Centro Histórico e Castelo de Devín – Bratislava

Eslovaquia - Bratislava - Castelo de Devin

O Castelo de Devín mostra os mais antigos traços de assentamento eslavo da Eslováquia, do século IX. Seus restos são agora um símbolo nacional eslovaco e apresentam vistas panorâmicas deslumbrantes.

5º dia: Eslováquia – Bratislava (Centro Histórico e Castelo de Devín)

Este dia foi programado para conhecermos um outro país: a Eslováquia. Primeiro fomos de metrô da estação Praterstern até a estação Südtiroler Platz-Hauptbahnhof (6 estações, na direção Reumannplatz, linha U1 vermelha). Chegando lá, passamos para a estação Wien Hauptbahnhof onde pegamos um trem da ÖBB, ainda em Viena, para irmos até a estação Bratislava Hlavná Stanica, em Bratislava, capital da Eslováquia. A viagem durou aproximadamente uma hora e dez minutos.

Austria - Viena - Estacao Wien Hauptbahnhof
Viena – Estação Wien Hauptbahnhof

Palácio de Grassalkovich

Como a estação de trem fica um pouco distante do centro histórico, compramos um mapa e fomos caminhando. Até chegarmos lá, passamos pelo Palácio de Grassalkovich (Grasalkovičov palác), também conhecido como Palácio Presidencial, que é a residência do Presidente da Eslováquia. Enquanto tirávamos fotos do lugar, começou uma troca de guarda no pátio do palácio.

Eslovaquia - Bratislava - Palacio de Grassalkovich

Depois de mais alguns minutos de caminhada, chegamos na pequena Praça Zupné (Župné námestie) onde situam-se duas belas construções. A Igreja de Santo Estevão, o Rei (Kostol sv. Stefana), uma igreja românica tardia que representa a relíquia arquitetônica mais antiga da cidade, sendo mencionada em documentos pela primeira vez em 1429. Na mesma praça, também encontra-se a Igreja da Trindade (Kostol trinitárov), nome completo Igreja de São João de Matha e São Félix de Valois, uma igreja de estilo barroco.

Eslovaquia - Bratislava - Kostol sv. Stefana (Church of St Stephen the King)
Igreja de Santo Estevão, o Rei

Nesta praça, um serviço de city tour é oferecido onde um trenzinho leva as pessoas pelas principais atrações da cidade. Como preferimos caminhar, não fizemos. Bem próximo dali está o Portão de São Miguel, que foi um dos 4 portões de entrada de uma grande muralha que não existe mais.

Eslovaquia - Bratislava - Centro Historico
Centro Histórico

Em seguida, descemos uma escadaria para conhecer o Centro Histórico. Depois de passearmos pelas ruas estreitas e adentrarmos algumas lojas de souvenirs, chegamos na Catedral de São Martinho (Katedrála svätého Martina). Esta é a maior e uma das mais antigas igrejas de Bratislava. Foi projetada em estilo gótico e entre 1563 e 1830 serviu como palco de coroação dos reis húngaros.

Eslovaquia - Bratislava - St. Martin's Cathedral
Catedral de São Martinho

Próximo dali está o Memorial do Holocausto, construído no local da antiga Sinagoga de Neolog, demolida em 1969. O monumento foi erguido em 1996 para comemorar as 105.000 vítimas do Holocausto da Eslováquia.

Eslovaquia - Bratislava - Pamataj Jewish Memorial Monument
Memorial do Holocausto

Castelo de Bratislava

Depois fomos até a principal atração da cidade. O Castelo de Bratislava (Bratislavský hrad), o mais importante do país, possui quatro torres sendo que a mais antiga foi construída no século XIII. Dentro do prédio fica o Museu Nacional Eslovaco, um dos museus mais importantes do país, onde é possível ver exposições sobre história e música eslovaca.

Mas o que mais impressiona no castelo é a vista que ele proporciona. Dele podemos ver toda a cidade, com destaque para a Ponte SNP (UFO) e a Cidade Velha, bem como as fronteiras com a Áustria e Hungria.

Eslovaquia - Bratislava
Vista do Castelo de Bratislava

Centro Histórico

Retornamos para a parte baixa do Centro Histórico e, caminhando por suas charmosas ruas estreitas, passamos pela escultura de bronze chamada Man at Work (Čumil, que significa “vigia”). Esta famosa escultura, muito fotografada por turistas, é também conhecida pelo nome de “Observador”. No cruzamento das ruas Laurinská e Panská, o observador, com um sorriso maroto no rosto, espreita a cabeça por baixo de uma tampa de bueiro na Cidade Velha.

Eslovaquia - Bratislava - Man At Work
Man At Work

Chegamos na Praça Hlavné (Hlavné Námestie), a principal praça de Bratislava que está localizada no centro da Cidade Velha. Ali é possível constatar a bela arquitetura da cidade em prédios antigos, cafés, restaurantes e lojas de souvenirs. Como destaque desta praça, vale citar a Fonte Roland, um chafariz construído em 1572, a Old Town Hall, a antiga prefeitura da cidade, e a estátua do soldado de Napoleão debruçado em um banco.

Eslovaquia - Bratislava - Hlavné Námestie (Praça Principal)
Hlavné Námestie

Passamos pelo Teatro Nacional Eslovaco (Slovenské národné divadlo) e, em seguida, caminhamos pela Praça Hviezdoslavovo, com seu lindo calçadão arborizado. Nesta praça encontram-se diversas estátuas, o Monumento a Pavol Országh Hviezdoslav com uma fonte e alguns prédios de embaixadas, como a dos EUA e da República Tcheca.

Eslovaquia - Bratislava - Slovak National Theatre
Teatro Nacional Eslovaco
Eslovaquia - Bratislava - Praca Hviezdoslavovo
Praça Hviezdoslavovo

Caminhamos até alcançarmos o Rio Danúbio e depois voltamos para almoçar num dos seus diversos restaurantes e bares. Escolhemos o 17’s Bar, por ser um típico pub com deliciosos sanduíches e por estar num lugar muito agradável para descansar.

Eslovaquia - Bratislava - Rio Danubio
Rio Danúbio
Eslovaquia - Bratislava - 17s Bar
Bratislava – 17’s Bar

Castelo de Devín

Depois do almoço fomos conhecer outra atração da cidade: o Castelo de Devín (Devínsky hrad). Pegamos um ônibus da linha N29 que passava pela auto-pista do terminal rodoviário Ponte SNP (Most SNP). Dali até o ponto próximo ao castelo foram 18 paradas, viagem que levou aproximadamente 1 hora. Ao descermos do ônibus, andamos aproximadamente 10 minutos até chegarmos no castelo.

Castelo de Devín – Divisa entre Eslováquia e Áustria

Situado no encontro dos rios Danúbio e Morava, na fronteira com a Áustria, este imponente castelo, já foi uma fortaleza muito importante na região. Como ele se encontra em um local estratégico, durante muito tempo todos os navios que passavam por aqui tinham que pagar um pedágio.

Castelo de Devín

Depois de comprarmos os ingressos, fizemos a primeira etapa da subida chegando na parte central do castelo. Aqui encontra-se uma das partes bem mais preservadas, como as partes de uma coluna de um prédio no estilo romano, descobertas por arqueólogos em 1930.

Castelo de Devín – Ruínas do Castelo

Lá de cima do castelo a vista é incrível. Pudemos ver o encontro das águas dos rios Danúbio e Morava, todo o complexo visto de cima, inclusive a Torre da Virgem (torre vigia do castelo) e a imensidão da divisa entre os dois países.

Rio Danúbio e Ponte SNP

Voltamos para o Centro Histórico de Bratislava pegando o mesmo ônibus que fomos numa parada do outro lado da rua em que descemos. Nas paradas tem os horários dos ônibus que ali passam, o que facilita muito a vida do usuário. Descemos na Ponte SNP e pudemos admirá-la com calma, bem como sua atração principal, o UFO, uma torre de observação de 95 metros de altura em formato de disco voador.

Eslovaquia - Bratislava - Ponte SNP e UFO
Ponte SNP e UFO

No caminho de volta, subimos a Praça Hviezdoslavovo onde nos divertimos vendo os adultos jogando xadrez gigante e as crianças brincando com as bolinhas de sabão. Fizemos praticamente o mesmo caminho até a estação onde pegamos o trem para retornarmos à Viena.