana e tangerina) e medicação para as câimbras, bolhas e torções. Na ocorrência de algum caso mais grave, há ambulâncias prontas para remoção de acidentados. Para aqueles que desistem, existe a possibilidade de pegar uma carona nos carros de apoio da organização.
  • Nos pontos finais de cada trecho existem até camas para massagem e relaxamento.
  • As credenciais devem ser carimbadas nos postos para que no fim do percurso o andarilho receba o certificado de participação. É preciso ter pelo menos metade dos 16 carimbos, para comprovar o cumprimento do trajeto.