Fontana di Trevi, Pantheon e Piazza Navona – Roma

Italia - Roma - Fontana di Trevi

A Fontana di Trevi é a mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália e fazia parte de um dos mais antigos aquedutos que abasteciam Roma. O Pantheon tem a maior cúpula de concreto não reforçado do mundo.  Na Piazza Navona encontra-se uma célebre obra de Bernini, a Fontana dei Quattro Fiumi.


1º dia: Chegada à Roma

Após chegarmos na estação Roma Termini, pegamos um táxi e fomos para o hotel, chegando no início da noite. Como tínhamos andado boa parte do dia por Pompeia e o hotel ficava um pouco distante das principais atrações turísticas, decidimos ficar no hotel descansando para que pudéssemos aproveitar melhor o dia seguinte. Como no nosso quarto tinha uma pequena cozinha, passamos num mercado próximo para fazermos umas compras e prepararmos um jantar.

2º dia: Piazza di Spagna, Fontana di Trevi, Pantheon e Piazza Navona

Acordamos bem cedo para aproveitarmos bem o nosso primeiro dia na cidade. Saímos do hotel e fomos caminhando até a estação de metrô Baldo Degli Ubaldi, a mais próxima do nosso hotel. Depois de poucos minutos, descemos na estação Flaminio/Piazza del Popolo. Atravessamos a rua e passamos pela Porta del Popolo, antiga Porta Flamínia, que foi um dos portões fortificados da Muralha Aureliana. Chegamos na Piazza del Popolo e fomos visitar a Basílica Santa Maria del Popolo. Com suas belíssimas capelas, abriga obras de arte de diversos artistas como Rafael, Bernini, Caravaggio, dentre outros. Foi uma das igrejas que apareceram no filme “Anjos e Demônios”, de Ron Howard.

Italia - Roma - Basilica Santa Maria del Popolo
Basílica Santa Maria del Popolo
Italia - Roma - Piazza del Popolo - Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli
Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli

Após sairmos da basílica, atravessamos a bela Piazza del Popolo em direção às duas igrejas gêmeas, Santa Maria in Montesanto (1675) e Santa Maria dei Miracoli (1678), que ficam do outro lado da praça e que foram construídas de forma simétrica. Descemos a Via del Corso e em poucos minutos chegamos na Piazza di Spagna. Esta praça é um ponto de encontro diurno e noturno de romanos e turistas e tem uma escadaria monumental que leva à Igreja de Trinità dei Monti. No centro da praça existe uma fonte na forma de um barco, e por isso chamada de La Barcaccia, que é atribuída à Bernini. Juliana adorou brincar nela, entrando e saindo para se molhar.

Italia - Roma - Piazza di Spagna
Piazza di Spagna

Fontana di Trevi

Continuamos nossa caminhada pelas belas ruas de Roma, e logo chegamos numa das principais atrações da cidade: a Fontana di Trevi. Esta monumental fonte é a maior e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália. Com cerca de 26 metros de altura e 20 metros de largura, situava-se no ponto final de um dos mais antigos aquedutos que abasteciam a cidade de Roma. Visitá-la requer um pouco de paciência. A Fontana di Trevi fica num lugar com pouco espaço para circulação para a quantidade de turistas que desejam levar uma pequena lembrança deste monumento, seja tirando uma foto ou seja jogando uma moedinha em suas águas para que um pedido seja realizado. Fizemos o nosso ritual e continuamos o nosso tour.

Italia - Roma - Fontana di Trevi
Fontana di Trevi

Pantheon

Seguimos em frente e mais adiante paramos para almoçar. Após um delicioso almoço. chegamos na Piazza della Rotonda, com sua imponente fonte com um obelisco no centro, onde em frente fica localizada uma das mais bem preservadas estruturas romanas antigas e que permaneceu em uso por toda a sua história: o Pantheon. Ao adentrarmos, passamos por um pórtico de grandes colunas coríntias de granito e logo em seguida chegamos à rotunda, que está coberta por uma enorme cúpula de caixotões de concreto encimada por uma abertura central (óculo) descoberta. Ali dentro estão dispostas algumas capelas belíssimas e também alguns túmulos de personalidades da história romana, como Rafael, um mestre da pintura e da arquitetura, e Vittorio Emanuele II, primeiro rei da Itália após a unificação.

Italia - Roma - Pantheon
Pantheon

Igreja Santa Maria Sopra Minerva e Gesù

Em seguida, e para sairmos um pouco do circuito turístico, fomos conhecer a Igreja Santa Maria Sopra Minerva. Esta igreja é atualmente a única igreja gótica original da cidade. Com sua fachada renascentista, seu interior gótico conta com uma abóbada arcada pintada de azul, decorada com estrelas douradas e riscada por nervuras em vermelho brilhante. Fica localizada na Piazza della Minerva onde se destaca o Obelisco do Elefante, de Bernini, que tem uma história engraçada relativa à sua construção.

Italia - Roma - Igreja Santa Maria Sopra Minerva
Igreja Santa Maria Sopra Minerva
Italia - Roma - Igreja Santa Maria Sopra Minerva
Igreja Santa Maria Sopra Minerva

Continuando fora do circuito turístico, passamos pela igreja Gesù, com sua arquitetura genuinamente barroca e também capelas e pinturas de rara beleza. Vale destacar uma pintura no teto, chamada “Triunfo do Nome de Jesus” e a Capela de Santo Inácio. E foi nesta capela que aconteceu uma cena que para nós foi inesquecível. Era final de tarde e com algumas poucas pessoas no interior da igreja. Foi quando uma mulher sentou-se ao órgão e começou a tocar entoantes músicas religiosas. Neste momento foi muito difícil conter as lágrimas. Nesta capela, toda adornada em ouro e prata, uma pintura ali disposta começou a descer, apresentando atrás dela a imagem de Santo Inácio, que ao final da música voltou a ficar coberta. Simplesmente emocionante !!!

Italia - Roma - Gesu
Gesù

Piazza Navona

Já no final da tarde chegamos na Piazza Navona, uma das mais célebres praças de Roma. Esta praça é ladeada por construções imponentes, como o Palazzo Pamphilj e a Igreja de Sant’Agnese in Agone. Em seu interior existem três lindas fontes. A Fontana dei Quattro Fiumi (1651), de Bernini, (ou Fonte dos Quatro Rios), ao centro, com um obelisco egípcio e que homenageia quatro grandes rios do planeta: Nilo, Danúbio, Prata e Ganges. E nas suas duas extremidades temos a Fontana del Nettuno e a Fontana del Moro. Nesta agradável e bem movimentada praça encontram-se cafés, restaurantes e uma feirinha onde diversos tipos de artista ficam vendendo seus trabalhos.

Italia - Roma - Piazza Navona - Fontana del Nettuno
Piazza Navona – Fontana del Nettuno

Para finalizarmos este dia intenso de caminhada, decidimos voltar a pé para o hotel. No caminho, passamos pelo Vaticano e sua monumental Basílica de São Pedro, onde renderam belas fotas noturnas. Achávamos que era perto mas fizemos uns dois quilômetros de caminhada, mas muito bem aproveitados.

Italia - Roma - Basilica de Sao Pedro
Basílica de São Pedro

Veja também:


Dicas e informações

Serviços

  • Pantheon
    Ingresso: gratuito
  • Igreja Santa Maria Sopra Minerva
    Ingresso: gratuito

Informações

  • Pantheon
    • Quase dois mil anos depois de ter sido construído, sua cúpula é ainda hoje a maior cúpula de concreto não reforçado do mundo. A altura até o óculo e o diâmetro da circunferência interior são idênticos.
  • Igreja Santa Maria Sopra Minerva
    • Seu nome é uma referência à primeira igreja construída no local, sobre as ruínas ou fundações de um templo dedicado à deusa egípcia Ísis, incorretamente identificada com a deusa greco-romana Minerva.

Links úteis

Deixe seu comentário / Peça uma dica