Catedral de Santo Estevão, Hofburg e Rathausplatz – Viena

Austria - Viena - Catedral de Santo Estevao

A Catedral de Santo Estevão é uma das mais antigas catedrais do estilo gótico europeu, sendo mundialmente conhecida e um exemplo da arquitetura do século XII.

2º dia: Catedral de Santo Estevão, Hofburg, Volksgarten e Rathausplatz

Depois de um café da manhã reforçado saímos para conhecer Viena. Pegamos o metrô na estação Praterstern e descemos na estação Stephansplatz (3 estações, na direção Reumannplatz, linha U1 vermelha). Descemos bem em frente à primeira atração do dia: a Catedral de Santo Estevão.

Catedral de Santo Estevão – Parte Externa

A Catedral de Santo Estevão (Stephansdom) é uma das mais antigas catedrais do estilo gótico europeu. Na parte externa, os destaques são: a Torre Sul, com seus 137 metros de altura em forma de agulha e construída em estilo gótico, a Torre Norte, com sua cúpula marcante do Renascentismo, e Portal de entrada com as duas torres dos Pagãos e o Pórtico do Gigante do século XIII.

Catedral de Santo Estevão – Parte Interna

Adentramos a catedral e fomos direto na bilheteria para comprarmos os ingressos. Começamos nossa visita ao interior da catedral pela ala central e suas capelas. É possível observar diversos estilos arquitetônicos provenientes de diferentes épocas: a nave central, as capelas laterais e o coro, que seguem o estilo gótico, e alguns dos edifícios laterais que seguem o estilo barroco.

Catedral de Santo Estevão

Como destaque da parte interna da catedral, vale citar: o Altar Tríptico Vienense de 1447, que é um tesouro em termos de história da arte; o Túmulo do Imperador Frederico III, com suas 240 estátuas e que é uma glória da arte escultural medieval; o Altar-mor, uma obra-prima do barroco; e o púlpito gótico talhado em pedra de 1515, atribuído ao mestre Anton Pilgram.

O interior desta catedral é realmente belíssimo. Além dos seus altares, capelas e esculturas, ainda tem seus vitrais que são de uma beleza e imponência incomparáveis. Uma obra-prima !!!

Catacumbas da Catedral de Santo Estevão

Em seguida, fomos visitar as Catacumbas. Construídas no século XIV, devido à alta lotação dos cemitérios, ali se encontram, além de criptas de reitores, bispos e duques, os restos mortais de clérigos e diversos membros da dinastia Habsburgo. Esta visita só pode ser feita com guia.

Torre Sul da Catedral de Santo Estevão

Em seguida, subimos a Torre Sul da catedral. É possível subir por uma escada caracol de 343 degraus, mas neste dia estava liberada somente a subida de elevador. Os destaques da visita são: o Telhado de Azulejos, formado por mais de 250.000 azulejos multicoloridos e que são um símbolo da cidade, e o famoso sino Pummerin, o maior dos 23 sinos da catedral e que pesa aproximadamente 21 toneladas. Ambos foram restaurados pois sofreram consideráveis danos causados pelos ataques da Segunda Guerra Mundial. Vale destacar também a bela vista panorâmica da cidade.

Museu de Mozart e Igreja de São Pedro

Depois que saímos da catedral passamos em frente ao Museu de Mozart (Mozarthaus Vienna). Num apartamento deste edifício, entre os anos 1784 e 1787, um dos maior compositores de todos os tempos, Wolfgang Amadeus Mozart, morou com sua família. Depois passamos pela Praça Neuer Markt, uma das praças mais antigas da cidade, que estava um canteiro de obras. Ali próximo, paramos para um lanche no Würstelstand, um quiosque de rua muito típico no país.

Austria - Viena - Museu de Mozart (Antiga Casa)
Museu de Mozart
Austria - Viena - Wurstelstand
Würstelstand

Depois do lanche continuamos nossa caminhada por Viena. Nossa próxima parada foi na Igreja de São Pedro (Peterskirche). Esta igreja de estilo barroco tem um interior rico em detalhes, com destaque para o afresco pintado na cúpula, do artista Johann Michael Rottmayr, e o altar em ouro.

Austria - Viena - Igreja de Sao Pedro
Igreja de São Pedro

A igreja também costuma ser palco de concertos e recitais. Neste dia, teve uma apresentação de um coral de crianças e pudemos presenciar que realmente a acústica da igreja favorece muito este tipo de evento.

Michaelerplatz

Em seguida, chegamos na Michaelerplatz. Esta praça é dominada pelo impressionante Michaelertor, o portão de entrada para Hofburg. No seu centro, existe uma área aberta com vestígios romanos e medievais. O edifício mais antigo desta praça é a Igreja de São Miguel (Michaelerkirche), a igreja paroquial dos imperadores.

Austria - Viena - Michaelerplatz
Michaelertor (Hofburg)

Hofburg

Seguindo as orientações de uma guia que compramos, entramos em Hofburg pelo lado esquerdo da entrada principal. Hofburg, que antigamente foi a residência imperial, é um complexo com diversos palácios barrocos que dispõe de apartamentos reais, capela, igreja, biblioteca e muitos museus.

Passamos pela Escola de Equitação (Hofreitschule), que decidimos não entrar, e chegamos na Josefsplatz. Nesta praça encontram-se duas entradas, uma para a Biblioteca Nacional e outra para a ala Redoutensaal, e no centro um monumento representa o Imperador Josef II (1741-1790).

Austria - Viena - Hofburg - Josefsplatz
Hofburg – Josefsplatz

Biblioteca Nacional Austríaca

Entramos na Biblioteca Nacional Austríaca (Österreichische Nationalbibliothek). Esta biblioteca, fundada pelo imperador Carlos VI, foi construída no século XVIII para ser a “Biblioteca da Corte” (Hofbibliothek). Seu salão nobre barroco é um dos recintos bibliotecários mais impressionantes do mundo.

Austria - Viena - Hofburg - Biblioteca Nacional Austriaca
Hofburg – Biblioteca Nacional Austríaca

Rodeadas de estátuas de mármore, pinturas, globos terrestres e afrescos no teto, as estantes de madeira de castanho conservam mais de 200.000 livros impressos entre os anos 1500 e 1850. Entre tantos livros, está a coleção de 15.000 volumes do Príncipe Eugenio de Saboya, além de diversos livros procedentes de bibliotecas monásticas que foram fechadas durante as reformas religiosas de Josef II.

Saímos da biblioteca e chegamos ao In der Burg, pátio interno mais próximo da entrada principal, e foi aí que percebemos a grandiosidade do complexo. Ao entrarmos no pátio, vimos do lado esquerdo o Alte Burg, a parte mais antiga do complexo, e do lado direito o Amalienburg, um palácio renascentista com a torre do relógio. Em frente estava o Leopoldinischertrakt e do lado oposto o Reichskanzleitrakt, decorado com esculturas monumentais e que dá acesso aos Apartamentos Reais (Kaiserappartements) e ao Museu Sissi, uma das atrações mais populares de Hofburg. No centro do pátio existe um grande monumento dedicado ao imperador Francisco I da Áustria.

Maria-Theresien-Platz

Continuamos nossa visita à Hofburg passando direto pela Hendelplatz e indo até a Maria-Theresien-Platz, uma praça que une a Ringstrasse ao MuseumsQuartier e que abriga dois museus espetaculares, o Museu de História Natural (Naturhistorisches Museum) e o Museu de História da Arte (Kunsthistorisches Museum). Decidimos que um outro dia voltaríamos ali para visitar um dos dois museus.

Austria - Viena - Maria-Theresia-Platz
Austria - Viena - Museu de Historia da Arte
Museu de História da Arte
Austria - Viena - Museu de Historia Natural
Museu de História Natural

Depois de uma parada para um lanche na sombra dos museus, voltamos para a Hendelplatz. Como destaque desta praça temos o palácio Neue Burg, que é a obra mais recente deste bairro imperial e uma das construções historicistas levantadas a partir de 1860 ao longo da Ringstrasse.

Volksgarten

Mais adiante entramos no Volksgarten (Jardim do Povo), um enorme parque-jardim público que faz parte de Hofburg. É um dos lugares mais bonitos de Viena, com amplos espaços, flores diversas, árvores e muito verde. Vale destacar o Rosengarten, uma área com rosas lindas, cheia de cores e aromas.

Rathausplatz

Em seguida, ao sairmos dos jardins, vimos uma grande movimentação de pessoas. Caminhamos até lá e chegamos na Rathausplatz, uma das praças mais importantes da cidade e onde ocorrem os principais eventos culturais de Viena. Duas belas construções circundam esta praça: a Prefeitura Municipal (Rathaus), com seu estilo neogótico de 1872, e o Burgtheater, um dos mais importantes teatros de arte dramática da Europa.

Nesta época estava acontecendo o Film Festival 2019, um evento com filmes passando no telão da praça e diversos quiosques com comida e bebida de diversos países, ou seja, diversão e gastronomia para todos os gostos. Ficamos ali até voltarmos para o hotel.