Catedral de Sal de Zipaquirá e Museo Botero – Bogotá

Colombia - Bogota - Catedral de Sal de Zipaquira

A Catedral de Sal de Zipaquirá, que fica a 50 km de Bogotá, é considerada a primeira maravilha da Colômbia. O Museo Botero surgiu a partir de uma doação de obras de arte feita pelo artista plástico colombiano Fernando Botero ao governo do seu país.

3º dia: Catedral de Sal de Zipaquirá, Plaza de Bolívar e Museo Botero

Ainda um pouco chateados pelo ocorrido no dia anterior, decidimos que o fato não estragaria nosso último dia de viagem. Sendo assim, fomos conhecer a grande atração da Colômbia: a Catedral de Sal de Zipaquirá. Como fizemos para chegar lá ? Saímos do hotel e descemos duas quadras até a Calle 26 para pegar o Transmilenio, o “BRT” deles. Dali seguimos até a estação final daquela linha em Portal del Norte. Chegando lá, e logo após atravessarmos a catraca de saída, pegamos um ônibus tipo “frescão” que tinha escrito no letreiro “ZIPA”. Não tem como errar !!! Do Portal del Norte até Zipaquirá levamos cerca de 50 minutos e a viagem, no total, aproximadamente duas horas.

Chegamos em Zipaquirá e caminhamos por duas quadras ao lado do Parque La Esperanza até a estação de trem. Ali pegamos uma jardineira que faz o city tour pela cidade. Achamos válido pois a primeira parada é na Catedral de Sal, nosso principal objetivo. Depois da visita, pegamos novamente a jardineira e passamos pelas principais atrações da pequenina e pacata cidade.

Colombia - Zipaquira - Catedral de Sal - Plaza del Minero
Catedral de Sal – Plaza del Minero

Parque de la Sal

Ao chegarmos no complexo Parque de la Sal, nos deparamos com uma escultura denominada “Manos de Esperanza”, cedida pelo Rotary Club de Zipaquirá. Mais adiante chegamos na Plaza del Minero que tem uma enorme escultura representando um minerador em seu trabalho. Por ali também encontram-se uma lojinha de artesanatos e a bilheteria para compra de ingressos. Existem alguns tipos de pacote mas contratamos a visita guiada acrescentando apenas o museu. Não contratamos o passeio conhecido como Ruta Del Minero, que baseia-se na simulação da jornada de um mineiro dentro da mina de sal.

Colombia - Zipaquira - Catedral de Sal - Plaza del Minero
Catedral de Sal – Plaza del Minero

A visita começa por um túnel em declive escavado na rocha. Nele pudemos observar as paredes em sal enquanto que no teto um painel em LED alternava as cores das bandeiras de diversos países.

Catedral de Sal – Via Crucis

A próxima etapa da visita é a chamada Via Crucis, um percurso de 386 metros com 14 estações que simbolizam os Passos da Paixão de Cristo, do Pretório ao Calvário. Dentro de cada uma das estações existe uma enorme cruz esculpida ou entalhada nas paredes da mina de sal, todas com iluminação especial contrastando com o ambiente.

Colombia - Zipaquira - Catedral de Sal - Estacao Via Crucis
Catedral de Sal – Estação Via Crucis

Mais adiante, chegamos a um entalhe nas rochas de sal que simboliza a imagem do rosto de Jesus Cristo, como no “Santo Sudário”. Depois chegamos numa grande cúpula, talhada no sal, simbolizando a união entre a terra e o céu. Perto de chegarmos na Catedral, entramos numa área onde tínhamos uma visão dela do alto. Dali conseguimos avistar esculturas de anjos e santos, feitos de sal e de mármore,  e também a sentir uma atmosfera com um alto grau de religiosidade.

Catedral de Sal – Nave do Nascimento

O centro da Catedral de Sal é constituído por três câmaras: a Nave do Nascimento, a Nave da Vida e a Nave da Morte e Ressurreição. A Nave do Nascimento é composta de um presépio, esculpido em mármore e sal, e do batistério. Este está localizado em torno de uma fonte de sal cristalino, em forma de cascata, simbolizando o rio Jordão onde Jesus Cristo foi batizado.

Catedral de Sal – Nave da Vida

A Nave Central, ou Nave da Vida, está construída a 180 metros abaixo da montanha de sal. Esta nave é suportada por quatro enormes pilares que simbolizam os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João, também considerados pilares da fé cristã. Nesta área está a maior cruz construída embaixo da terra do mundo, com 16 metros de altura, 10 metros de largura e 80 cm de profundidade. Além disso, no chão, encontra-se um grande medalhão simbolizando o nascimento de Cristo e sua conexão com a vida terrena. Ele é representado pela pintura “A Criação do Homem”, de Michelangelo, encontrada no teto da Capela Sistina.

Colombia - Bogota - Catedral de Sal de Zipaquira
Nave Central
Colombia - Zipaquira - Catedral de Sal - A Criacao do Homem
Nave Central – A Criação do Homem

Catedral de Sal – Nave da Morte e da Ressurreição

A Nave da Morte e da Ressurreição é composta por uma escultura de Pietá, que representa a Deposição de Cristo simbolizando o fim da sua vida terrena. Na mesma área estão a capela Santíssimo Sacramento e as cavernas de ressurreição.

Nave da Morte e da Ressurreição

A visita termina num espelho d’água, de apenas 10 cm de profundidade, que recria o lugar em que o sal foi extraído da mina. Nele um espelho perfeito reflete as paredes e o teto da rocha de sal, que ao receber luz gera um incrível efeito de profundidade. Ao final da visita guiada, é possível assistir a um espetáculo de luzes e fazer compras nas inúmeras lojinhas de artesanatos.

Museo de la Salmuera

Ao sairmos das minas de sal, fomos ao Museo de la Salmuera. A visita ao museu se dá num percurso de 25 minutos e com muita apresentação audiovisual. Nele conhecemos um pouco mais da história da mina de sal e sua importância para o país.

Colombia - Zipaquira - Catedral de Sal - Museu
Museu

Plaza de Bolívar

Retornamos para Bogotá da mesma forma que saímos: ônibus tipo “frescão” e Transmilenio. Quando passávamos pelo Centro Histórico, a Bete, inconformada de ter perdido algumas fotos no incidente do dia anterior, resolveu descer na estação Museo Botero para irmos na Plaza de Bolívar. Caminhamos até lá e tiramos várias fotos deste lugar histórico.

Colombia - Bogota - Plaza de Bolivar

Museo Botero

Para finalizar este dia movimentado, fomos visitar um dos principais museus da cidade: o Museo Botero. Este museu de arte, que ocupa um edifício em estilo colonial, está localizado em La Candelaria, centro histórico e cultural de Bogotá.

Colombia - Bogota - Museo Botero

O acervo deste rico e importante museu é composto por 123 obras de autoria do próprio Botero e outras 85 obras de arte internacional. Este acervo abrange o período que vai de meados do século XIX à arte contemporânea.

Museo Botero

Depois da visita ao museu, retornamos para o hotel onde jantamos e arrumamos as malas para encerrarmos mais uma viagem maravilhosa. Nesta viagem curtimos natureza e nos enriquecemos conhecendo a cultura e os costumes do povo colombiano. Valeu Colômbia !!!