Castelo de Buda, Igreja de Matias e Bastião dos Pescadores – Budapeste

Hungria - Budapeste - Rio Danubio - Castelo de Buda

O Castelo de Buda é um símbolo da cidade de Budapeste e é conhecido também como Palácio Real, já que antigamente foi a residência dos reis da Hungria.

2º dia: Castelo de Buda, Igreja de Matias e Bastião dos Pescadores

Saímos do hotel bem cedo já que tínhamos muitas atrações para visitar. A ideia era darmos a volta no Rio Danúbio, dos lados Buda e Peste, passando pelas atrações que ali se encontram. Começamos o dia passando pelo Grande Mercado Central (Nagy Vásárcsarnok) onde as pessoas locais já estavam fazendo suas compras e os turistas começando seu tour pela cidade.

Hungria - Budapeste - Great Market Hall
Grande Mercado Central

Em seguida, começamos nossa caminhada pela orla do Rio Danúbio. O visual é bem bacana pois pudemos ver diversas atrações da cidade e belíssimas construções ao longo da orla. Atravessamos a Ponte das Correntes (Széchenyi Lánchíd híd), que liga Buda e Peste, onde o visual do Parlamento Húngaro (Országház) é belíssimo.

Castelo de Buda

Enfim, chegamos na primeira atração do dia: o Castelo de Buda (Budavári Palota). O funicular que leva ao castelo (Budavári Sikló) foi construído em 1870 e oferece uma bela visão da cidade. Como neste dia o funicular não estava funcionando, subimos a pé pela ladeira que fica do lado esquerdo dele. Não perdemos muita coisa, pois o visual do caminho também rende uma linda visão panorâmica de Budapeste.

Castelo de Buda – Arredores do Palácio Real

Chegamos no topo da Colina do Castelo, em Buda. Atualmente, o Castelo de Buda abriga a Biblioteca Széchenyi, a Galeria Nacional Húngara e o Museu de História de Budapeste. Neste dia, a visita ao interior do castelo não era permitida e então ficamos passeando do lado de fora. A arquitetura das construções e a grandiosidade dos monumentos impressionam quem visita o complexo.

Destacamos neste tour externo a fachada da Galeria Nacional com o monumento equestre do Príncipe Eugénio de Saboia, a entrada do Museu de História representando a Guerra e a Paz, o Pátio dos Leões, a Fonte de Matias (Mátyás-kút) e o mitológico Turul no alto sobre o Danúbio. Em certo momento, em frente ao Palácio do Governo, a guarda do castelo realizou a cerimônia da Troca da Guarda. Não esquecendo que um dos principais atrativos da visita é a impressionante vista panorâmica de Budapeste.

Distrito do Castelo de Buda

Na saída do castelo, passamos pela Casa de Houdini (Houdini Museum), um museu e local de espetáculos localizado bem próximo ao Castelo de Buda. Este museu abriga a única coleção de artefatos originais do ilusionista húngaro Harry Houdini.

Mais adiante, chegamos no coração do Distrito do Castelo de Buda. Ali estão duas grandes atrações da cidade: a Igreja de Matias e o Bastião dos Pescadores. Logo que chegamos, fomos direto na bilheteria, que estava com uma fila grande, e compramos um ingresso combo que dava direito às duas atrações.

Igreja de Matias

Primeiro fomos visitar a Igreja de Matias (Mátyás-templom), uma igreja católica de estilo originalmente românico, erguida no século XIII, que foi gradualmente ampliada com elementos góticos. Depois de uma reconstrução barroca no século XVIII, a igreja foi renovada em estilo neogótico para o milênio.

A igreja foi palco de casamentos e coroações reais, sendo uma das mais importantes a coroação de Carlos IV, o último rei da dinastia dos Habsburgo, em 1916. O interior da igreja, com suas paredes de enfeites coloridos, afrescos, esculturas e vitrais, oferece uma lembrança inesquecível para quem a visita. Castelo de Buda, Igreja de Matias e Bastião dos Pescadores – Budapeste. Vale citar que nela estão as tumbas de Bela III e sua esposa Ana de Châtillon.

Bastião dos Pescadores

Saímos da Igreja de Matias e fomos direto para o Bastião dos Pescadores (Halászbástya). No caminho, encontra-se um lindo monumento equestre do Rei Santo Estevão, fundador da nação. Este terraço, em estilo neogótico e neo-românico, foi projetado e construído entre 1895 e 1902 e suas sete torres homenageiam as sete tribos fundadoras da Hungria.

Hungria - Budapeste - Bastiao dos Pescadores

Ao caminhar pelas torres do Bastião, pudemos desfrutar das vistas mais pitorescas de Peste, do Parlamento, da Ilha Margarida, da Ponte das Correntes e dos palácios à beira do Rio Danúbio.

Hungria - Budapeste - Vista Bastiao dos Pescadores
Vista Bastião dos Pescadores

Depois de visitarmos estas duas belíssimas atrações de Budapeste, paramos no Memories of Hungary para um almoço rápido. Em seguida, após nos deliciarmos com comida típica e cerveja da melhor qualidade, descemos para a orla do Danúbio para continuarmos nosso passeio pela cidade.

Hungria - Budapeste - Bastiao dos Pescadores
Bastião dos Pescadores

Ilha Margarida

Após um tempo caminhando pela orla do rio Danúbio, do lado Buda, entramos na Ponte Margarida (Margit híd) para atravessarmos de volta para o lado Peste. Esta ponte de 3 vias dá acesso à Ilha Margarida (Margit-Sziget), um grande parque que oferece zonas de lazer e relaxamento. Fomos até lá e ficamos por um bom tempo se refrescando na Fonte da Música, uma fonte na qual, no verão, se pode ver um espetáculo de luz e som, num verdadeiro balé das águas.

Parlamento e Monumentos dos Sapatos

Retornamos para a Ponte Margarida até chegarmos do lado de Peste, do outro lado do rio Danúbio. Mais alguns metros e passamos em frente ao Parlamento Húngaro, o terceiro maior parlamento do mundo, depois do da Romênia e da Argentina. Como já era fim de tarde, deixamos para visitá-lo num outro dia.

A poucos passos do Parlamento Húngaro está o monumento Sapatos à Beira do Danúbio (Cipők a Duna parton), em memória das vítimas do Holocausto. Ao longo do rio foram colocados 60 pares de esculturas de sapatos de vários tipos em ferro fundido, simbolizando a triste época na qual adultos e crianças tinham que tirar os calçados antes de serem fuzilados e atirados ao rio, naquele mesmo lugar. Um momento realmente emocionante e de reflexão onde as pessoas paravam por um tempo, umas para colocar flores dentro dos sapatos e outras para ficar ali por alguns poucos minutos em silêncio.

Depois de um dia de muita caminhada, à noite saímos para jantar perto do hotel. Andamos por alguns metros e, na mesma calçada, paramos no Púder Bárszínház, um pub muito bacana de comida típica e que tem seu interior decorado de maneira bem exótica e singular.