Parque Rodó e Punta Carretas – Montevidéu

Uruguai - Montevideu - Parque Rodo

O Parque Rodó tem 43 hectares e é o mais famoso de Montevidéu. É um parque gratuito bem arborizado, com bancos estilizados, esculturas, lagos e sem portões.

2º dia: Ramblas, Parque Rodó, Punta Carretas e passeio de Bus Turistico

Amanheceu um dia lindo de sol em Montevidéu. Tomamos um café da manhã reforçado e fomos passear. Saímos do hotel, atravessamos a rua e começamos a caminhada pela Rambla República Argentina até o Parque Rodó. Ao entrarmos deparamos com uma escultura de Confúcio. Passamos por um lindo banco circular feito de mosaicos de ladrilhos, o Patio Andaluz, até chegarmos ao lago principal que estava em manutenção e por isso vazio e sem pedalinhos. Como boa parte do parque estava em manutenção não ficamos muito tempo. Caminhamos um pouco por suas pontes e ruelas e depois de passarmos pelo monumento a José Enrique Rodó, que dá nome ao parque, retornarmos para as Ramblas.

Parque Rodó

Saímos do parque e decidimos caminhar pela Rambla Presidente Wilson. Passamos pela Playa Ramírez, que fica em frente ao parque, e pelo Memorial del Holocausto del Pueblo Judio. Juliana ficou brincando nos diversos parquinhos das Ramblas enquanto caminhávamos pelas sombras das árvores. Depois de uma hora de caminhada chegamos ao Farol de Punta Carretas. Paramos numa loja de conveniência num posto de gasolina próximo para tomarmos um sorvete pois o calor estava insuportável.

Uruguai - Montevideu - Playa Ramirez
Playa Ramírez

Depois fomos ao Punta Carretas Shopping para almoçar. Depois de algumas voltas pelo shopping encontramos o restaurante El Fogón e decidimos almoçar nele. Excelente restaurante com atendimento de qualidade e comida de primeira, principalmente as carnes feitas na parrilha. Comemos entrecote com fritas que estava maravilhoso, sem falar na cerveja Patricia gelada.

Passeio de Bus Turístico

Como estava muito sol, depois do almoço resolvemos pegar o Bus Turístico para conhecermos os principais pontos turísticos de Montevidéu: Mercado del Porto, Plaza Independencia, Prefeitura, Palacio Legislativo, Mercado Agrícola, Parque del Prado, Jardim Botânico, Tres Cruces, Estádio Centenário, Pocitos, Punta Carretas e Parque Rodó. O passeio serviu para escolhermos os lugares para voltarmos no dia seguinte, já que o bilhete vale por 24 horas e pegamos o ônibus na última viagem do dia.

Uruguai - Montevideu - Passeio de Bus Turistico - Tres Cruces
Tres Cruces
Uruguai - Montevideu - Passeio de Bus Turistico - Estadio Centenario
Estádio Centenário

Soltamos do Bus Turistico no Parque Rodó e as meninas foram andar em alguns brinquedos. Andaram no trem-fantasma, que a Juliana foi de olho fechado o tempo todo, e num que girava subindo e descendo, que deixou a Juliana um pouco tonta. Depois fomos caminhando até o hotel. Neste dia não presenciamos o pôr do sol porque o tempo fechou e choveu muito, fazendo com que jantássemos e fôssemos descansar.

Parque Rodó

• Bus Turístico
    Ingresso: 800 pesos uruguaios
    O ingresso é válido por 24 horas.

• O Parque Rodó tem este nome em homenagem ao escritor e político uruguaio José Enrique Rodó.
  • Não faça câmbio em dólar no Brasil para ir ao Uruguai. Leve reais e troque nas casas de câmbio por lá. Há várias em Montevidéu em que não é cobrada taxa de câmbio, o que é uma boa economia em relação ao IOF cobrado no cartão de crédito. Na Avenida 18 de Julio, a principal da cidade, e próximo aos shoppings existem diversas casas de câmbio.
  • O serviço de táxi do Uber funciona muito bem em Montevidéu. Utilizamos algumas vezes no último dia sem problemas, inclusive para irmos ao aeroporto de madrugada.