Bálna Budapeste, Ponte da Liberdade e Rua Váci – Budapeste

Hungria - Budapeste - Ponte da Liberdade

A Rua Váci é uma das ruas mais importantes de Budapeste, de uso exclusivo de pedestres, e faz parte do coração turístico e comercial da cidade.

1º dia: Bálna Budapeste, Ponte da Liberdade e Rua Váci

Dia de deixarmos Viena. Saímos do hotel e fomos até a estação Praterstern. Lá pegamos um metrô até a estação Südtiroler Platz-Hauptbahnhof (6 estações, na direção Reumannplatz, linha U1 vermelha). Em seguida, passamos para a estação de trem Wien Hauptbahnhof, em Viena, onde pegamos um trem pela ÖBB para irmos até a estação Keleti Pályaudvar, em Budapeste. A viagem durou aproximadamente 2 horas e 30 minutos. Chegando em Budapeste, pegamos o metrô na estação de mesmo nome para irmos até a estação Kálvin tér (3 estações, na direção Kelenfoldi pályaudvar, linha M4 verde), e depois caminhamos por 50 metros até o nosso hotel.

Hungria - Budapeste - Estacao Keleti Palyaudvar
Estação Keleti Pályaudvar

Depois de despacharmos as malas, saímos do hotel e fomos caminhando pelas ruas estreitas e charmosas de Budapeste. A região próxima ao hotel é muito bem suprida de bares, restaurantes e mercados, o que a torna muito movimentada. Passamos pelo Grande Mercado Central mas estava fechado pois era domingo.

Chegamos na orla do Rio Danúbio, bem próximo ao Bálna Budapeste, um centro comercial, cultural, de entretenimento e lazer. Lembro do pessoal no bar bebendo e aproveitando para pegar um sol à beira do Danúbio.

Hungria - Budapeste - Balna Budapeste
Bálna Budapeste

Ponte da Liberdade

Em seguida, atravessamos a Ponte da Liberdade (Szabadság híd). Concluída em 1899, esta ponte é uma grande estrutura de ferro, pintada na cor verde, com 333 metros de extensão. Suas torres possuem no alto uma estátua de bronze do pássaro Turul, uma espécie de falcão, animal mais importante na mitologia húngara. No lado Buda da ponte, está o Hotel Gellért e, no lado Peste, encontra-se o Mercado Central.

Termas Gellért

Continuamos nossa caminhada passando pelas Termas Gellért, a mais famosa casa de banhos termais da cidade. Construída em 1918, situa-se dentro do hotel de mesmo nome, embora tenha entrada própria pela lateral. Achamos que não valia a pena perder nosso tempo conhecendo e não entramos.

Hungria - Budapeste - Termas Gellert
Hungria - Budapeste - Ponte da Liberdade
Ponte da Liberdade

Rua Váci

Depois fomos conhecer a Rua Váci (Váci utca), situada entre a Praça Vörösmarty e o Grande Mercado Central (Nagy Vásárcsarnok), paralela ao Danúbio. Esta rua faz parte do coração turístico e comercial da cidade. Aproveitamos para jantar no Ristorante & Pizzeria Colosseum, onde comemos uma deliciosa pizza acompanhada de um refrescante sorvete.

Hungria - Budapeste - Rua Vaci

Comércio na Rua Váci

Depois do jantar, demos a volta pelo quarteirão e retornamos pela orla do Rio Danúbio. As construções ao longo da orla são muito bem iluminadas, o que torna o visual muito bonito. Caminhamos até bem próximo ao nosso hotel e depois fomos descansar pois o dia seguinte seria longo.