Montserrat e Plaça d’Espanya – Barcelona

Espanha - Montserrat - Monasterio de Santa Maria de Montserrat

Montserrat é um maciço rochoso que agrega valores naturais e culturais e que, segundo a tradição, é a montanha mais sagrada da Catalunha, pois abriga o famoso mosteiro dedicado à Virgem de Montserrat, padroeira da Catalunha.

3º dia: Montserrat e Plaça d’Espanya (Barcelona)

Este dia ficou dedicado para conhecermos Montserrat, localizado a 50 km de Barcelona. Saímos do hotel e pegamos o metrô até a estação Espanya de onde pegamos um trem R5 até a estação Monistrol de Montserrat. Nesta estação, pegamos a cremalhera que nos levou montanha acima até a estação do monastério. Depois de ficarmos alguns minutos admirando a beleza do lugar, tanto da arquitetura do monastério quanto das montanhas que o cercam, fomos pegar o funicular que nos levou até o início da Trilha à Capela de Santa Cova. Esta trilha de aproximadamente 1 km leva até a capela onde foi achada a imagem da Virgem no ano 880. No caminho encontra-se um conjunto de esculturas de cunho religioso, entre elas algumas de Gaudí. Este conjunto de obras é conhecido como Rosário Monumental de Montserrat.

Espanha - Montserrat - Trilha a Capela de Santa Cova
Montserrat – Trilha à Capela de Santa Cova

Montserrat – Monastério de Santa Maria

Depois de percorrermos a trilha, corremos para pegar o funicular para retornarmos ao Monastério de Santa Maria de Montserrat.  A intenção era ver o Coral dos Meninos Cantores, mas não conseguimos chegar a tempo. Ficamos dentro do monastério admirando sua beleza e riqueza de detalhes. Decidimos não pegar a grande fila que se formou para ver a imagem da Virgem de perto.

Espanha - Montserrat - Monasterio de Santa Maria de Montserrat
Montserrat – Monastério de Santa Maria de Montserrat

Saindo da Basílica fomos em direção à área onde encontravam-se alguns restaurantes para, enfim, almoçarmos. Depois do almoço, pegamos outro funicular que nos levou à parte alta das trilhas. Escolhemos fazer o Trilha de Sant Joan por ser uma das mais curtas desta zona. Esta trilha leva aproximadamente 1 hora para ser percorrida e nela encontramos algumas capelas e de lá desfrutamos de uma bela vista do monastério encravado nas montanhas.

Espanha - Montserrat - Trilha de Sant Joan
Montserrat – Trilha de Sant Joan

Plaça d’Espanya

Retornamos para Barcelona descendo do metrô na estação Espanya. Como já era fim de tarde e também queríamos conhecer esta região, ficamos por ali mesmo. Na belíssima Plaça d’Espanya destacam-se: sua fonte, que simboliza os 3 rios que desembocam nos 3 mares que rodeiam a Península Ibérica: Ebro, Guadalquivir e Tejo, o Centre Comercial Arenas, antiga Plaza de Toros e que hoje é um shopping center, e as Torres Venecianas, construídas para Exposição Internacional de 1929.

Espanha - Barcelona - Placa dEspanya

Saímos da praça e subimos a Avinguda de la Reina Maria Cristina, passando pela Font Màgica de Montjuïc, uma fonte onde em algumas noites acontece um lindo show de luzes e de águas. Continuamos subindo as escadarias até chegarmos no Museu Nacional d’Art de Catalunya (MNAC), que está situado no Palácio Nacional, no Parque de Montjuïc. Esse museu tem como missão preservar e expor a coleção de arte catalã, uma das mais importante mundo, onde se destaca sua coleção de arte românica, considerada uma das mais completas do mundo. Como começava a anoitecer, não entramos no museu e ficamos aguardando o show de luzes e águas da fonte mágica, que foi belíssimo, para em seguida retornarmos para o hotel.