Delta do Parnaíba (Revoada dos Guarás) – Piauí

Brasil - Piaui - Delta do Parnaiba - Revoada dos Guaras

O Delta do Parnaíba ou Delta das Américas corresponde à foz do rio Parnaíba e está situado entre os estados do Maranhão e do Piauí. Abre-se em cinco braços, envolvendo 73 ilhas fluviais, e sua paisagem exuberante, cheia de dunas, mangues e ilhas fluviais, garante o cenário paradisíaco da região.

1º dia: Delta do Parnaíba (Revoada dos Guarás)

Na hora marcada pela agência, nosso guia Luciano, responsável pelo traslado entre Barreirinhas e Parnaíba, chegou na pousada. Em seguida, após um reforçado café da manhã, carregamos a caminhonete com nossas mochilas e partimos. Na estrada até Barreirinhas paramos em alguns lugares. O primeiro foram os Pequenos Lençóis, no município de Paulino Neves, que são uma miniatura dos famosos Lençóis Maranhenses. Apesar de menores também tem dunas imponentes e lagoas de águas cristalinas.

Brasil - Maranhao - Pequenos Lencois
Maranhão – Pequenos Lençóis

Voltamos para a estrada e uns 40 minutos depois de passarmos por Tutoia Velha paramos num lugar próprio para mergulho e refeição. Ficamos por ali uns 20 minutos onde aproveitamos para esticar as pernas, tirar algumas fotos e comer alguma coisa.

Brasil - Maranhao - Estrada Barreirinhas-Parnaiba
Estrada Barreirinhas-Parnaíba

De novo na estrada e, aproximadamente 40 minutos depois, passamos pela divisa dos estados do Maranhão e Piauí. A estrada está em muito boas condições e aproximadamente 30 minutos depois já estávamos na pousada em Parnaíba. Vale destacar que a pousada, apesar de simples, era muito bem estruturada e aconchegante.

Brasil - Fronteira entre Maranhao e Piaui
Divisa entre Maranhão e Piauí
Brasil - Piaui - Parnaiba - Pousada Vila Parnaiba
Pousada Vila Parnaíba

Parnaíba

Como tínhamos um passeio na parte da tarde, deixamos nossas mochilas no quarto e fomos almoçar. Andamos umas duas quadras até a Praça da Graça e almoçamos num self-service para ser mais rápido. Nesta praça vale destacar a bela Catedral de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, também conhecida como Catedral de Parnaíba.

Brasil - Piaui - Parnaiba - Catedral de Nossa Senhora Mae da Divina Graca
Catedral de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça

Na hora marcada para o passeio, pegamos uma van na pousada e fomos até o Porto das Barcas no Centro Histórico de Parnaíba. Lá cruzamos a Ponte Simplício Dias e fomos até o Porto dos Tatus. Este porto fica localizado a 12 km de Parnaíba, na cidade de Ilha Grande do Piauí, e é dele que se iniciam todos os passeios no Delta do Parnaíba.

Brasil - Piaui - Parnaiba - Rio Parnaiba
Rio Parnaíba – Porto dos Tatus

Após um pequeno atraso no embarque, pegamos uma lancha rápida, ou “voadeira”, e percorremos o Rio Parnaíba até chegarmos no Delta onde cruzamos seu majestoso labirinto de ilhas, tais como Igoronhon, do Paulino, Caju e Canárias.

Brasil - Piaui - Rio Parnaiba - Passeio de Lancha Voadeira
Rio Parnaíba – Passeio de Lancha Voadeira

Delta do Parnaíba – Revoada dos Guarás

Já bem perto do destino final, encostamos o barco bem perto do Morro do Meio. Nesta hora seria realizada uma rápida caminhada sobre as gigantescas dunas da Baía do Caju e um mergulho nas águas do Rio Parnaíba. Como teve o atraso na saída para o passeio, acabamos não fazendo esta parte pois precisávamos pegar um bom lugar no espetáculo principal.

Brasil - Piaui - Delta do Parnaiba
Delta do Parnaíba

Aproximadamente às 17:00 hs estávamos parados em frente à uma grande árvore aguardando o início do espetáculo. De repente, de todos os cantos possíveis, inclusive sobre nossas cabeças, começaram a chegar centenas de guarás. Neste ritual, esta belíssima ave de plumagem vermelho vivo pode ser vista às centenas se empoleirando sobre esta árvore durante o pôr do sol. Um raro e inesquecível espetáculo da natureza !!!

Brasil - Piaui - Delta do Parnaiba - Revoada dos Guaras
Delta do Parnaíba – Revoada dos Guarás

No retorno para o Porto dos Tatus, lembro de duas situações que vale destacar: a primeira foi o trajeto de volta no Rio Parnaíba debaixo de um céu completamente estrelado; e a segunda, foi quando no meio do caminho nosso condutor reduziu drasticamente a velocidade da lancha para não atropelarmos um grupo grande de capivaras que atravessava o rio. Sensacional !!!

Brasil - Piaui - Rio Parnaiba - Passeio de Lancha Voadeira
Passeio de Lancha Voadeira

À noite, depois de retornarmos para a pousada e tomarmos banho, saímos para uma longa caminhada pela cidade com um casal e filha que conhecemos no passeio. Fomos até o Calçadão Cultural onde paramos num restaurante para comer. Eu preferi comer no Espetinho do Costa que servia um espeto de camarões empanados que estava uma delícia.