Flutuação na Gruta do Mimoso – Bonito

Brasil - Mato Grosso do Sul - Bonito - Gruta do Mimoso

A Gruta do Mimoso é uma caverna parcialmente submersa, sendo considerada uma das cavernas mais lindas do mundo, devido à presença de formações rochosas únicas em seu interior.

Flutuação na Gruta do Mimoso

Nesse dia, nosso passeio estava programado para a parte da tarde e então resolvermos acordar um pouco mais tarde, já que a viagem no dia anterior tinha sido bem cansativa. Depois de um delicioso café da manhã, saímos do hotel e fomos até a H2O Agência para tirar algumas dúvidas dos passeios contratados.

Bio Park

Saindo de lá, pegamos a estrada e fomos até o Bio Park, localizado a 6,2 km de Bonito. Este lugar é um abrigo de fauna silvestre aberto à visitação, que alia conservação e educação ambiental. Como a visitação começaria um pouco mais tarde, resolvemos não fazer para não chegarmos atrasados ao passeio contratado para este dia.

Parque das Cachoeiras

Voltamos para estrada e fomos conhecer o Parque das Cachoeiras. Localizado a 17,4 km da cidade, neste lugar o visitante desfrutará de 1.700 metros de trilha entre a mata, onde vai conhecer uma nascente e 7 cachoeiras do rio Mimoso, na Serra da Bodoquena (MS). Tentamos entrar mas, como não tínhamos contratado o passeio com antecedência, não foi possível.

Nascente Azul

Voltamos novamente para a estrada e fomos até a Nascente Azul. Localizado a 33,7 km de Bonito, este lugar oferece: flutuação na nascente, museu subaquático, balneário e algumas atividades como tirolesa e pêndulo humano. Como passamos apenas para conhecer, tiramos algumas fotos e seguimos o caminho.

Gruta do Mimoso

Depois de conhecermos algumas atrações de Bonito, chegamos no lugar do nosso primeiro passeio contratado na cidade: a Gruta do Mimoso. Localizado a 29,7 km de Bonito, o lugar oferece uma estrutura muito boa. Nela, o visitante pode se preparar para o passeio e também recarregar as energias após a atividade. O tempo total do passeio é de cerca de 90 minutos, incluindo as orientações fora d’água.

Brasil - Mato Grosso do Sul - Bonito - Gruta do Mimoso

Gruta do Mimoso – Trilha

Depois de aguardarmos o restante da turma que faria o passeio, nos equipamos com máscara snorkel, lanterna, roupa de neoprene e colete salva-vidas. Depois disso, caminhamos por uma trilha de 300 metros contemplando a natureza local e recebendo mais orientações do guia. Chegamos na entrada da gruta e, com o apoio de uma escadaria de 78 degraus, pudemos contemplar toda a beleza do lugar.

Trilha até a Gruta do Mimoso

Gruta do Mimoso – Flutuação

Depois de mais algumas orientações, iniciamos a flutuação. Um detalhe importante é que quando chegamos o ambiente interno estava bem escuro. Então, o guia pegou algumas lanternas e arremessou no meio do lago, o que nos possibilitou ter uma linda visão da gruta.

Flutuar neste lago cristalino foi uma experiência única e incrível !!! O lago pode chegar a mais de 7 metros de profundidade, de acordo com a época do ano. A flutuação durou aproximadamente 60 minutos, onde ficamos contemplando as espetaculares formações rochosas submersas e pequenos peixes que ali vivem.

Depois do passeio, voltamos para a cidade e fomos almoçar no Pantanal Grill, restaurante com pratos tradicionais da gastronomia regional Sul-mato-grossense. Depois do almoço, retornamos para o hotel para descansar. À noite, saímos para jantar na Pizzaria Vênus, que serve deliciosas pizzas ao forno à lenha.