Lapa, Escadaria Selarón e Santa Teresa – Rio de Janeiro

Brasil - Rio de Janeiro - Lapa - Escadaria Selaron

A Escadaria Selarón, também conhecida como Escadaria do Convento de Santa Teresa e oficialmente como Rua Manuel Carneiro, fica localizada entre os bairros de Santa Teresa e Lapa, na cidade do Rio de Janeiro.

Lapa, Escadaria Selarón e Santa Teresa

Começamos nosso dia de turista no Rio de Janeiro, pegando o ônibus do nosso condomínio e indo até a estação de metrô Jardim Oceânico. Desta estação até a estação Carioca, no Centro, são 15 estações, que foram percorridos em aproximadamente 1 hora.

Saímos do metrô e fomos até a estação Carioca do Bondinho de Santa Teresa, que fica ao lado da sede da Petrobras. Chegando lá, nos deparamos com fila na rua e a informação que levaria aproximadamente 3 horas para pegarmos o bondinho pois tinham poucas composições fazendo o trajeto naquele dia.

Arcos da Lapa

Sendo assim, desistimos de pegar o bondinho e fomos caminhando. Entramos na Rua Evaristo da Veiga e, após caminharmos por alguns poucos metros, chegamos na primeira parada do nosso passeio, os Arcos da Lapa. Também conhecido como Antigo Aqueduto da Carioca, é um dos cartões postais da cidade, além de ser o símbolo mais representativo do Rio Antigo preservado na região boêmia da Lapa. A estrutura, em pedra argamassada, apresenta estilo românico, caiada, possui 42 arcos duplos e óculos na parte superior.

Brasil - Rio de Janeiro - Lapa - Arcos da Lapa

Escadaria Selarón

Depois de algumas fotos, caminhamos aproximadamente 350 metros e chegamos numa das atrações do dia: a Escadaria Selarón. Localizada entre os bairros de Santa Teresa e Lapa, a Escadaria Selarón é uma obra arquitetônica decorada pelo artista chileno Jorge Selarón, que a declarou como uma “homenagem ao povo brasileiro”. A escadaria, tombada em 2005 pela prefeitura da cidade, abriga projetos culturais, com destaque para Casa da Escada Colorida e a Cia dos Atores, além de bares e restaurantes.

Fotos da Escadaria Selarón

Santa Teresa

Chegando ao final da escadaria, e após subirmos uma ladeira bem íngreme, chegamos ao bairro de Santa Teresa. Este bairro fica no topo de uma colina e tem uma atmosfera encantadora e semelhante a uma vila. Suas ruas íngremes e sinuosas são ladeadas de mansões antigas e elegantes, muitas com hotéis boutique sofisticados, bares de coquetéis peculiares ou restaurantes românticos com vista para a baía.

Brasil - Rio de Janeiro - Santa Teresa

Nossa primeira parada foi no Parque das Ruínas. Localizado nas ladeiras de Santa Teresa, o Parque das Ruínas tem uma das vistas mais bonitas do bairro e um Centro Cultural com programação para toda família. Aproveitamos a vista maravilhosa e também para fazer um lanche antes de continuarmos o passeio.

Brasil - Rio de Janeiro - Santa Teresa - Parque das Ruinas
Parque das Ruínas

Saímos do parque e caminhamos até o Largo do Guimarães. Como já estava na hora do almoço, resolvemos parar no Armazém e Pousada São Joaquim para uma refeição. Depois do almoço e de visitar algumas lojinhas do bairro, retornamos ao nosso ponto de partida do passeio, passando novamente pela Escadaria Selarón.

Brasil - Rio de Janeiro - Santa Teresa - Largo do Curvelo
Largo do Curvelo

Theatro Municipal

Chegando na Cinelândia, resolvemos entrar no Salão Assyrio do Theatro Municipal. O Theatro Municipal do Rio de Janeiro é um dos mais importantes teatros brasileiros e exerce, desde sua inauguração, um importante papel para a cultura carioca e nacional, recebendo em seu palco importantes artistas, orquestras e companhias de ballet.

Brasil - Rio de Janeiro - Centro - Theatro Municipal
Brasil - Rio de Janeiro - Barra da Tijuca
Barra da Tijuca

Dicas e Informações

• Os Bondes de Santa Teresa são um serviço de transporte de passageiros operados pela estatal CENTRAL, que opera na cidade do Rio de Janeiro. Os seus veículos são o símbolo do bairro de Santa Teresa.
  • Os Arcos da Lapa são considerados a obra arquitetônica de maior porte empreendida no Brasil durante o período colonial. Ao seu redor, estão duas das mais importantes casas de shows da cidade: a Fundição Progresso e o Circo Voador.
  • Na Escadaria Selarón há 215 degraus medindo 125 metros de comprimento, os quais são cobertos por mais de 2000 azulejos recolhidos entre mais de 60 países espalhados pelo mundo. Inicialmente, os azulejos foram retirados de vários canteiros de obras e monte de resíduos urbanos encontrados nas ruas do Rio de Janeiro, mas nos últimos anos a maioria dos azulejos foram doados a Selarón pelos visitantes de todo o mundo.
  • O Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas é um parque público e centro cultural localizado nas ruínas do prédio que foi a casa da grande mecenas da Belle Époque carioca, a socialite Laurinda Santos Lobo.