Centro Histórico de João Pessoa – Paraíba

Brasil - Paraiba - Joao Pessoa - Centro Historico - Vista Rio Sanhaua

O Centro Histórico de João Pessoa está localizado nos bairros do Centro, Róger, Jaguaribe, Tambiá e Varadouro, e foi reconhecido como patrimônio histórico nacional em 2007.

10º dia: Centro Histórico de João Pessoa

Nosso último dia para aproveitar João Pessoa. Como o tempo não estava bom, decidimos voltar ao Centro Histórico. Nossa primeira parada foi no Largo São Frei Pedro Gonçalves onde encontra-se a igreja de mesmo nome. A Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, construída em 1843, está localizada no alto da colina do antigo Porto do Varadouro, em frente ao rio Sanhauá.

Brasil - Paraiba - Joao Pessoa - Centro Historico - Igreja de Sao Frei Pedro Goncalves
Igreja de São Frei Pedro Gonçalves

Na mesma praça encontra-se o Hotel Globo, edifício tombado de arquitetura eclética e com uma bela vista do Rio Sanhauá, lugar onde João Pessoa foi fundada em 1585. Ali também realizam-se diversos eventos culturais.

Brasil - Paraiba - Joao Pessoa - Centro Historico - Hotel Globo
Hotel Globo

Centro Histórico de João Pessoa

Próximo dali encontra-se a Praça Antenor Navarro, com seus sobrados coloridos dos séculos XIX e XX, construídos originalmente para abrigar lojas. A maior parte dessas construções tem o estilo batizado de eclético e art-déco, onde mistura o clássico, o barroco e o neogótico.

Brasil - Paraiba - Joao Pessoa - Centro Historico - Praca Antenor Navarro
Praça Antenor Navarro

Mais adiante, passamos pela Catedral Basilica de Nossa Senhora das Neves, sede da Arquidiocese do estado e que foi construída em 1586 pelos primeiros colonizadores da Paraíba como forma de homenagear Nossa Senhora das Neves.

Brasil - Paraiba - Joao Pessoa - Centro Historico - Catedral Basilica de Nossa Senhora das Neves
Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves

Para finalizar o passeio pela cidade, fomos ao Parque Solon de Lucena, também conhecido como Parque da Lagoa. É um dos principais símbolos da cidade apresentando belos jardins e uma lagoa, ao centro, com um grande espelho d’água circular cercado por palmeiras-imperiais. Paramos num estacionamento próximo e, enquanto Bete e Juju foram passear num shopping, fui caminhar pela praça para tirar umas fotos.

Brasil - Paraiba - Joao Pessoa - Parque Solon de Lucena
Parque Solon de Lucena

À noite, fomos mais uma vez no nosso restaurante preferido nesta viagem: o Sapore D’Itália. Depois disso caminhamos pela orla para nos despedir dessa cidade acolhedora e bem estruturada, onde recomendamos uma visita.