Plaza de Bolívar e Museo del Oro – Bogotá

Colombia - Bogota - Plaza de Bolivar - Catedral Primada

O Museo del Oro de Bogotá é considerado um dos maiores museus do ouro do mundo. A Plaza de Bolívar está localizada no coração da área histórica da cidade e abriga uma estátua de Simón Bolívar.


2º dia: Museo del Oro, Centro Histórico e Plaza de Bolívar

Neste dia fomos conhecer o Centro Histórico de Bogotá. Pegamos um táxi no hotel e resolvemos descer um pouco antes do previsto devido ao trânsito que estava muito engarrafado. Andamos aproximadamente umas duas quadras e chegamos ao Museo del Oro. Seu acervo é constituído de trabalhos pré-colombianos que utilizam como matéria-prima fundamental o ouro da região.

Colombia - Bogota - Museo del Oro
Museo del Oro

Museo del Oro

O museu, criado em 1939 pelo Banco da República, reúne cerca de 34 mil peças de ourivesaria e 20 mil de objetos líticos, cerâmicas, têxteis e pedras preciosas pertencentes às culturas Quimbaya, Calima, Tayrona, Sinú, Muisca, Tolima, Tumaco e Malagana, entre outros. É muito bem organizado e conta com 5 salas de exposições permanentes:

  • Sala El Trabajo de los Metales – Exposição dedicada a descrever as técnicas de mineração e manufatura da metalúrgica antiga;
  • Sala La Gente  y el Oro en la Colombia Prehispánica – Exposição dedicada a conhecer o uso e o contexto dos metais dentro da organização politica e religiosa;
  • Sala Cosmología y Simbolismo – Explora os temas misticos, o xamanismo e a simbologia dos metais;
  • Sala La Ofrenda – Espaço dedicado à interação do visitante com o mundo das cerimonias e oferendas;
  • Sala El Exploratorio – promove interatividade e reflexão sobre a diversidade e importância do patrimônio preservado pelo Museu.
Colombia - Bogota - Museo del Oro
Colombia - Bogota - Museo del Oro
Colombia - Bogota - Museo del Oro
Museo del Oro

A visita às 5 salas pode ser feita de maneira independente e não cronológica. Nós fizemos desta forma e sem o áudio guia. O museu possui uma sala de documentação e empréstimo de material didático para escolas e universidades, apresentação de vídeos e visitas guiadas. Como todo bom museu, no final encontra-se uma lojinha onde você encontrará diferentes formas de levar uma lembrança da visita como livros, lápis e borrachas, gravatas e lenços de seda italiana, copos e livros de marca-colombiana com belos desenhos, etc.

Colombia - Bogota - Museo del Oro
Colombia - Bogota - Museo del Oro
Colombia - Bogota - Museo del Oro
Museo del Oro

Centro Histórico

Saímos do museu e fomos conhecer um pouco mais do Centro Histórico. Viemos pela Calle 16 até chegarmos na Iglesia de San Francisco, que é um templo religioso de culto católico. Depois subimos a Carrera 7 observando as diversas atrações que ali se encontravam. Além dos diversos camelôs vendendo de tudo, artistas de rua faziam suas performances, onde vale destacar os soldados inimigos de “Guerra nas Estrelas” e o “Predador”.

Colombia - Bogota - Iglesia de San Francisco
Iglesia de San Francisco

Plaza de Bolívar

Chegamos na Plaza de Bolívar, a principal praça da capital colombiana. Foi inicialmente chamada de Plaza Mayor, até 1821, e depois de Plaza de la Constitución. O primeira construção da praça, uma catedral primitiva, foi construída em 1539, um ano após a fundação da capital colombiana.

Colombia - Bogota - Plaza de Bolivar - Palacio de Justica e Catedral Primada
Palácio de Justiça e Catedral Primada
Colombia - Bogota - Plaza de Bolivar - Palacio de Justica
Palácio de Justiça

A praça é cercada por edifícios históricos: o Palácio da Justiça e o Capitólio Nacional fazem as fronteiras norte e sul, respectivamente. A Catedral Primada de Bogotá e o Palácio Liévano, sede da prefeitura de Bogotá, estão situados no lado leste e oeste, respectivamente.

Colombia - Bogota - Plaza de Bolivar - Capitolio Nacional
Capitólio Nacional
Colombia - Bogota - Plaza de Bolivar - Capitolio Nacional
Capitólio Nacional
Colombia - Bogota - Plaza de Bolivar - Palacio CardenalicioColombia - Bogota - Plaza de Bolivar - Palacio Cardenalicio
Palácio Cardenalício

Neste dia tivemos nosso segundo contratempo na cidade: ao entrarmos na Calle 11 em direção ao Museo Botero, Bete e Juliana pararam numa lojinha de chocolate enquanto eu continuava tirando minhas fotos. Ao retornar, encontrei a Bete chorando pois tinham furtado o celular dela na fila da loja. Chamamos um policial, que foi atencioso, mas que não pôde fazer muita coisa. Ele nos alertou que ali é uma região muito frequentada por “trombadinhas” e “delinquentes” e que era bom ficar atento.

Colombia - Bogota - Centro Historico - Calle 11
Centro Histórico – Calle 11

Depois deste incidente, voltamos para o hotel para fazer algumas tentativas de reaver o celular mas tudo foi em vão. Ficamos no hotel à noite para jantar e tentar esquecer o ocorrido já que tínhamos mais um dia na cidade para aproveitar.


Veja também:


Dicas e informações

Serviços

  • Museo del Oro
    Ingresso: COP 4.000 pesos colombianos
    Site Oficial

Informações

  • O Museo del Oro é considerado Patrimônio Histórico e Arqueológico Colombiano e o museu do ouro mais importante do mundo. Iniciou com um acervo de apenas 1400 peças e atualmente possui mais de 54.000 objetos.
  • Visitar o Museu do Ouro foi uma das experiências mais gratificantes de nossa visita na cidade.
  • Durante o período colonial espanhol, a Plaza de Bolívar foi palco de atos de circo, mercados públicos e touradas. É a principal atração turística em La Candelaria de Bogotá e no local acontecem várias manifestações e protestos.

Links úteis

Deixe seu comentário / Peça uma dica