Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Goias - Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Trilha dos Saltos

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros possui formações vegetais únicas, como o cerrado de altitude, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza.


5º dia: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Mais um dia de passeio na Chapada dos Veadeiros. Depois de recolhermos algumas tangerinas no pomar da pousada, saímos em direção à São Jorge. Próximo dali fica o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com suas 4 trilhas e sua rica biodiversidade. Chegamos no parque e enquanto pagávamos a entrada, ficamos sabendo que duas das quatro trilhas estavam fechadas: a das Sete Quedas e dos Cânions, devido ao grande volume d’água proveniente das chuvas. Escolhemos então fazer a Trilha dos Saltos por ser a mais longa acessível naquele dia e uma das mais bonitas do parque. Começamos a trilha e percebemos que o percurso é feito na maior parte do tempo em terreno acidentado e bastante pedregoso. Até chegarmos nas Corredeiras do Rio Preto, onde tomamos um banho nas hidromassagens formadas em suas pequenas quedas, avistamos lindas veredas e tivemos uma bela noção do verdadeiro esplendor da Chapada dos Veadeiros.

Brasil - Goias - PN Chapada dos Veadeiros - Trilha dos Saltos
PN Chapada dos Veadeiros – Trilha dos Saltos

Saltos do Rio Preto

Continuamos nossa caminhada, e depois de aproximadamente 4 km, chegamos ao Mirante do Salto de 120m do Rio Preto, de onde se vê a queda d’água do Rio Preto, lugar com uma belíssima vista deste espetáculo da natureza e onde aproveitamos para descansar e tirar umas fotos.

Brasil - Goias - PN Chapada dos Veadeiros - Trilha dos Saltos - Salto do Rio Preto 120m
PN Chapada dos Veadeiros – Trilha dos Saltos – Salto do Rio Preto 120m

Saindo dali, começamos uma caminhada por uma mata bem fechada e depois de 800 metros do mirante chegamos ao Salto de 80m do Rio Preto, onde foi possível tomar banho no rio, em uma área limitada devido ao nível e à força das águas. Um lugar belíssimo !!!

Brasil - Goias - PN Chapada dos Veadeiros - Trilha dos Saltos - Salto do Rio Preto 80m
PN Chapada dos Veadeiros – Trilha dos Saltos – Salto do Rio Preto 80m

Depois de uma hora de descanso e um revigorante banho nas águas do Rio Preto, retomamos a caminhada. Depois de uma subida íngreme de cerca de 800 metros e mais 1,5 km de caminhada, chegamos novamente às Corredeiras do Rio Preto. Paramos novamente para tomar um banho de rio. Dali até a portaria foram mais 3 km, e foi preciso ficar atento com o horário de fechamento do parque.

Brasil - Goias - PN Chapada dos Veadeiros
PN Chapada dos Veadeiros

Este foi o passeio em que mais tivemos problemas com insetos, principalmente um que foi uma companhia constante: a mutuca. Este inseto é insistente, não sai literalmente do seu pé e tem um ferrão enorme. Mas como o nosso guia Beto já tinha muita experiência, sugeriu o seguinte: conta até três e pimba !!! Menos uma mutuca. Saldo final da caminhada: Beto matou umas 50 mutucas e eu umas 20, sem contar a Bete.

Veja também:


Dicas e informações

Informações

  • Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – Trilha dos Saltos
    Localização: no distrito de São Jorge, a 36 km do município de Alto Paraíso de Goiás
    Distância/duração: 11 km, aproximadamente entre 4 e 6 horas (ida e volta)
    Dificuldade: Saltos + Corredeiras: pesada; Só Corredeiras: moderada
    Visitação:  de terça a domingo, de 8:00 às 12:00 hs e saída até às 18:00 hs
    Ingresso: R$ 3,00 (valor de abril/2015)
  • O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961. Possui formações vegetais únicas, como o cerrado de altitude; centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza. Foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001. A caminhada e os banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque, numa viagem pelo Cerrado brasileiro.

Links úteis

Deixe uma resposta