Palácio de Schönbrunn – Viena – Áustria

Austria - Viena - Palacio de Schonbrunn

O Palácio de Schönbrunn, construído no século XVII, serviu durante anos como residência de verão da família imperial e é um dos principais monumentos históricos e culturais da Áustria.

3º dia: Palácio de Schönbrunn

Mais um dia de passeio por Viena. Saímos do hotel e caminhamos até a estação Praterstern onde pegamos o metrô até a estação Karlsplatz (4 estações, na direção Reumannplatz, linha U1 vermelha). Depois fizemos uma baldeação e fomos até a estação Schönbrunn (6 estações, na direção Hütteldorf, linha U4 verde). Depois de uma caminhada de 550 metros, que levou aproximadamente 10 minutos, chegamos ao Palácio de Schönbrunn (Schloss Schönbrunn).

Palácio de Schönbrunn

Depois de passarmos na bilheteria e comprarmos nossos ingressos, que dava direito à 5 atrações, iniciamos nossa visita ao palácio. Começamos pelo belo e aromático Jardim do Laranjal (Orangeriegarten), lugar comum nos palácios de luxo daquela época. Subindo um lance de escadas, entramos no Jardim Privado (Kronprinzengarten), uma réplica do jardim barroco original com seus canteiros ornamentados, piscinas octogonais e pérgulas.

Austria - Viena - Palacio de Schonbrunn

Saímos dos jardins e seguimos em frente, pelo lado esquerdo do complexo, cortando suas alamedas arborizadas e admirando seus chafarizes e monumentos muito bem ornamentados. Vale destacar as Ruínas Romanas e a Fonte do Obelisco (Obeliskbrunnen), que representa o poder absoluto, estável e duradouro dos Habsburgo. Um obelisco simboliza o elo entre o céu e a terra.

Depois de 30 minutos de caminhada chegamos à Gloriette. Construída em 1775, no alto de uma colina, este edifício em estilo neoclássico teve como objetivo complementar visualmente o jardim palaciano. Idealizado como um Memorial à Guerra Justa, dispõe de um terraço panorâmico, onde subimos e desfrutamos de uma belíssima vista do palácio e da cidade de Viena.

Começamos o retorno ao ponto de partida, agora pela parte central do complexo. Este caminho rende belas fotos do lugar e também ajuda a entender melhor o complexo vendo-o de cima.

Austria - Viena - Palacio de Schobrunn - Glorieta
Palácio de Schönbrunn – Gloriette
Palácio de Schönbrunn

Chegando na parte mais baixa, tomamos um sorvetinho para refrescar. Neste setor, os destaques são seus jardins centrais, sempre muito bem cuidados e ornamentados, e a Fonte de Netuno, projetada na década de 1770 como parte do design dos jardins, por encomenda da Imperatriz Maria Teresa. A vista da fonte com a Gloriette ao fundo é belíssima.

Fonte de Netuno e Gloriette

Palácio de Schönbrunn – Interior

Chegamos bem na hora marcada para a visita ao interior do palácio. Seus cômodos, decorados em estilo rococó, chamam a atenção por sua suntuosidade, como é o caso das salas oficiais, bem como pela simplicidade, como os quartos que pertenceram a Francisco José e à imperatriz Isabel. Um dos espaços mais espetaculares do palácio é a Grande Galeria, utilizada para celebrar os banquetes imperiais. Não é permitido fotografar dentro do palácio mas conseguimos alguns registros de recordação.

Depois da visita ao interior do palácio, paramos para almoçar no Café Restaurant Residenz, que fica no interior do complexo bem próximo de onde saímos. Pedimos um schnitzel com batatas, um dos pratos mais famosos da cozinha austríaca, acompanhados de uma cervejinha, e para fechar uma torta de chocolate de sobremesa. Muito bom !!!

Austria - Viena - Palacio de Schobrunn - Almoco
Café Restaurant Residenz

Depois do almoço e de um descanso, continuamos nossa visita, agora para o lado direito do complexo. Começamos pelo Labirinto (Irrgarten), um lugar de entretenimento para crianças e adultos, onde a principal atração é um labirinto feito de “cerca viva” muito divertido. A Bete não conseguia sair de jeito nenhum, até que resolver apelar e pular a cerca.

Caminhamos bem para o lado direito do complexo até chegarmos à Casa das Palmeiras (Palmenhaus). Esta belíssima estufa, construída toda em ferro entre os anos de 1881 e 1882, dispõe de plantas exóticas e de ambientes com diferentes tipos de clima, como o frio, o temperado e o tropical. Mas como não falar dos seus imensos e magníficos jardins (Palmenhausgarten), de uma riqueza e beleza sem precedentes. Belíssimos !!!

Austria - Viena - Palacio de Schobrunn - Palmenhaus
Palmenhaus
Austria - Viena - Palacio de Schobrunn - Pfarre Maria Hietzing
Palmenhausgarten

Karlsplatz

Deixamos o Palácio de Schönbrunn maravilhados com o que vimos. Seguimos para estação Schönbrunn onde pegamos o metrô até a estação Karlsplatz (6 estações, na direção Heiligenstadt, linha U4 verde). Descemos ali e vimos uma região muito movimentada. Passamos em frente ao edifício de exposições da Secessão de Viena e depois fomos caminhar pelo lugar.

Austria - Viena - Secessao de Viena
Secessão de Viena

Bem próximo dali está o Naschmarkt, um mercado a céu aberto, bem típico de Viena, cheio de barracas onde se encontra frutas, verduras, pães, peixes e carnes. Com o tempo, bares e restaurantes se misturaram ao ambiente. Passeando por seus corredores, alguns vendedores nos ofereciam “provinhas” de variadas guloseimas. Os pavilhões da antiga estação Karlsplatz Stadtbahn, de estilo Art Noveau, permanecem apesar da construção do sistema U-Bahn (metrô).

Austria - Viena - Karlsplatz
Karlsplatz

Rathausplatz

Para fechar o dia, pegamos o metrô na estação Karlsplatz e fomos até a estação Rathaus (3 estações, na direção Seestadt, linha U3 roxa). Descemos nesta estação e fomos até a Rathausplatz para finalizar este dia maravilhoso num evento cinéfilo-gastronômico da melhor qualidade, o Film Festival 2019.