Dunas de Marapé – Jequiá da Praia – Alagoas

Brasil - Alagoas - Jequia da Praia - Dunas de Marape

Dunas de Marapé é um paraíso ecológico formado entre a Praia de Duas Barras e o Rio Jequiá, e onde este rio, cercado por mangues, se encontra com o mar.

Dunas de Marapé – Jequiá da Praia

Este dia foi dedicado para conhecermos um lugar que, até então, não tínhamos ouvido falar: Dunas de Marapé. Saímos de Maceió relativamente cedo e no meio do trajeto, quando paramos na estrada para colocar combustível no carro, começou a chover bem forte mas, logo que retornamos para a estrada, a chuva de verão passou.

Dunas de Marapé – Rio Jequiá

Localizada a aproximadamente 66 km de Maceió, Dunas de Marapé é um complexo turístico localizado na Praia de Barra de Jequiá da Praia, no município de Jequiá da Praia, sendo que esta praia é considerada pela imprensa especializada como uma das dez praias mais lindas do Brasil.

Rio Jequiá

O manguezal que circunda toda a orla é um grande berçário natural com inúmeras espécies de peixes, crustáceos e moluscos.

Manguezal

O complexo turístico apresenta uma ótima infraestrutura, com uma pousada aconchegante além de diversas opções de lazer e diversão para todos os turistas.

Dunas de Marapé

Dunas de Marapé – Praia

Paramos debaixo de um coqueiral e estendemos nossas cangas. Ficamos ali por aproximadamente 3 horas, onde aproveitamos para fazer uma caminhada e relaxar. Bete até aproveitou para atravessar o rio nadando, chegando até a faixa de areia onde fica o complexo.

Marechal Deodoro

No caminho de volta para Maceió, decidimos parar em Marechal Deodoro, cidade histórica alagoana. Passamos pela Casa Museu Marechal Deodoro, casarão do século XVII onde nasceu Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, que possui um acervo de objetos da época em que o proclamador da República viveu na residência.

Brasil - Alagoas - Marechal Deodoro - Casa Museu Marechal Deodoro
Casa Museu Marechal Deodoro

Desde 2009, Marechal Deodoro é tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Seu conjunto arquitetônico e urbanístico encanta pelo seu casario e igrejas do Brasil colonial.

Brasil - Alagoas - Marechal Deodoro
Marechal Deodoro

Praia do Francês

Depois do passeio por Marechal Deodoro, retornamos à Praia do Francês, agora para passear pelo seu centrinho, já que no dia que pegamos praia aí não tinha dado tempo. Antes de retornarmos para Maceió, almoçamos no Parmegianno, restaurante casual que serve opções diversificadas de pratos clássicos repaginados.