Gruta do Acaiá e Lagoa Azul – Ilha Grande

Brasil - Rio de Janeiro - Ilha Grande - Lagoa Azul

Na Gruta do Acaiá há uma fenda na pedra da costeira onde a luz solar propagada na água forma o fenômeno da fluorescência. A Lagoa Azul é o melhor ponto para snorkeling da ilha. Esta é uma imensa piscina com água azul-esverdeada cristalina, onde encontramos estrelas do mar, cardumes de peixes multicoloridos, lulas e corais.

1º dia: Chegada em Ilha Grande

Chegamos em Ilha Grande um pouco tarde e depois do jantar fomos para o hotel descansar.

2º dia: Vila do Abraão, Lagoa Verde, Gruta do Acaiá e Lagoa Azul

Neste dia pegamos um barco na Vila de Abraão e fomos conhecer diversos pontos da ilha. Primeiro passamos pelas ilhas que ficam em frente à Vila de Abraão, as Ilhas do Macedo e dos Morcegos. Em seguida passamos também pela praia do Abraãozinho.

Brasil - Rio de Janeiro - Ilha Grande - Abraao
Vila do Abraão

Em seguida fomos para a Lagoa Verde onde fizemos nosso primeiro mergulho. Nela encontramos vários tipos de espécies marinhas como peixes, moluscos e até tartaruga marinha. Esta lagoa de mar tranquilo e transparente é um ótimo lugar para um mergulho de snorkel e foi o que fizemos por mais de uma hora.

Brasil - Rio de Janeiro - Ilha Grande - Lagoa Verde
Lagoa Verde

Depois do almoço fomos até a Gruta do Acaiá. Para chegarmos lá, desembarcamos saltando do barco em uma pedra para depois caminharmos até a gruta. Após uma foto emoldurada por uma gigantesca teia de aranha, descemos por uma escada de madeira. Depois de rastejarmos de costas por uns 5 metros, entramos no salão da gruta. Esperava que fosse poder ficar de pé mas para minha surpresa nem sentado dava para ficar. Tivemos que ficar sentados de lado. Apesar da situação desconfortável, vale a pena ver a luz do sol entrando pela fenda no fim da gruta, que dá para o mar, formando um feixe de luz que parecia neon.

Brasil - Rio de Janeiro - Ilha Grande - Gruta do Acaia
Gruta do Acaiá

Depois dali fomos até a Lagoa Azul para o segundo mergulho de snorkel de um dia muito proveitoso. Após isso voltamos para a Vila de Abraão.