Mangue Seco e Praia do Forte – Bahia

Brasil - Bahia - Mangue Seco

Mangue Seco fica localizado no norte do litoral baiano, às margens do rio Real, na divisa da Bahia com Sergipe. A Praia do Forte é uma praia situada a cerca de 80 km de Salvador e chega-se até ela pela Estrada do Coco, uma estrada bem conservada saindo da capital baiana.

3º dia: Mangue Seco

Neste dia pegamos o carro e fomos conhecer Mangue Seco. Mangue Seco fica a 170 km de Praia do Forte é a segunda maior atração da região. O local ficou famoso pelo romance de Jorge Amado: “Tieta do Agreste“, pelas praias de beleza agreste, emolduradas por dunas brancas, coqueirais e paisagens primitivas de rio e mar. Uma das grandes atrações locais são os passeios de bugre pelas dunas e, a vila local, que por ser pouco iluminada, nas noites de lua cheia oferece belo cenário.

Mangue Seco

No caminho para Mangue Seco lembro de uma situação em que estávamos acompanhando o trajeto pelo mapa quando percebemos que já estávamos dentro de Sergipe. Retornamos e vimos que a estrada para Mangue Seco estava sendo construída e cheia de caminhões e operários, que nos orientaram até passarmos pela obra. Lembro também que a Bete, motorista da expedição, quase atropelou um macaco que cruzou o nosso caminho. Após esta aventura chegamos no local onde pegamos um barco para atravessar o Rio Real rumo ao nosso destino. O rio é bem largo e cercado por manguezais. Chegando em Mangue Seco, alugamos um passeio de bugre até às dunas e à praia de Mangue Seco.

Primeiro conhecemos as dunas de onde se tinha uma belo visual da praia e de toda a região, cercada por coqueirais e manguezais. Chegando na praia, o guia nos deixou livre para caminhar e disse que, ao retornarmos, almoçaríamos e retornaríamos ao local de partida. Caminhamos bastante e percebemos que estávamos praticamente sozinhos, o que nos deu uma ideia: vamos fazer nudismo !!! Aproveitamos então a situação, tiramos nossas roupas e entramos no mar. Sensação de liberdade e prazer. No final do passeio, ficamos na praça principal da cidade aproveitando a tranquilidade do lugar.

Praia de Imbassaí

No retorno à Praia do Forte, passamos pela praia de Imbassaí. Esta é a primeira praia da Linha Verde, como é chamada a bela estrada litorânea que liga a Bahia ao Sergipe. Distante apenas 14 km da Praia do Forte, o rústico e agradável vilarejo tem praias contornadas por coqueirais, dunas gigantescas e rios perfeitos para banhos de água doce.

Brasil - Bahia - Praia de Imbassai

4º dia: Praia do Forte

Ficamos na praia e aproveitei para fazer uma caminhada mais longa. Caminhei por aproximadamente duas horas apreciando esta linda praia ladeada por uma muralha de coqueiros. Na caminhada pude até ver marcas de rastros de tartarugas que devem ter ido desovar na praia durante à noite. À tarde, aproveitamos para comprar algumas lembranças e almoçar no Bar do Souza. À noite, aproveitamos a tranquilidade da vila para descansar.

5º dia: Praia do Forte

Ficamos na praia e aproveitamos para caminhar e tomar banho de mar nas piscinas naturais formadas pelos corais.