Palácio dos Leões e Catedral da Sé – São Luís

Brasil - Maranhao - Sao Luis - Palacio dos Leoes

O Palácio dos Leões é o edifício-sede do governo e um dos maiores símbolos da cultura maranhense. A Catedral da Sé foi erguida pelos jesuítas e presta homenagem à Nossa Senhora da Vitória, protetora dos portugueses nas batalhas contra o exército francês na capital do Maranhão.


2º dia: Palácio dos Leões, Catedral da Sé, Museu de Arte Sacra e Teatro Arthur Azevedo

Neste primeiro dia inteiro para aproveitar a cidade, pegamos um táxi no hotel e fomos até o Centro Histórico. Descemos perto da Praça Benedito Leite, cercada por palacetes centenários tombados e com uma estátua do homenageado, e dali começamos nosso passeio. Primeiro fomos até um mirante de onde se pode ver o encontro das águas dos rios Anil e Bacanga. A visão com a maré baixa é bem interessante e pode-se ver ao longe algumas palafitas.

Brasil - Maranhao - Sao Luis - Encontro dos Rios Anil e Bacanga
Encontro dos Rios Anil e Bacanga

Palácio dos Leões

Bem ao lado desta vista deslumbrante, fomos visitar o Palácio dos Leões. Localizado no centro histórico de São Luís, na área designada Patrimônio Mundial pela UNESCO, sua história começa no início do século XVII. A visita guiada foi gratuita e com horário certo para saída do grupo que vai se formando na entrada do palácio.

Brasil - Maranhao - Sao Luis - Palacio dos Leoes
Palácio dos Leões

Sua localização privilegiada, no alto do promontório onde nasceu a cidade, aliada à sua trajetória histórica, à sua arquitetura e seus bens artísticos, fazem do Palácio um conjunto de fundamental importância para a identidade cultural do povo maranhense. Suas salas e mobiliários muito bem conservados são os destaques da visita, que durou aproximadamente meia hora.

Brasil - Maranhao - Sao Luis - Palacio dos Leoes
Brasil - Maranhao - Sao Luis - Palacio dos Leoes
Palácio dos Leões

Catedral da Sé e Museu de Arte Sacra

Após sairmos da visita ao palácio, ficamos admirando as construções ao redor da Grande Praça Dom Pedro II. Dentre as principais estão a Capitania dos Portos do Maranhão, a Corregedoria Geral do Justiça e a Prefeitura de São Luís. Mais adiante chegamos na Catedral da Sé. Um guia-estudante nos acompanhou e deu diversas explicações sobre a catedral. Seu maior destaque é o retábulo em talha dourada no altar-mor, realizado no final do século XVII. Trata-se de um dos melhores exemplares da época do Brasil Colônia.

Brasil - Maranhao - Sao Luis - Catedral da Se e Museu de Arte Sacra
Catedral da Sé e Museu de Arte Sacra
Brasil - Maranhao - Sao Luis - Catedral da Se
Catedral da Sé

Em seguida visitamos o Museu de Arte Sacra do Maranhão que fica bem ao lado da Catedral. Seu acervo é composto por uma importante coleção com peças de imaginárias, ourivesaria e paramentos dos séculos XVII, XVIII e XIX nos estilos maneirista, barroco, rococó e neoclássico. Inclui também imagens de Roca que tradicionalmente são utilizados em procissões da Semana Santa.

Brasil - Maranhao - Sao Luis - Museu de Arte Sacra do Maranhao
Museu de Arte Sacra do Maranhão

Saímos do museu e continuamos nossa caminhada pelo Centro Histórico. Atravessamos a Praça Benedito Leite, subimos a Rua Humberto de Campos até passarmos pelo Convento Nossa Senhora do Carmo que resolvemos não visitar neste momento.

Brasil - Maranhao - Sao Luis - Convento Nossa Senhora do Carmo
Convento Nossa Senhora do Carmo

Teatro Arthur Azevedo

Mais adiante encontramos uma das atrações da cidade: o Teatro Arthur Azevedo. Sua construção começou em 1816 e sua inauguração foi no ano seguinte. Já foi chamado de Teatro União e Teatro São Luís. Apesar de ter uma visita guiada, decidimos apenas adentrar o salão principal e admirar seu palco e os lugares reservados ao público, distribuídos entre plateia, frisas, camarotes, balcões e galerias. Um lugar muito bonito que merece uma visita, principalmente para quem gosta de arte.

Brasil - Maranhao - Sao Luis - Teatro Arthur Azevedo
Brasil - Maranhao - Sao Luis - Teatro Arthur Azevedo
Brasil - Maranhao - Sao Luis - Teatro Arthur Azevedo
Teatro Arthur Azevedo

Depois da visita ao teatro, decidimos almoçar pois já estávamos com muita fome. Retornamos à Praça Benedito Leite e almoçamos no Restaurante Senac que tem uma comida muito boa e um ambiente bem agradável. Depois do almoço caminhamos pela Rua do Giz. Esta famosa rua possui uma escadaria formada por 35 largos degraus em pedra de cantaria e ladeada por sobrados coloniais. Nela encontram-se bares e restaurantes e, para os boêmios, a Praça da Seresta, onde se pode sentar durante a noite e admirar o casario com sua iluminação especial.

Brasil - Maranhao - Sao Luis - Rua do Giz
Rua do Giz
Brasil - Maranhao - Sao Luis - Rua do Giz
Rua do Giz

No retorno da caminhada pela Rua do Giz, fomos ao Mercado das Tulhas. Também conhecido com Casa das Tulhas ou Feira da Praia Grande, este lugar é um mundo de histórias e coisas onde você pode encontrar artigos e coisas típicas da cidade. Ficamos no Centro Histórico até o fim da tarde e depois retornamos para o hotel de táxi.

Brasil - Maranhao - Sao Luis - Centro Historico
Centro Histórico

Depois de um dia bem movimentado, à noite jantamos no restaurante do hotel, do qual já somos muito fregueses, e depois fomos descansar para mais um dia de caminhada.

Veja também:


Dicas e informações

Serviços

  • Palácio dos Leões
    Entrada: gratuita (com visita guiada)
  • Catedral da Sé
    Entrada: gratuita (com visita guiada)
  • Museu de Arte Sacra do Maranhão
    Ingresso: R$ 5,00
    Endereço: Avenida Pedro II, s/n – Centro – São Luís – MA
    Visitação: Terça à sexta-feira – das 9 às 17 hs / Sábado – das 9 às 16 hs / Domingo – das 9 às 14 hs
    Site Oficial

Informações

  • No século XX, o Teatro Arthur Azevedo, segundo teatro mais antigo do Brasil, foi descaracterizado e chegou a ser cinema. Em 1989, quando apenas a fachada original ainda resistia, foi demolido e reconstruído de acordo como o projeto original, tendo sido realizada pesquisa histórica para reconstituir os detalhes originais. (Referência: Wikipédia)
  • O Restaurante Senac é um restaurante-escola que tornou-se referência no Maranhão pela qualidade de ensino transmitida aos alunos, aliada à excelência no atendimento e demais serviços oferecidos aos clientes do restaurante.
  • A Rua do Giz, no Centro Histórico, foi batizada assim devido à crença de que, no passado, esta tenha sido coberta por uma escorregadia argila branca.

Links úteis

Deixe seu comentário / Peça uma dica