Castello Sforzesco e Cenaculo Vinciano – Milão

Italia - Milao - Igreja Santa Maria delle Grazie - Cenaculo Vinciano

O Castello Sforzesco é um belíssimo e imponente castelo que abriga atualmente museus e galerias de arte da cidade. Il Cenaculo Vinciano é uma espetacular obra-prima de Leonardo Da Vinci que está exposta num antigo refeitório da Igreja Santa Maria delle Grazie, em Milão.

2º dia: Piazza del Duomo, Pinacoteca di Brera, Castello Sforzesco, Parco Sempione e Cenaculo Vinciano

Começamos o dia saindo do hotel e indo em direção à Piazza del Duomo mas por outro caminho. Chegamos pela Piazza Alla Scala, que tem uma estátua de Leonardo da Vinci bem no centro e em frente o Teatro Alla Scala, que é uma das mais famosas casas de ópera do mundo. Atravessamos pela Galleria Vittorio Emanuele II em direção ao Duomo, porque neste dia resolvemos visitar os seus terraços.

Italia - Milao - Piazza Scala
Piazza Alla Scala

Entramos na Catedral e fomos visitar atrás do altar, que estava fechado no dia anterior, onde pudemos admirar os imensos vitrais e esculturas de rara beleza. Chegamos aos terraços e, apesar de uma parte estar em restauração, pudemos admirar a arquitetura do lugar, principalmente os pináculos com suas esculturas detalhadamente esculpidas na ponta, e também um dos símbolos da cidade: La Madonnina, uma estátua dourada em homenagem à Nossa Senhora colocada na agulha mais alta da Catedral. Além disso, lá de cima pudemos apreciar a bela arquitetura da cidade e também avistar algumas montanhas nevadas.

Saindo do Duomo, atravessamos novamente a Galleria Vittorio Emanuele II, passamos pela Piazza della Scala, subimos a Via Giuseppe Verdi, depois a Via Brera, até chegarmos na Pinacoteca di Brera. Esta pinacoteca, que fica dentro do Palazzo Brera, contém uma das mais importantes coleções de arte italiana. Resolvemos não entrar na pinacoteca e ficamos admirando o pátio interior do palácio, com sua imponente arquitetura e suas esculturas, principalmente de filósofos, dispostas num ambiente bem agradável.

Castello Sforzesco e Parco Sempione

Continuando nossa caminhada, após sairmos da pinacoteca, entramos na Via Fiori Chiari e foi quando encontramos uma loja de um dos melhores sorvetes do mudo: Amorino, e claro que paramos para nos deliciar com esta maravilha !!! Mais alguns minutos de caminhada e enfim chegamos ao Castello Sforzesco. Este belíssimo e imponente castelo abriga atualmente museus e galerias de arte da cidade. Atrás do castelo existe o Parco Sempione, um grandioso e bem arborizado parque que as pessoas usam para se exercitar e pegar um solzinho e de onde temos uma bela vista do castelo. Caminhamos pelo parque até o Arco della Pace onde fizemos um pequeno piquenique e depois paramos num parquinho para que a Juliana pudesse se divertir um pouco. Ao retornarmos para o castelo, passamos por uma tenda em que muitas pessoas de terceira idade estavam dançando tango num ambiente bem animado e aprazível.

Igreja Santa Maria delle Grazie – Cenaculo Vinciano

Depois de passarmos novamente pelo Castello Sforzesco, saímos dele passando por uma praça com um belo chafariz e fomos até nossa última atração a ser visitada neste dia: Il Cenaculo Vinciano. Esta espetacular obra-prima de Leonardo Da Vinci está exposta num antigo refeitório da Igreja Santa Maria delle Grazie, situada na praça de mesmo nome. Como chegamos um pouco mais cedo que a hora marcada (18:30pm) e ficamos aguardando até a chamada para a visita.

Chegou a hora e lembro que, para chegarmos até a sala principal, passamos por três portas de vidro que fechavam assim que todos entravam em cada ambiente. Enfim entramos no antigo refeitório, agora uma sala bem climatizada, e nos deparamos com uma das obras-primas mais importantes do mundo: A Última Ceia de Leonardo Da Vinci. Ficamos ali admirando e lendo as informações dispostas num painel colocado à frente da pintura. Vale citar que na parede oposta da sala existe outra bela pintura que retrata a crucificação de Jesus Cristo. Apesar de ser terminantemente proibido fotografar e filmar, é impossível sair dali sem um registro.

Italia - Milao - Igreja Santa Maria delle Grazie - Cenaculo Vinciano
Igreja Santa Maria delle Grazie – Cenaculo Vinciano

Piazza del Duomo

Após essa visita histórica e inesquecível, retornamos para o hotel caminhando, como sempre. Aproveitamos para passar novamente pela Piazza del Duomo, onde fizemos alguns registros fotográficos ao pôr do sol e à noite, neste que foi um dia bastante proveitoso na cidade.

• Pinacoteca di Brera
    Ingresso: € 10 euros (inteiro) e gratuito para menores de 18 anos
  • Catedral de Milão (Duomo)
    Ingresso: € 12 euros (terraços/tesouros com subida pelo elevador; Juliana tinha 4 anos e não pagou)
    Para informações sobre horários e ingressos, entre no site oficial Duomo (em inglês)
  • Castello Sforzesco
    Para informações sobre horários e ingressos, entre no site oficial Castello Sforzesco (em inglês)
  • Cenacolo Vinciano
    Ingresso: € 8 euros (adulto) e € 1,50 euros (criança)
    Para agendar a visita, entre no site oficial Cenacolo Vinciano (em inglês)

• Milão é a capital da região da Lombardia e é também conhecida como a capital do design.
  • Catedral de Milão (Duomo)
    • Foi iniciada no século XIV mas só concluída em 1813. É a maior catedral gótica do mundo e a quarta em dimensão na Europa.
    • A entrada é gratuita mas não é permitido o ingresso de pessoas vestidas com regatas, mini-saias, shorts e blusas decotadas.
  • Castello Sforzesco
    • Foi construído no século XV, por Francesco Sforza, sobre restos de uma fortificação anterior datada do século XIV. Atualmente abriga museus e galerias de arte de Milão.
    • A entrada no castelo é gratuita, mas para os museus e galerias é cobrado ingresso.
    • Arco della Pace, situado no Parco Sempione, é o Arco do Triunfo de Milão.
  • Il Cenacolo Vinciano (A Última Ceia de Leonardo Da Vinci)
    • Esta pintura, iniciada em 1495 e concluída em 1498, retrata os últimos momentos de Jesus Cristo com os 12 apóstolos. Na Segunda Guerra Mundial, este local foi parcialmente destruído mas as paredes com as obras-primas não foram afetadas. Vale citar que esta foi uma das obras-primas protegidas para que não fossem destruídas ou roubadas (história que foi retratada no filme “Caçadores de Obras-Primas”).
    • Para quem gosta de história e arte, não deixe de visitar. Na minha modesta opinião, é mais impactante do que Monalisa e outras.
    • O ideal é que agende a visita antes de viajar. Foi o que fizemos pela internet (mas também pode ser por telefone).