Projeto Tamar e Aquário de Ubatuba

Brasil - Sao Paulo - Ubatuba - Aquário de Ubatuba

O Projeto Tamar de Ubatuba foi a primeira base instalada em área de alimentação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro. O Aquário de Ubatuba tem como principais objetivos a educação e a pesquisa voltadas à conservação do meio ambiente.


1º dia: Chegada à Ubatuba

Já era noite quando chegamos em Ubatuba e, como não tínhamos reservado um hotel, fomos procurar um para ficar. Depois de uma hora procurando, encontramos um no fim de uma rua distante aproximadamente 200 metros da praia. Depois de um banho revigorante, saímos para jantar pois estávamos famintos. Encontramos um excelente restaurante chamado Zenith Gourmet, que ficava na cobertura de um centro comercial. Depois de um delicioso jantar, caminhamos pela orla e visitamos um centro de artesanato antes de voltarmos para o hotel.

2º dia: Projeto Tamar e Aquário de Ubatuba

Depois de uma boa noite de sono, tomamos um café da manhã reforçado e fomos conhecer algumas atrações das cidade. Começamos pelo Projeto Tamar, que foi a primeira base instalada em área de alimentação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro. Inaugurado em 1991, é um dos mais importantes do país, ao lado de Fernando de Noronha e Praia do Forte. O Centro de Visitantes de Ubatuba conta com uma infraestrutura de educação ambiental, informação, lazer, incluindo tanques e aquários, além de centro de exposições, loja e lanchonete. Ficamos ali por aproximadamente uma hora e Juliana se divertiu muito vendo os tanques e nos brinquedos para fotos dentro de cascos de tartaruga.

Brasil - Sao Paulo - Ubatuba - Projeto Tamar
Brasil - Sao Paulo - Ubatuba - Projeto Tamar
Brasil - Sao Paulo - Ubatuba - Projeto Tamar
Projeto Tamar de Ubatuba

Aquário de Ubatuba

Em seguida fomos visitar o Aquário de Ubatuba. Dentre os peixes da fauna nacional, destacam-se coloridos cavalos marinhos e moreias. Além destes, também encontramos tubarão lixa, garoupas, baiacus e outros peixes regionalmente conhecidos. Vários painéis fotográficos explicam os principais ecossistemas marinhos com exemplares da fauna oceânica.

Brasil - Sao Paulo - Ubatuba - Aquario
Brasil - Sao Paulo - Ubatuba - Aquario
Aquário de Ubatuba

Tem também o Pinguinário, uma atração onde o visitante pode ver de perto os fascinantes Pinguins-de-Magalhães e alimentá-los de forma bastante interativa. Juliana adorou estas duas atrações, principalmente por poder acariciar estrelas-do-mar e também alimentar os pinguins.

Brasil - Sao Paulo - Ubatuba - Aquario
Brasil - Sao Paulo - Ubatuba - Aquario
Aquário de Ubatuba

Uma das grandes atrações é o Tanque de Contato, que permite o contato entre os visitantes e diversos exemplares de animais marinhos, como pepinos e estrelas do mar, ouriços, lagostas entre outros, sempre com a orientação de monitor especializado.

Brasil - Sao Paulo - Ubatuba - Aquario
Aquário de Ubatuba

Depois fomos passear pela cidade e a Bete aproveitou para fazer compras nas casas de artesanato. Como não estava me sentido bem, voltei para o hotel enquanto elas foram para a piscina. À noite, retornamos ao mesmo restaurante e na saída Juliana se esbaldou com um delicioso “petit gateau”.


Dicas e informações

Serviços

  • Projeto Tamar
    Visitação: domingo a quinta das 10 às 18 hs / sexta e sábado das 10 às 20 hs
    Ingresso: R$ 18,00 (crianças menores que 1,20m não pagam)
  • Aquário de Ubatuba
    Visitação: domingo a quinta das 10 às 20 hs / sexta e sábado das 10 às 22 hs
    Ingresso: R$ 60,00  (ingresso família – 2 adultos e 1 criança)

Informações

  • Ubatuba está localizada no litoral norte de São Paulo. Entre o mar e as montanhas, tem 73 praias em 106 km de litoral, e está cercada pela Serra do Mar e recoberta por preservados remanescentes de Mata Atlântica. Cerca de 80% de seu território estão dentro dos limites do Parque Estadual da Serra do Mar.

Links úteis

Deixe seu comentário / Peça uma dica