Museu Arqueológico Nacional – Nápoles – Itália

Italia - Napoles - Museu Arqueologico Nacional

O Museu Arqueológico Nacional, em Nápoles, abriga uma extensa coleção de arte da Antiguidade com diversos achados arqueológicos de Estábia, Herculano e Pompeia.

1º dia: Museu Arqueológico Nacional

Chegamos na cidade e tínhamos decidido ficar num hotel bem próximo da estação pois seria por apenas uma noite. Deixamos as malas no hotel e saímos para conhecer a cidade. Desde que chegamos na Itália, esse foi o primeiro lugar que não recomendaram que andássemos com câmeras e filmadoras, pois a cidade é bem diferente das demais, cidade portuária, muito bagunçada e tumultuada. Resolvemos então conhecer pelo menos o Museu Arqueológico Nacional, que abriga uma extensa coleção de arte da Antiguidade, com diversos achados arqueológicos de Estábia, Herculano e Pompeia, esta que seria o nosso destino do dia seguinte. Depois de pegarmos o metrô na estação Garibaldi, próxima do hotel, e descermos na estação Cavour, chegamos no museu que de fato merece uma visita, por suas belas obras, muitos mosaicos e afrescos, como também o Gabinete Secreto, com grandes curiosidades sobre as orgias de Pompeia.

Italia - Napoles - Museu Arqueologico Nacional
Museu Arqueológico Nacional
Italia - Napoles - Museu Arqueologico Nacional - Gabinete Secreto
Museu Arqueológico Nacional – Gabinete Secreto

Ao sairmos do museu, resolvemos voltar caminhando para conhecer mais um pouco da cidade. No caminho, passamos pela Catedral de Santa Maria Assunta, também conhecida por Duomo de Nápoles, e que é a principal igreja da cidade. É uma belíssima catedral que mistura dois estilos arquitetônicos: o gótico e o barroco.

Italia - Napoles - Catedral de Santa Maria Assunta
Catedral de Santa Maria Assunta

De fato, a cidade passa uma certa insegurança para caminhar. Motos e lambretas aparecem de todos os lados, sinal de trânsito pouco respeitado e a arquitetura lembra muito os cortiços de alguns bairros de São Paulo, como Braz e Bexiga. Enfim, depois de visitarmos a catedral, retornamos para o hotel sem antes jantarmos num restaurante próximo, e mais uma vez nos decepcionamos com o péssimo atendimento.