Park Guell, Casa Batlló e La Pedrera – Barcelona

Espanha - Barcelona - Park Guell - Escala Monumental e Sala Hipostila

Park Guell é um grande parque urbano, com elementos arquitetônicos, situado na vertente virada para o Mar Mediterrâneo do Monte Carmelo. Construído entre 1900 e 1914, foi concebido Antoni Gaudí, arquiteto renomado do modernismo catalão, por encomenda do empresário Eusebi Güell.

4º dia: Park Guell, La Boqueria, Casa Batló e La Pedrera

Começamos este dia conhecendo mais uma obra-prima de Gaudí: o Park Guell. Pegamos o metrô na estação Sagrada Familia e descemos na estação Lesseps. Saímos do metrô e entramos na Baixada de la Gloria. Esta é uma ladeira bem íngreme que quando se aproxima do parque tem vários níveis de escada rolante.

Park Güell

Entramos pela lateral do parque e fomos caminhando até a entrada principal, onde destacam-se os dois pavilhões, La Casa del Guarda e a Consergeria. Logo em frente temos a Escala Monumental, que são três lances de escadas revestidas com trencadís onde se destaca a fonte em forma de réptil multicolorido conhecido como El Drac. Acima está a Sala Hipòstila que é formada por 86 colunas dóricas de cerca de 6 metros de altura.

Espanha - Barcelona - Park Guell - La Casa del Guarda e Consergeria
Park Güell – La Casa del Guarda e Consergeria
Espanha - Barcelona - Park Guell - Escala Monumental
Park Güell – Escala Monumental

Continuamos desvendando este magnífico parque indo até a Plaça de la Natura, situada sobre a Sala Hipòstila. Esta é uma praça oval cercada por um banco ondulante com cerca de 150 metros de comprimento revestido com trencadís e que na parte externa, junto ao friso, existem gárgulas em forma de cabeça de leão. Ali sentamos e ficamos apreciando a bela vista do Mar Mediterrâneo.

Espanha - Barcelona - Park Guell - Placa de la Natura
Park Güell – Plaça de la Natura

Descemos da praça e passamos pelo Pórtic de la Bugadera, um pórtico em que as paredes e o teto tem o formato do interior de uma interminável onda. Muito interessante !!! Passamos de novo na entrada principal para visitarmos a La Casa del Guarda, atualmente parte do Museu de História de Barcelona, e a Consergeria, onde fizemos umas comprinhas. Ambos os pavilhões são do mais puro estilo gaudíniano. Ainda passeamos mais um pouco pelas trilhas e pontes do parque e fomos até a Casa-Museu Gaudí, mas não entramos.

Espanha - Barcelona - Park Guell - Portic de la BugaderaEspanha - Barcelona - Park Guell - Portic de la Bugadera
Park Güell – Pórtic de la Bugadera

Gaudí Experiencia

Saímos do Park Güell e descemos uma rua próxima até chegarmos na Gaudí Experiencia. Neste espaço visitamos uma exposição que inclui maquetes, audiovisual e filme 4D, sobre o universo deste gênio da arquitetura modernista. Para quem gosta da arte de Gaudí, vale muito a pena visitar.

Espanha - Barcelona - Gaudi Experiencia

Casa Batlló  e La Pedrera

Depois que saímos da exposição, fomos para a estação de metrô Vallcarca para irmos até Las Ramblas. Descemos na estação Liceu e fomos direto para o La Boqueria pois ainda não tínhamos almoçado. Depois do almoço, nos separamos: Márcia e Carol foram às compras, minha mãe foi para o hotel e nós 3 fomos caminhar pela cidade. Passamos pela Plaça Catalunya, onde estava tendo manifestação de apoio à separação da Espanha. Depois subimos a Passeig de Gràcia até chegarmos na Casa Batlló, outra obra-prima de Gaudí, com seu estilo naturalista que se inspira no ambiente marinho. Infelizmente não entramos pois estava muito cheio por causa de um evento com música ao vivo e bebidas.

Espanha - Barcelona - Casa Batllo
Casa Batlló

Mais adiante na mesma rua encontramos a Casa Milà, ou La Pedrera, também obra de Gaudí. Para nossa infelicidade estava com a fachada em reformas e por isso decidimos não visitar o famoso terraço que proporciona uma bela vista da cidade. Visitamos apenas o térreo do edifício, de onde dá para ver um pouco do seu interior. Depois retornamos para hotel caminhando e admirando a bela arquitetura da cidade catalã.