Brasil – Interior Paulista – Roteiro do Vinho e Circuito das Flores

Brasil - São Paulo - Itu - Fazenda Vila Real de Itu (Interior Paulista)

Nesta viagem, fomos de carro do Rio de Janeiro até Itu onde ficamos hospedados por uma semana na Fazenda Vila Real de Itu. Nesta semana, aproveitamos para descansar e também para conhecer algumas cidades do interior paulista como Aparecida, São Roque e Holambra.

Interior Paulista: Aparecida, Itu, São Roque e Holambra

Devido às restrições impostas pela pandemia do Covid-19, decidimos nessas férias viajar de carro para um lugar mais próximo e que nos passasse uma maior segurança com relação à nossa saúde. Sendo assim, decidimos visitar a família da Bete no interior paulista e ficamos hospedados na Fazenda Vila Real de Itu. Estando lá, poderíamos caminhar pelo belíssimo e imenso condomínio, com trilhas e quadras esportivas, onde aproveitamos para relaxar, e também poderíamos conhecer algumas cidades nos arredores de Itu, como São Roque e Holambra.

Aparecida

Depois de sairmos do Rio de Janeiro e de rodarmos por aproximadamente 4 horas pela Rodovia Presidente Dutra, chegamos na cidade de Aparecida. Chegando lá, não poderíamos deixar de visitar a principal atração da cidade, o Santuário Nossa Senhora Aparecida, para agradecer tudo de bom que nos foi concedido e também pedir muita saúde e paz para enfrentar o que virá pela frente.

Brasil - São Paulo - Santuário Nossa Senhora Aparecida (Interior Paulista)
Santuário Nossa Senhora Aparecida

A Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Também é o maior espaço religioso do país, com mais de 143 mil m² de área construída ao longo de todo o Santuário.

Itu

Depois de aproximadamente 7 horas de viagem vindo do Rio de Janeiro, chegamos à Itu onde ficamos hospedados na Fazenda Vila Real de Itu. O Vila Real é um loteamento fechado com mais de 40 anos, que tem sua origem na Fazenda Nossa Senhora da Conceição, propriedade rural surgida no século XVIII a partir da junção de duas glebas de 211 alqueires.

Brasil - São Paulo - Itu - Fazenda Vila Real de Itu (Interior Paulista)
Fazenda Vila Real de Itu

Em Itu, fomos conhecer a Praça Padre Miguel, também conhecida como Praça da Matriz, que é o principal ponto turístico da cidade. Localizada no Centro Histórico, nela encontram-se os famosos exageros da cidade, um orelhão gigante, com aproximadamente 10 metros de altura, e também o semáforo gigante. A praça está localizada em frente à Igreja Nossa Senhora da Candelária, conhecida como Igreja Matriz, construída em 1780, e que possui os estilos barroco e rococó em sua construção. Além do orelhão e do semáforo, a praça também possui um lindo coreto e muitas casas centenárias ao redor.

Brasil - São Paulo - Itu - Centro
Itu – Centro
Brasil - São Paulo - Itu - Centro (Interior Paulista)

Depois de conhecermos o Centro Histórico de Itu, decidimos tomar um café na Confeitaria Dona Maria Bolacha e foi nesta rua que conhecemos um pequeno mas riquíssimo museu de colecionador. O Garage 12, que teve início por volta de 1975, começou com um acervo de brinquedos e carrinhos de autorama. Com o passar do tempo, o interesse por outros itens foi aumentando e hoje contam com raridades de telefones, máquinas de escrever, máquinas de fotografia, peças náuticas, fonógrafos, gramofones, automóveis, miniaturas, álbuns antigos e outros itens diversos.

Brasil - São Paulo - Itu - Garage 12
Garage 12

São Roque (Roteiro do Vinho)

Localizado em São Roque, cidade do interior paulista localizada a 73 km de São Paulo e a 55 km de Itu, o Roteiro do Vinho é tradicional desde 1998. É uma oportunidade única de vivenciar toda a história e tradição desta linda região, através das adegas, vinícolas, restaurantes, hospedagens, centros de lazer e entretenimento, em meio à natureza abundante da mata atlântica preservada. Em um passeio pela Estrada do Vinho e Rodovia Quintino de Lima, e suas interligações, podemos degustar bons vinhos, produtos típicos, almoçar em ótimos restaurantes e passar momentos de lazer nas fazendas, pesqueiros e ranchos.

Começamos nosso passeio ao Roteiro do Vinho pela Vinícola XV de Novembro. Esta vinícola tem uma produção feita a partir de vinhedos selecionados e cultivados com atenção e respeito pela terra e pelo fruto. A marca Quinta Moraes, lançada em 2008, trouxe para o catálogo da vinícola uma variedade irresistível de vinhos finos complementando o objetivo de agradar aos mais variados e exigentes paladares. Como estávamos vivendo uma pandemia, as visitações e degustações estavam suspensas.

Continuando nosso passeio, visitamos a Vinícola Góes, um parque enoturístico com as curiosidades do mundo do vinho, detalhes das áreas produtivas da vinícola e seu vasto portfólio de produtos, e tudo isso rodeados por uma natureza belíssima.

Depois de visitarmos as duas vinícolas, paramos no Vila Don Patto para comer. Neste centro de gastronomia e entretenimento, com restaurantes e atrações para toda família, almoçamos no restaurante português e depois retornamos para Itu.

Brasil - São Paulo - São Roque - Roteiro do Vinho (Interior Paulista)
Roteiro do Vinho

Holambra (Circuito das Flores do Interior Paulista)

Holambra é responsável por 40% da produção de flores no Brasil e é a maior exportadora da América Latina. Ao chegarmos lá, adentramos o Grande Portal Turístico que dá acesso ao centro da cidade. Este belíssimo portal foi inaugurado em 2004 e suas características seguem as das construções típicas holandesas, como tijolo à vista, telhado inclinado, janelas grandes, entre outras.

Brasil - São Paulo - Holambra - Portal
Holambra – Portal

Depois de adentrarmos o portal, passamos pelo Memorial do Imigrante e demos uma volta de reconhecimento pelo centro de Holambra. Depois disso, fomos até um dos principais pontos turísticos da cidade, o Moinho Povos Unidos. Este é um moinho de vento construído na tradição holandesa e é considerado o mais alto moinho de vento da América Latina.

Holambra – Centro

Em seguida, fomos até a Praça Bento Euzébio Tobias, também conhecida como Praça Bentão. Esta praça fica em frente ao Paço Municipal e foi construída em homenagem ao Bentão, falecido funcionário responsável pelas praças e jardins de Holambra por décadas.

Bem próximo desta praça fica o Parque da Expoflora, parte do recinto onde acontece a Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. Fora do evento, o espaço fica aberto ao público. Acabou se tornando mais um belo cartão postal, com suas fachadas coloridas, os guarda-chuvas sobre a Alameda Maurício de Nassau e uma praça de alimentação.

Depois de visitarmos alguns pontos turísticos, paramos numa rua cheia de lojas e restaurantes. Depois de umas comprinhas, aproveitamos para almoçar no Café Restaurante Casa Bela, restaurante que serve culinária holandesa num ambiente aberto e cheio de mesas espalhadas pela calçada e por uma viela interna.

Brasil - São Paulo - Holambra - Restaurante Casa Bela (Interior Paulista)
Restaurante Casa Bela

Depois do almoço, fizemos mais algumas compras nas diversas lojas de plantas e flores do centro e em seguida pegamos a estrada de volta para Itu.

Informações (Interior Paulista)

• Roteiro do Vinho
    • No verão, entre janeiro e fevereiro, é a hora da colheita da uva;
    • No outono, as árvores de plátanos dão seu show em toda a cidade;
    • No inverno, é uma oportunidade para curtir o friozinho da cidade;
    • Na primavera, é o momento ideal para contemplar a beleza inconfundível da flor de alcachofra, período que antecede a colheita.
  • Vinícola XV de Novembro
  • Vinícola Góes
  • Circuito das Flores
    • É integrado pelos municípios de Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse e Campinas. A criação deste circuito teve como objetivo integrar as cidades para que promovam a cooperação técnica, a troca de conhecimentos e o desenvolvimento do setor, que tem na região de Campinas o maior pólo produtor de flores do Brasil.