Citadella e Grande Mercado Central – Budapeste

Hungria - Budapeste - Great Market Hall

No local do Grande Mercado Central, antigamente funcionava um mercado para vender ou comprar mercadorias vindas por via fluvial pelo Rio Danúbio.

5º dia: Citadella e Grande Mercado Central

Para nosso último dia em Budapeste, deixamos as atrações mais próximas do hotel. Depois do café da manhã, caminhamos até a orla do Rio Danúbio e atravessamos a Ponte da Liberdade (Szabadság híd), de onde se tem uma bela visão do Monte de São Gerardo (Gellért-hegy) e da Igreja na Pedra (Gellérthegyi Barlang) na sua encosta. Chegando do outro lado da ponte, antes de subirmos o monte, paramos num pequeno mirante onde tem a Estátua do Rei Santo Estevão, primeiro rei da Hungria.

Hungria - Budapeste - Ponte da Liberdade
Estátua do Rei Santo Estevão e Ponte da Liberdade

Em seguida, procuramos a trilha para subida do monte, que fica bem próxima a um parquinho para crianças. No caminho de subida, por sinal bem íngreme, existem diversos mirantes de onde se tem uma bela vista da cidade.

Citadella

Depois de alguns minutos de caminhada, chegamos ao topo do monte que é dominado pela Citadella, uma fortaleza construída pelos reis da Casa dos Habsburgos. O principal objetivo desta construção era controlar os húngaros que se sublevaram contra o seu poder em 1848.

Hungria - Budapeste - Citadella - Fortaleza de Habsburgo
Citadella – Fortaleza de Habsburgo

No alto do monte, visível de qualquer ponto da cidade, ergue-se a Estátua da Liberdade, uma figura feminina com um ramo de palmeira na mão. Ironia da história, a estátua foi erguida em 1947 em honra do exército soviético que libertou o país do domínio fascista, as mesmas tropas soviéticas que permaneceriam na Hungria até 1989.

Hungria - Budapeste - Citadella - Estatua da Liberdade
Citadella – Estátua da Liberdade

Começamos a descida, pelo lado oposto ao que subimos, e o cenário é bem parecido: muito verde, muitos monumentos e uma bela vista da cidade. De frente para a Ponte Elisabeth e acima de uma cascata, está o monumento de São Gerardo com uma cruz na mão. Vale lembrar que passamos por ele na descida.

Atravessamos a Ponte Elisabeth (Erzsébet híd) e fomos direto para a Rua Váci (Váci utca) fazer as últimas compras. Aproveitamos também para tomar um sorvetinho pois o dia estava quente. Em seguida, fomos para a última atração da viagem, o Grande Mercado Central (Nagy Vásárcsarnok). Apesar de passarmos por ele praticamente todos os dias, deixamos para andar por seus corredores com mais calma neste dia.

Seu exterior e interior são igualmente deslumbrantes. Por fora, pudemos admirar as paredes de tijolo amarelo e vermelho e o telhado colorido em cerâmica. Por dentro, vimos um mercado colorido e pulsante com todos os produtos típicos húngaros, como o famoso patê do fígado de ganso.

Grande Mercado Central

Primeiro fomos ao segundo andar onde tem várias lojinhas de souvenirs. Encontramos uma vendedora local que falava português que nos conquistou e acabamos comprando várias coisas na sua loja. Depois fomos ao térreo, que já conhecíamos bem, onde aproveitamos para almoçar uma comida típica, o Lángus, uma espécie de massa de pizza frita coberta com queijo ou legumes. E foi assim que nos despedimos de Budapeste, esta linda cidade cheia de encantos e que deixará saudades.