Cerro de Monserrate, Plaza de Toros e Planetário – Bogotá

Colombia - Bogota - Cerro Monserrate

O Cerro de Monserrate é uma das principais atrações de Bogotá e lá do alto tem-se uma bela visão panorâmica da cidade. As outras atrações deste post, a Plaza de Toros, o Planetário e o Parque La Independencia são muito próximos uns dos outros.

1º dia: Cerro de Monserrate, Plaza de Toros, Planetário e Parque La Independencia

Chegamos cedo em Bogotá e, depois de deixarmos as malas no hotel, saímos para conhecer a cidade. Ficamos perto de um centro financeiro e, como estava na hora do almoço, paramos num McDonalds para comer. Depois do rápido almoço, pegamos um táxi na rua do hotel e fomos conhecer o Cerro de Monserrate. Pode-se subir ao morro pelo caminho peatonal, por teleférico ou por funicular. No dia em que visitamos o teleférico estava em manutenção e então resolvemos subir no funicular.

Cerro de Monserrate

Depois da rápida subida, aproximadamente 5 minutos, chegamos no alto do morro. Começamos seguindo o caminho da Via Crúcis, que são 14 esculturas representando os Passos da Paixão de Cristo. Ao longo do caminho pudemos desfrutar da bela paisagem ao redor composta pela exuberante vegetação andina. No final do caminho, chegamos na base do Santuário, de onde desfrutamos de uma bela vista panorâmica de Bogotá.

Colombia - Bogota - Vista Cerro Monserrate
Vista Cerro de Monserrate

Em seguida, visitamos o Santuário do Senhor Caído de Monserrate, fundado em 1640. Nele destacam-se os belíssimos vitrais e a imagem do “Santo Cristo Caído aos Açoites e Cravados na Cruz” no fundo do templo. Saindo do santuário, do lado esquerdo, há uma feirinha de artesanato com produtos bem típicos da região.

Cerro de Monserrate
Colombia - Bogota - Cerro Monserrate - Basilica Santuario do Senhor Caido de Monserrate
Basílica Santuário do Senhor Caído de Monserrate

Depois de visitarmos tudo e de tirarmos fotos da vista panorâmica de Bogotá, aproveitamos para fazer um lanche num dos dois restaurantes do lugar. Fomos na Casa Santa Clara onde pedimos café, pães e doces que estavam deliciosos.

Cerro Monserrate

Descemos do Cerro de Monserrate e tivemos o primeiro contratempo na cidade: pegamos um táxi e ao chegarmos perto do hotel pedimos para descer. O taxista pegou nossa nota e trocou dizendo que demos outra. Mas ele se deu mal pois pedimos a nossa nota de volta e trocamos num vendedor ambulante para pagar o táxi. Muito cuidado com essa malandragem de alguns taxistas da cidade !!!

Planetário de Bogotá

Depois disso, fomos conhecer algumas atrações próximas ao hotel. Primeiro fomos até o Planetário de Bogotá, um centro cultural e planetário localizado dentro da Parque La Independencia por onde passeamos depois da visita. O Planetário contém não apenas o teatro de estrelas, mas também uma biblioteca pública, um auditório de conferência e, mais recente, o Museu Espacial, que consiste em cinco salas interativas.

Colombia - Bogota - Planetario
Planetário
Colombia - Bogota - Parque La Independencia
Parque La Independencia

Já no retorno para o hotel, passamos pela Plaza de Touros La Santamaría. Esta praça é uma herança espanhola que é usada para touradas, shows e outras atividades culturais. Preferimos não entrar e ficamos apenas admirando sua imponente arquitetura.

Colombia - Bogota - Plaza de Toros
Plaza de Toros La Santamaría

Como chegamos de viagem e logo fomos passear, à noite resolvemos ficar no hotel onde jantamos no seu excelente restaurante e fomos descansar cedo.