Lagoa Azul e Pedra Furada – Jericoacoara

Brasil - Ceara - Jericoacoara - Lagoa Azul

A Lagoa Azul tem água cristalina e refrescante e é formada pelas águas das chuvas. A Pedra Furada é uma formação rochosa em forma de arco na praia que é conhecida por ser um local ótimo para tirar fotografia.


1º dia: Lagoa do Paraíso, Lagoa Azul e Pedra Furada

Alugamos um passeio de bugre de dia inteiro para conhecermos duas lagoas de Jericoacoara e a Pedra Furada. No início do passeio, pegamos a Praia do Preá, uma praia muito extensa de areia batida, que determina o limite leste da APA e onde a pesca é abundante, oferecendo peixes e camarões frescos nos restaurantes locais. Chegamos na Lagoa do Paraíso, localizada no município de Jijoca, e que tem 15 km² de água doce e transparente, cercada por enormes dunas. Também é chamada de Lagoa de Jijoca e é muito procurada para o velejo em suas águas.

Brasil - Ceara - Jericoacoara - Lagoa do Paraiso
Brasil - Ceara - Jericoacoara - Lagoa do Paraiso
Lagoa do Paraiso
Brasil - Ceara - Jericoacoara - Lagoa do Paraiso
Lagoa do Paraíso

Em seguida, fomos até a Lagoa Azul, cuja água cristalina e refrescante é formada pelas águas das chuvas. Tem areia branca e bancos de madeira dentro d’água para servir de trampolim. Esta lagoa tem uma grande extensão, e sua paisagem se compara ao colorido do Caribe. Aproveitamos para almoçar por aqui.

Brasil - Ceara - Jericoacoara - Lagoa Azul
Lagoa Azul
Brasil - Ceara - Jericoacoara - Lagoa Azul
Lagoa Azul

Após o almoço fomos conhecer a tão famosa Pedra Furada. Descemos do bugre e fomos caminhando até perto da Pedra Furada e também da Pedra do Frade. Neste momento aconteceu o inusitado: o IBAMA deu uma “dura” nos bugueiros e eles foram embora levando as coisas que estavam no bugre (chinelo, camisa, …); tivemos que retornar à vila caminhando descalços (a Bete retornou no lombo de um jegue) e vimos o pôr do sol do alto de uma colina, de onde se viam também a Vila de Jeri e a Duna Maior. Depois de mais de uma hora caminhando, chegamos na Vila de Jericoacoara.

Brasil - Ceara - Jericoacoara - Pedra Furada
Pedra Furada
Brasil - Ceara - Jericoacoara - Pedra Furada
Brasil - Ceara - Jericoacoara - Pedra do Frade
Pedra do Frade
Brasil - Ceara - Jericoacoara - Por do Sol do alto da duna
Pôr do Sol do alto da duna

Veja também:


Dicas e informações

Serviços

  • Pedra Furada e Lagoas (passeio de bugre)
    Preço: R$ 60,00

Informações

  • Se tiver tempo, não deixe de conhecer Jericoacoara.
  • Melhor refeição: Peixe ao molho de camarão (R$ 22,00)

Links úteis

Deixe seu comentário / Peça uma dica