Marco das 3 Fronteiras – Foz do Iguaçu

Brasil - Parana - Foz do Iguacu - Marco das 3 Fronteiras

O Marco das 3 Fronteiras é simbolizado por um obelisco e é o ponto turístico que demarca simbolicamente a tríplice fronteira em suas respectivas cores nacionais: Brasil, Argentina e Paraguai.

3º dia: Ciudad del Este (Paraguai), Marco das 3 Fronteiras (Brasil) e Puerto Iguazú (Argentina)

Para este dia, reservamos uma van e fomos conhecer Ciudad del Este, no Paraguai. Saímos do hotel em Foz do Iguaçu e em alguns minutos já estávamos próximos da divisa. Quando o trânsito começou a ficar infernal, percebemos que tínhamos chegado à famosa Ponte da Amizade. Esta ponte, que foi construída durante as décadas de 1950 e 1960, liga a cidade de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, passando sobre o Rio Paraná.

Ciudad del Este

Chegando lá, percebemos que nosso passeio seria uma aventura. Estávamos com o carrinho da Juliana só que não tínhamos como andar pelas ruas, devido ao grande número de camelôs e carros. Uma grande loucura !!! Por este motivo, andamos apenas por alguns shoppings, fizemos compras e fomos para o ponto de encontro aguardar a van para retornar à Foz do Iguaçu.

Marco das 3 Fronteiras

Voltamos para Foz do Iguaçu e fomos para um lugar chamado Marco das 3 Fronteiras, que fica a 6 km do centro da cidade. O obelisco é um ponto turístico que demarca simbolicamente a tríplice fronteira em suas respectivas cores nacionais: Brasil, Argentina e Paraguai. Cada qual dos três obeliscos representa a soberania das três nações e situam-se às margens do Rio Iguaçu e do Rio Paraná. A demarcação tem como finalidade representar a igualdade e respeito entre as três nações, e assim, dentro desse contexto, os três marcos formam um triângulo equilátero.

Brasil - Parana - Foz do Iguacu - Marco das 3 Fronteiras - Brasil
Marco das 3 Fronteiras – Brasil

O marco brasileiro está localizado na cidade de Foz do Iguaçu e foi inaugurado em 20 de julho de 1903, juntamente com o marco argentino, localizado na cidade de Puerto Iguazú e com o marco paraguaio, que fica em Presidente Franco. No mesmo local encontra-se a pedra fundamental “Memorial Cabeza de Vaca”, em homenagem ao descobridor das Cataratas, Álvar Núñez Cabeza de Vaca. Ele que foi o primeiro europeu a conhecer as cataratas em 1542.

Brasil - Parana - Foz do Iguacu - Marco das 3 Fronteiras - Argentina
Marco das 3 Fronteiras – Argentina
Brasil - Parana - Foz do Iguacu - Marco das 3 Fronteiras - Paraguai
Marco das 3 Fronteiras – Paraguai

Puerto Iguazú

À noite, saímos de Foz do Iguaçu e atravessamos a fronteira com a Argentina para conhecer Puerto Iguazú. Chegando lá, fomos para o Duty Free Shop Puerto Iguazú. Este é um belo shopping onde encontramos boas mercadorias e fizemos algumas compras. Jantamos por lá mesmo e depois retornamos para Foz do Iguaçu.