Fazenda San Francisco (Pantanal do Rio Miranda)

Brasil - Mato Grosso do Sul - Miranda - Fazenda San Francisco (Pantanal) - Tuiuiú

A Fazenda San Francisco possui uma grande variedade de fauna e flora, e apresenta o real funcionamento de uma fazenda: cultivo, produção e afazeres, caminhando juntos com a preocupação da conservação do meio ambiente.

Para visitar esta atração, tivemos que acordar muito cedo. Às 5:30 da manhã, depois de um café reforçado, saímos do hotel para pegar a estrada. Passamos pela MS-178, depois pela MS-339, essa em estado muito ruim, e por fim pela BR-262. Um relato importante: durante a viagem, quase batemos numa anta que tinha sido atropelada no meio da via, e foi um susto e tanto! Durante nossos deslocamentos, vimos alguns animais mortos pela via o que nos entristeceu muito, por isso que as autoridades devem ter um cuidado especial na construção de estradas em regiões deste tipo.

Fazenda San Francisco

Depois de aproximadamente 2 horas na estrada, chegamos na Fazenda San Francisco. Localizada a 146 km de Bonito, via cidade de Bodoquena, a Fazenda San Francisco Agro Ecoturismo Pousada e Passeios situa-se no Pantanal do Rio Miranda (MS). Possui uma grande variedade de fauna e flora, e apresenta o real funcionamento de uma fazenda: cultivo, produção e afazeres, caminhando juntos com a preocupação da conservação do meio ambiente.

Fazenda San Francisco – Safári Fotográfico

Como primeira atividade na fazenda, fomos realizar o Safari Fotográfico. Este passeio é realizado em confortáveis carros safári. Percorre estradas entre as reservas de matas nativas e Pantanal, campos de arroz irrigado e visita a invernadas de criação de gado da fazenda com objetivo de avistar e conhecer a fauna e flora do Pantanal, além das atividades produtivas da fazenda.

Neste passeio é possível observar a fauna pantaneira e ver animais como cervos, capivaras, jacarés e muitas aves como o tuiuiú (ave símbolo do Pantanal). Com sorte é possível avistar tamanduás, antas e até a majestosa onça pintada (não foi o nosso caso). A duração total deste passeio foi de aproximadamente 2:30 horas.

Brasil - Mato Grosso do Sul - Miranda - Fazenda San Francisco (Pantanal) - Cervo-do-pantanal
Cervo-do-pantanal
Brasil - Mato Grosso do Sul - Miranda - Fazenda San Francisco (Pantanal) - Jacaré-do-pantanal
Jacaré-do-pantanal

Trilha na mata do Rio Miranda

Durante o safári, caminhamos na Trilha do Carandá, trilha suspensa que sobrepõe a mata ciliar do Rio Miranda. Esta caminhada durou aproximadamente 20 minutos e foi possível visualizar o encontro das águas do Corixo São Domingos com o Rio Miranda. Diversas aves podem ser avistadas durante a trilha.

Brasil - Mato Grosso do Sul - Miranda - Fazenda San Francisco (Pantanal) - Trilha na mata do Rio Miranda

Depois retornamos para a casa da fazenda onde almoçamos uma deliciosa comida característica da culinária regional sul-mato-grossense. Antes do próximo passeio previsto, ficamos passeando ao redor da casa e aproveitando para tirar fotos dos animais que ali se encontravam.

Fazenda San Francisco – Passeio de Chalana

O Passeio de Chalana é realizado no Corixo São Domingos, que é um braço do Rio Miranda. Árvores como a figueira mata-pau, figueira branca, acuri, piúva, angico, além de diversos cipós, podem ser conhecidas. A duração total deste passeio foi de aproximadamente 2:30 horas.

Brasil - Mato Grosso do Sul - Miranda - Fazenda San Francisco (Pantanal) - Passeio de Chalana
Passeio de Chalana

Durante o passeio foi realizada uma pescaria artesanal de piranhas. Em alguns momentos, a guia atirou piranhas para gaviões e garças que acompanhavam nosso barco. Jacarés foram vistos bem de perto contornando o barco. Com sorte, ariranhas, lontras e até uma anta podem cruzar na frente do barco!

Brasil - Mato Grosso do Sul - Miranda - Fazenda San Francisco (Pantanal) - Biguas
Biguás

Neste passeio também é possível visualizar aves que vivem nas margens dos rios, como o martim pescador, biguás, garças, socós, gaviões e muitas outras aves.

Brasil - Mato Grosso do Sul - Miranda - Fazenda San Francisco (Pantanal) - Gavião-belo
Gavião-belo
Brasil - Mato Grosso do Sul - Miranda - Fazenda San Francisco (Pantanal) - Garça-moura
Garça-moura

Depois do passeio de chalana, retornamos para a casa da fazenda e, antes de retornarmos para Bonito, fizemos um lanche com iguarias da culinária pantaneira.

À noite, como estávamos cansados do dia intenso e bastante proveitoso, pedimos uma pizza na Pizzaria Vênus para entregar no hotel.

• Atividades na Fazenda San Francisco: Birding in Pantanal, Jaguar in Pantanal, Focagem Noturna, Safari Ecológico e vários outros passeios para observação de fauna e flora no Pantanal do Rio Miranda.
  • Existem também programas especiais como Turismo de Pesquisa Cientifica, com o projeto que estuda a onça-pintada, e o Programa de Educação Ambiental no Pantanal do Rio Miranda.
  • Você pode também se hospedar com opções para até 4 diárias com variados passeios e atividades de lazer na sede de pousada, como o complexo de piscina, tornando-se uma ótima opção para quem quer conhecer o Pantanal Sul com conforto e segurança.
  • O Pantanal é a maior área continental alagável do mundo. São aproximadamente 210.000 km2 espalhados por três países da América do Sul: Paraguai, Bolívia e Brasil, esta área equivale a 10 vezes o tamanho do Parque Everglades, nos EUA. A maior parte desta planície (aproximadamente 140.000km2) encontra-se em território brasileiro. Devido ao seu perfil geológico que proporciona um pulso de água o Pantanal possui duas estações bem distintas anualmente a seca e cheia. É considerado um dos locais mais ricos em biodiversidade no Mundo. Este ecossistema possui a maior densidade de vida silvestre das Américas, sendo comparado com as savanas da África.

• Fazenda San Francisco (day use com almoço)