Islas del Rosario e Playa Blanca – Cartagena

Colombia - Cartagena - Islas del Rosario - Oceanario

Islas del Rosario é um arquipélago localizado na costa da Colômbia, a aproximadamente 100 km de Cartagena. Playa Blanca é a praia mais famosa da Isla Barú, uma antiga península ao sul de Cartagena que foi cortada do continente pelo Canal del Dique.

3º dia: Islas del Rosario (Oceanário) e Isla Barú (Playa Blanca)

Como as parais de Cartagena não são muito bonitas nem límpidas, reservamos para este dia um passeio para as Islas del Rosario e Isla Barú. Tínhamos que estar na agência às 7 da manhã, por isso acordamos bem cedo, tomamos café e pegamos um táxi até a Torre del Reloj. Como a luz favorecia a fotografia, aproveitamos para tirar belas fotos.

Colombia - Cartagena - Galeon Bucanero e Centro de Convencoes
Galeón Bucanero e Centro de Convenções

Caminhamos uns 10 minutos até a agência e, chegando lá, pagamos o restante do passeio (tínhamos dado uma entrada no dia anterior) e aguardamos o resto do pessoal que iria junto conosco. Depois da chegada de todos, pegamos uma van em frente ao Parque Centenário e partimos para o destino inicial.

Colombia - Cartagena - Torre del Reloj
Torre del Reloj

Depois de aproximadamente uma hora de viagem, chegamos à Isla Barú. Chegando lá, paramos num estacionamento e logo vi que aquele dia seria de aventura: muita gente indo na mesma direção. Seguindo o guia chegamos rapidamente na Playa Blanca, a mais famosa e frequentada da região. Ele nos informou que ali pegaríamos uma “lancha rápida” para as Islas del Rosario e depois retornaríamos para a Playa Blanca para almoçar e aproveitar até o final do passeio.

Colombia - Cartagena - Playa Blanca

Islas del Rosario – Oceanário

Depois de uns 40 minutos chegamos nas Islas del Rosario, também conhecida como Corales Islas del Rosario. Antes de desembarcarmos na Isla Rosario, a maior do arquipélago, o guia nos informou que poderíamos escolher entre duas atividades: visitar o Oceanário ou nadar entre os peixes da ilha. Escolhemos visitar o Oceanário já que fizemos muito mergulho em outros momentos da nossa viagem pela Colômbia.

Colombia - Cartagena - Islas del Rosario - Oceanario

No Oceanário das Islas del Rosario, encontra-se uma amostra representativa da fauna e da flora do Mar do Caribe colombiano. Podemos encontrar golfinhos, tubarões, raias, peixe-serra, peixes pelágicos (vivem no mar aberto), peixes de recife (vivem no recife de coral), lagostas, caranguejos, camarões, moreias, garoupas, robalos, caracóis, pepinos do mar, estrelas do mar, peixe-papagaio, cavalos-marinhos, peixe-anjo, corais, esponjas, algas e muito mais. E tudo isso pode ser observado em seu ambiente natural por estarem em condições semi-cativas distribuídos em tanques no mar e/ou em aquários muito bem conservados. A primeira apresentação que vimos foi a dos golfinhos, que com seus saltos e acrobacias transmitem muita alegria aos visitantes.

Depois de admirar toda aquela diversidade da fauna marinha, vimos uma pequena fila que era para ter um contato mais próximo com os golfinhos. Mesmo sendo um pouco caro, era uma oportunidade única para a Juliana ficar perto daquele animal que tanto gostamos. E ela adorou !!! E para finalizar, uma das principais atrações do lugar: a apresentação com tubarões que sobem numa plataforma flutuante para serem alimentados pela mão do guia. Muito interessante !!!

Islas del Rosario – Oceanário

Isla Barú – Playa Blanca

Retornamos para a Playa Blanca e logo vimos que seria um dia corrido e agitado. Primeiro fomos almoçar num dos restaurantes da praia. Foi servido um prato feito de peixe com arroz, feijão e fritas, bem simples mas gostoso. Depois disso fomos aproveitar a praia que estava lotada. Caminhamos bem para a direita, onde estava mais vazio, e ali ficamos por mais ou menos uma hora.

Colombia - Cartagena - Isla Baru - Playa Blanca

Na hora marcada pelo guia, retornamos para a barraca onde almoçamos para se reunir ao pessoal e partirmos. Foi aí que aconteceu o inesperado: a Bete percebeu que tinha esquecido os chinelos da Juliana e as duas voltaram para pegar. Depois de uns 10 minutos, apenas a Juliana voltou e logo percebi que alguma coisa estava errada. Esperei uns 5 minutos, pedi para o guia aguardar, e fui atrás da Bete junto com a Juliana. Depois de 5 minutos de caminhada, avistei a Bete desesperada falando com outras pessoas e procurando a Juliana. Quando ela nos viu desabou a chorar. O que aconteceu ? Juliana saiu correndo na frente dela, pegou os chinelos e voltou por cima, não passando pela mãe que achou que a tinha perdido. Que sufoco hein, Bete !!!

Isla Barú – Playa Blanca

Depois deste dia tão proveitoso e agitado, fomos para o hotel tomar um banho e depois saímos para jantar. Caminhando pela cidade murada, chegamos ao Bar de Bacco, um pequeno e aconchegante restaurante onde comemos uma deliciosa bruschetta de entrada e uma massa de prato principal.