Arembepe, Guarajuba e Projeto TAMAR – Praia do Forte

Brasil - Bahia - Praia do Forte - Projeto Tamar

O Projeto Tamar foi criado na década de 80 para estudar e proteger as tartarugas marinhas no litoral brasileiro. São diversas espalhadas pelo Brasil, sendo a da Praia do Forte a mais bem-equipada. Entre os meses de dezembro e fevereiro é possível acompanhar os biólogos soltando tartaruguinhas recém-nascidas na areia.


1º dia: Chegada à Praia do Forte

Logo na chegada percebi que a Praia do Forte não era mais aquela que conheci em 1992, uma vila de pescadores com algumas biroscas, incluindo o Bar do Souza com seu excelente bolinho de peixe, e pouquíssimas pousadas. A pequena vila havia se tornado um balneário cheio de pousadas e restaurantes, inclusive italianos, e o mais marcante: o nome da rua principal passou a ser Avenida ACM.

2º dia: Praias de Arembepe e Guarajuba e abertura de ninhos no Projeto TAMAR

Saímos logo após o café da manhã e fomos de carro até a Praia de Arembepe. Esta praia, conhecida como a primeira aldeia hippie do Brasil, fica a 34 Km da Praia do Forte. Tem várias cabanas rústicas que se espalham numa área cercada pela lagoa do Rio Capivara e pelas piscinas naturais formadas pelos recifes da praia. A praia, além de possuir águas cristalinas, também abriga uma das mais importantes iniciativas de proteção ambiental do Brasil, o Projeto TAMAR, com áreas cercadas para proteção aos ovos das tartarugas marinhas.

Brasil - Bahia - Praia de Arembepe
Praia de Arembepe
Brasil - Bahia - Praia de Arembepe - Projeto Tamar
Projeto Tamar

Praia de Guarajuba

Antes de retornarmos à Praia do Forte, paramos para conhecer a Praia de Guarajuba, que fica a 12 Km da Praia do Forte. Guarajuba tem mar sereno na maré baixa, que é ideal para crianças. Atrai os amantes da pesca, do mergulho e do windsurf. Atualmente, possui nos seus arredores belas casas e condomínios fechados, que abrigam moradores e veranistas.

Brasil - Bahia - Praia de Guarajuba
Praia de Guarajuba

Projeto TAMAR – Praia do Forte

Depois de retornarmos à Praia do Forte, almoçamos um prato de comida típica e demos uma volta pela vila. Após isso, fizemos uma caminhada pela praia, não sem antes nos informarmos sobre a abertura dos ninhos de tartaruga do Projeto TAMAR que aconteceria naquele dia. Ao final do dia, entramos no Projeto TAMAR, visitamos seus tanques com tartarugas de vários tipos, arraias, tubarões, entre outros.

Brasil - Bahia - Praia do Forte - Projeto Tamar
Praia do Forte – Projeto Tamar

Ficamos por algum tempo aguardando a abertura nos ninhos das tartarugas marinhas. Os instrutores e guardiões do projeto começaram a escavar a areia e a encher vários baldes com filhotes de tartaruga de couro. Trouxeram até os curiosos que cercavam o ninhal para que pudéssemos registrar aquele momento único. Depois levaram até à beira da praia para soltá-los à sorte, já que 1 em 100, na média, sobrevivem aos seus predadores naturais. Lembro daqueles pequenos e indefesos animais correndo em direção à água enquanto crianças choravam querendo brincar com eles.


Veja também:


Dicas e informações

Informações

  • Assista à abertura dos ninhos das tartarugas marinhas no fim da tarde (Projeto TAMAR).
  • Não esqueça de comer uma porção de bolinho de peixe no Bar do Souza.
  • Caminhe pela Praia do Forte (mas cuidado com os corais).

Links úteis

One thought on “Arembepe, Guarajuba e Projeto TAMAR – Praia do Forte

Deixe seu comentário / Peça uma dica