Parlamento, Basílica de Santo Estevão e Rio Danúbio – Budapeste

Hungria - Budapeste - Navegacao no Rio Danubio

O Rio Danúbio é o segundo rio mais longo da Europa, passando por diversas capitais, como Viena e Budapeste, e constituindo a fronteira natural de dez nações.

3º dia: Parlamento, Basílica de Santo Estevão, Sinagoga e Rio Danúbio

Mais um dia se inicia em Budapeste e, para não perder o hábito, começamos o nosso dando uma passada pelo Grande Mercado Central (Nagy Vásárcsarnok). Este lugar é sempre uma boa pedida para um início de dia, onde as pessoas podem tomar o seu café da manhã e também recarregar suas mochilas para mais um dia de passeios pela cidade.

Parlamento Húngaro – Exterior

Nossa primeira atração deste dia foi decidida no final do dia anterior, quando entramos na internet e compramos os ingressos para visitar o Parlamento Húngaro (Országház). Quase não conseguimos visitá-lo, já que até então não tinham ingressos disponíveis para os dias em que estávamos na cidade. As vagas só ficaram disponíveis na noite anterior, e em grupos com guia em inglês ou húngaro, que nos fez escolher o inglês, é claro.

Como chegamos bem antes do horário da nossa visita, ficamos do lado de fora admirando a arquitetura deste grandioso edifício. Seu estilo neogótico é uma síntese da história de 1000 anos do Estado Húngaro. O prédio é ornamentado com torres e arcos brancos, onde 242 estátuas de monarcas húngaros e comandantes militares decoram as paredes exteriores. Suas dimensões são impressionantes: possui 691 salas, sua fachada tem 268 metros de comprimento, tem 118 metros de largura, tem uma cúpula de 96 metros de altura no centro, e sua estrutura é simétrica, com as duas alas absolutamente iguais.

Parlamento Húngaro – Interior

Depois de uma pequena fila para entrar, começamos a visita. A decoração interior é de uma riqueza inigualável: para as decorações douradas foi usada 40 quilos de folha de ouro de 22-23 quilates. Os afrescos, as esculturas e os vitrais foram obra dos melhores mestres da época.

Dentre os principais aposentos do edifício, vale citar os três principais. Primeiro, a magnífica Escadaria Principal com 96 degraus cobertos por um carpete vermelho e que leva até a Sala da Cúpula. Vale destacar suas oito colunas enormes de granito, sua decoração cuidadosa das paredes e seus afrescos monumentais.

Na Sala da Cúpula pode-se apreciar as joias da Coroa Húngara, o interior da cúpula e as diversas estátuas dos reis da Hungria. Em frente da escada principal está a de Santo Estevão, primeiro rei da Hungria. Uma vitrine abriga alguns dos seus pertences, dentre os quais se destacam a Coroa e o Cetro Real. Nesta sala é “quase” impossível tirar fotos, principalmente pelo tamanho do guarda que acompanha o grupo de visitantes.

Hungria - Budapeste - Parlamento - Sala da Cupula
Parlamento – Sala da Cúpula

A Antiga Câmara Alta é atualmente usada apenas para fins turísticos. Na ala sul está sua gêmea: a sala do Conselho dos Deputados. O mobiliário das duas salas da assembleia, também simétricas, com os inúmeros cinzeiros de charuto ao longo das paredes, reflete a atmosfera de elegância do século XIX.

Depois de aproximadamente 50 minutos de visitação, passamos por um pequeno museu, ainda dentro do Parlamento, e em seguida saímos para a rua. Ficamos na Praça Kossuth Lajos, que fica em frente ao Parlamento, tirando algumas fotos desta belíssima e imponente arquitetura.

Praça da Liberdade

Saímos do Parlamento e, após alguns minutos de caminhada, chegamos à Praça da Liberdade (Szabadság tér). Esta praça está marcada pela história turbulenta da Hungria, da queda do Império Austro-Húngaro ao comunismo, até o início de um novo regime em 1989. Nela estão dois grandes monumentos: o Memorial à Guerra Soviética e o Memorial às Vítimas da Invasão Alemã.

Hungria - Budapeste - Praca da Liberdade - Soviet War Memorial
Praça da Liberdade – Soviet War Memorial
Hungria - Budapeste - Praca da Liberdade - Memorial to the Victims of the German Invasion
Praça da Liberdade – Memorial to the Victims of the German Invasion

Basílica de Santo Estevão

Em seguida, chegamos à Basílica de Santo Estevão (Szent István Bazilika). Foi construída entre 1851 e 1905, na forma de uma cruz grega, e é o principal templo católico da Hungria. Na capela por detrás do santuário, conserva-se a relíquia mais importante da cristandade húngara: a mão direita mumificada do rei Estevão I da Hungria, primeiro rei da Hungria e fundador da igreja da Hungria.

Hungria - Budapeste - Basilica de Santo Estevao

Outros destaques da basílica são: o Domo e seus mosaicos, a Torre norte com o robusto sino de quase 10 toneladas, o Altar-mor com a estátua de Santo Estevão em tamanho real e os afrescos que mostram passagens da vida do santo, e a entrada principal que tem sobre ela a inscrição em latim cuja tradução é: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.

Basílica de Santo Estevão

Na saída, bem ao lado da basílica, paramos para tomar um sorvete na Gelarto Rosa, uma sorveteria artesanal que prepara o sorvete em forma artística de rosa. Continuando nossa caminhada pela cidade, passamos pela Ópera Estatal Húngara (Magyar Állami Operaház) que estava sendo restaurada e, por isso, sua fachada estava toda coberta com telas e andaimes.

Gelarto Rosa

Grande Sinagoga

Continuando nossa caminhada pela cidade, chegamos ao Bairro Judeu. Foi neste local que os judeus se abrigaram durante a Segunda Guerra Mundial. Um dos destaques deste bairro é a quantidade de grafites espalhados por suas construções, algumas ainda intactas, outras que se transformaram em ruínas e também as que se transformaram em bares e restaurantes. Como ainda não estávamos com fome, decidimos visitar mais um lugar histórico: a Sinagoga de Budapeste (Dohány utcai Zsinagóga).

Também conhecida como a Grande Sinagoga, ela é a maior da Europa e a segunda maior do mundo. Foi construída na segunda metade do século XIX em estilo mouro-bizantino, muito diferente das sinagogas tradicionais. Se assemelha muito à uma catedral cristã, e por isso foi muito criticada por judeus ortodoxos. Dentro da sinagoga, vários grupos estavam sentados, espalhados pelos bancos, recebendo explicações sobre o lugar em diferentes idiomas.

Na parte externa da Sinagoga, existe um jardim que foi transformado em cemitério durante a ocupação nazista, entre 1944 e 1945. Um gigantesca escultura de metal denominada de Árvore da Vida, serve de memorial aos 400 mil judeus húngaros mortos durante o Holocausto. A árvore representa um salgueiro-chorão e nas suas folhas estão impressos os nomes dos judeus húngaros vítimas deste acontecimento triste da história.

Hungria - Budapeste - Sinagoga
Sinagoga – Cemitério
Sinagoga – Árvore da Vida

Bairro Judeu

Depois da visita à Sinagoga, ainda no Bairro Judeu, retornamos ao Gozsdu-udvar para almoçar. Este lugar é um dos centros de desenvolvimento mais dinâmico de Budapeste, um ponto de encontro que conecta entretenimento, gastronomia e cultura. Entramos no 2 Spaghi onde montamos um prato com massa e molho, pagando pelo tipo de massa e peso do prato.

Praça Elizabeth

Depois do almoço, continuamos nossa caminhada até chegarmos na Praça Elizabeth (Erzsébet tér), onde se encontra a Budapest Eye, uma roda gigante que proporciona uma bela vista panorâmica da cidade. Em seguida, pegamos o metrô para voltarmos ao hotel.

Hungria - Budapeste - Praca Vorosmart
Hungria - Budapeste - Praca Elizabeth - Budapest Eye
Praça Elizabeth – Budapest Eye

Orla do Rio Danúbio

Depois de um descanso no hotel, saímos para fazer um coisa que ainda não tínhamos feito nessa viagem: navegar no Rio Danúbio. Como já tínhamos conhecido bem a cidade andando por suas ruas, achamos interessante conhecê-la também por um outro ângulo, já sabendo que Budapeste é linda iluminada à noite. Como já tínhamos comprado os ingressos no dia anterior, chegamos ao píer com calma e ficamos aguardando a saída para o passeio.

Navegação no Rio Danúbio

O passeio durou aproximadamente uma hora e não nos decepcionou. Apesar de ter chuviscado um pouco, o passeio foi bem proveitoso e ver a orla de Budapeste toda iluminada é realmente recompensador, com destaque para suas principais atrações: as Pontes, o Parlamento, o Castelo de Buda e o Bastião dos Pescadores.

Ao final do passeio, tomamos nosso drink cortesia e depois retornamos para o hotel da forma que mais gostamos, caminhando pelas ruas da cidade. Passamos pela Rua Váci (Váci utca) e paramos novamente no pub Púder Bárszínház para fecharmos este dia com chave de ouro e com uma boa comida.