Baía dos Porcos e Praia do Sueste – Fernando de Noronha

Brasil - Fernando de Noronha - Por do Sol no Forte do Boldro

O Ilha Tour é o passeio mais completo de Noronha, passando pelas mais famosas praias da ilha, com parada para mergulho na Praia do Sueste. O trajeto inclui paradas na Praia do Leão, Sueste, Sancho, Cacimba do Padre e Baía dos Porcos, finalizando no mirante do Boldró para admirar o pôr do sol.

3º dia: Ilha Tour – Praia do Sancho, Baía dos Porcos, Praia do Sueste e São Pedro de Boldró

Este passeio de bugre que durou o dia inteiro, começou com uma rápida orientação do guia perto do Buraco da Raquel. Esta é uma formação rochosa cavada pelo mar na Enseada da Caieira e que fica bem em frente à Sela de Ginete, uma grande ilha que faz parte das Ilhas Secundárias. Mais adiante paramos para dar nosso primeiro mergulho, na Praia do Sancho.

Brasil - Fernando de Noronha - Baia do Sancho
Baía do Sancho

Descemos uma falésia enorme por uma escada de ferro dentro de uma fenda; que depois de alguns dias foi interditada para manutenção pois estava toda enferrujada. Depois descemos enormes degraus até a areia da praia. Lembro de uma situação inusitada: enquanto nos deliciávamos mergulhando entre pequenos cardumes de peixes e arraias, pequenos répteis chamados “mabuia”, desceram pela encosta da falésia e entraram nas bolsas atrás de alimento. Fernando de Noronha é cheia deles e após isso começamos a tomar mais cuidado com nossas coisas.

Brasil - Fernando de Noronha - Mergulho na Baia do Sancho
Mergulho na Baía do Sancho

Baía dos Porcos

Após o mergulho, seguimos por uma trilha na encosta da falésia até a Baía dos Porcos. Lá paramos para tirar fotos da Ilha Dois Irmãos e das pequenas piscinas naturais que se formam nas pedras desta praia. Continuando a caminhada, chegamos à Praia Cacimba do Padre, que é uma praia muito frequentada por surfistas e de onde se tem uma bela visão da Ilha Dois Irmãos.

Brasil - Fernando de Noronha - Ilha Dois Irmaos
Ilha Dois Irmãos
Brasil - Fernando de Noronha - Baia dos Porcos
Baía dos Porcos

Depois dessa caminhada, finalizada na Praia do Bode, retornamos ao bugre e fomos ao Mirante da Ponta do Air France. Deste mirante pudemos ver a divisão entre o mar de dentro e de fora, e também as Ilhas São José, Rasa e Sela Ginete. O nome vem do fato de, na década de 30, os franceses terem instalado ali uma base de apoio aos voos sobre o Oceano Atlântico.

Brasil - Fernando de Noronha - Praia Cacimba do Padre
Praia Cacimba do Padre

Baía do Sueste e Mirante do Boldró

Depois do almoço, pegamos o bugre e fomos para a Ponta das Caracas, situada entre a Praia do Leão e a Baía do Sueste. Este é um local de rara beleza, ideal para mergulho em suas piscinas naturais de pedras, na maré seca. A Praia do Leão é um reduto ecológico de Noronha de proteção das tartarugas marinhas, que desovam ali, e tem esse nome pela semelhança de um enorme rochedo com um leão marinho deitado, a Ilha do Morro do Leão. Ao seu lado uma outra pedra, a Ilha do Morro da Viuvinha é um santuário de aves.

Brasil - Fernando de Noronha - Ilha Morro do Leao
Ilha Morro do Leão
Brasil - Fernando de Noronha - Baia do Sueste
Baía do Sueste

Depois de alguns minutos admirando tanta beleza natural, descemos na Praia do Sueste para um mergulho entre as tartarugas marinhas, que avistamos do mirante aos montes entrando pela baía.

Brasil - Fernando de Noronha - Mergulho na Baia do Sueste
Mergulho na Baía do Sueste

Saímos dali para ver o belíssimo pôr do sol no Forte de São Pedro de Boldró. Um passeio de um dia inteiro, um pouco cansativo, mas que também nos proporcionou momentos e cenas inesquecíveis.