Centro Cultural de São Francisco e Farol do Cabo Branco

Brasil - Paraiba - Joao Pessoa - Farol do Cabo Branco

O Farol do Cabo Branco localiza-se sobre uma falésia na praia de Cabo Branco. A construção situa-se cerca de 800 metros ao norte da Ponta do Seixas, o ponto mais oriental do Brasil continental.

3º dia: Centro Cultural de São Francisco, Farol do Cabo Branco e Ponta do Seixas

Começamos este dia indo conhecer o Centro Histórico de João Pessoa. Está localizado nos bairros do Centro, Róger, Jaguaribe, Tambiá e Varadouro, e foi reconhecido como patrimônio histórico nacional em dezembro de 2007.

Centro Cultural de São Francisco

Nossa primeira parada foi no Centro Cultural de São Francisco. Este complexo é o lugar ideal para quem deseja ter uma aula sobre história e arte, especialmente sobre o Barroco no Brasil. Após admirarmos sua fachada externa, adentramos o complexo para uma visita guiada.

Brasil - Paraiba - Joao Pessoa - Centro Cultural de Sao Francisco

O complexo arquitetônico engloba a Igreja e Convento de São Francisco, a Capela da Ordem Terceira de São Francisco, a Capela de São Benedito, a Casa de Oração dos Terceiros (chamada de Capela Dourada), o Claustro da Ordem Terceira, uma fonte e um grande adro com um cruzeiro. A visita guiada durou aproximadamente 40 minutos.

Centro Cultural de São Francisco

Saindo dali e bem ao lado encontra-se a Catedral Basilica de Nossa Senhora das Neves. É a sede da Arquidiocese da Paraíba e foi construída numa elevação pelos primeiros colonizadores da Paraíba em 1586. Como estava tendo uma missa, não entramos para visitar naquele momento e aproveitamos para admirar as construções ao seu redor.

Brasil - Paraiba - Joao Pessoa - Centro Historico
Centro Histórico

Vista Farol do Cabo Branco

Em seguida, pegamos o carro e fomos até outra atração da cidade: o Farol do Cabo Branco. Estacionamos o carro no estacionamento do Parque Ecológico Bosque dos Sonhos, um parque muito bem arborizado com diversas atrações, restaurante, artesanatos, bom para um final de semana em família. De lá, desfrutamos de uma bela vista das Piscinas Naturais do Seixas.

Brasil - Paraiba - Joao Pessoa - Parque Ecologico Bosque dos Sonhos
Parque Ecológico Bosque dos Sonhos

Farol do Cabo Branco

O farol, que tem uma forma triangular única no país, é um dos mais importantes e visitados cartões postais da capital paraibana. Depois de algumas fotos, atravessamos o parque e, do outro lado, encontramos o Monumento Rosa dos Ventos. É o lugar mais oriental do Brasil e das Américas. Tem a imagem do Brasil cortado ao meio e um sol brilhante entrando no extremo da sua ponta, simbolizando o primeiro nascer do sol do Brasil.

Começou a chuviscar e aproveitamos para almoçar no restaurante do parque. O almoço até que estava bom mas o serviço deixou a desejar. Ao lado do parque encontram-se duas construções: a Estação Cabo Branco e a Estação das Artes. Ambas estavam fechadas por causa da pandemia.

Brasil - Paraiba - Joao Pessoa - Estacao Cabo Branco
Estação Cabo Branco

Ponta do Seixas

Depois do almoço fomos descansar na praia. Como pegamos muito sol no dia anterior, deixamos para pegar praia no final do dia. Fomos até a Praia do Seixas onde fica a Ponta do Seixas, ponto mais oriental das Américas e do Brasil.

À noite, fomos jantar no La Tratoria, excelente restaurante de comida italiana bem na rua do hotel. Depois disso, caminhamos na orla e depois fomos descansar porque no dia seguinte teríamos uma viagem longa.