Trem do Fim do Mundo e Canal de Beagle – Ushuaia

Argentina - Ushuaia - Navegacao no Canal de Beagle - Farol Les Eclaireurs

O Trem do Fim do Mundo tinha o propósito de levar os presos até os bosques para cortarem lenha para aquecer as casas de Ushuaia. A Navegação pelo Canal de Beagle é imperdível pois este canal banha a cidade de Ushuaia, faz divisa entre o Chile e a Argentina e ainda promove o encontro entre os oceanos Pacífico e Atlântico.


1º dia: Chegada à Ushuaia

Ushuaia é a capital da Província da Terra do Fogo, e a cidade mais austral do planeta, e por isso conhecida como o Fim do Mundo. A cidade é o ponto de partida para cruzeiros e navegações para a Antártica e outras partes do arquipélago da Terra do Fogo.

Depois que deixamos as malas no hotel, saímos para caminhar pela cidade. Descemos a rua até a orla, aproximadamente cinco quadras, e ficamos ali tirando fotos dos picos ainda pouco nevados. Também tiramos fotos de alguns monumentos, como o Monumento aos Heróis das Malvinas, das embarcações e dos animais que ali estavam. Na orla da cidade, onde encontra-se o Porto de Ushuaia, se tem uma bela vista do Cerro Cinco Hermanos e do Glaciar Martial. Voltando para o hotel, passamos pela rua principal, a Avenida San Martín, para dar uma olhada nas lojas já que a cidade é tax free. Aproveitamos também para reservar alguns passeios para os próximos dias.

Argentina - Ushuaia
Ushuaia

2º dia: Trem do Fim do Mundo e Navegação no Canal de Beagle

Saímos bem cedo do hotel para fazer um passeio ao Parque Nacional da Terra do Fogo. Neste passeio conheceríamos o parque e andaríamos no Trem do Fim do Mundo. Chegando lá, entramos num pequeno museu e depois ficamos admirando aquele bela locomotiva que nos levaria ao passeio. Até 1947, quando o presídio de Ushuaia foi fechado, este trem levava e trazia os presidiários do presídio (atual Museu Marítimo) para cumprir suas penas com o trabalho árduo. Olhando de fora não parecia, mas ao entrar percebi que o trem era bem baixo pois tive que andar com a cabeça abaixada.

Argentina - Ushuaia - PN Terra do Fogo - Trem do Fim do Mundo
PN Terra do Fogo – Trem do Fim do Mundo

O trenzinho foi serpenteando pelo parque e nós  ficamos admirando aquela natureza intocada, com suas montanhas nevadas e vasta vegetação. Retornando do passeio, o guia nos levou ao Lago Roca, que é um enorme e belo lago dentro do parque, mas estava chovendo muito e não deu para aproveitar. Como tinha um casarão próximo de onde paramos, resolvemos fazer uma parada para o café.

Argentina - Ushuaia - PN Terra do Fogo - Trem do Fim do Mundo
PN Terra do Fogo – Trem do Fim do Mundo

Bahia Lapataia

Seguindo nosso passeio, fomos conhecer a Bahia Lapataia, um fiorde na margem norte do Canal de Beagle. Ela marca o final da Ruta 3, uma rodovia argentina que percorre o país de norte a sul, desde a província de Buenos Aires até a província da Terra do Fogo. Um belíssimo lugar, onde ficamos caminhando por uma passarela de madeira, próxima à baía, tirando fotos e admirando a natureza ali presente.

Argentina - Ushuaia - PN Terra do Fogo - Bahia Lapataia
PN Terra do Fogo – Bahia Lapataia
Argentina - Ushuaia - PN Terra do Fogo - Bahia Lapataia
PN Terra do Fogo – Bahia Lapataia

Navegação no Canal de Beagle

Depois que retornamos do passeio da manhã, almoçamos perto do porto pois o nosso próximo passeio sairia dali. Lembro que comi um congrio negro espetacular. Por volta das 15:00hs pegamos um barco para fazermos uma navegação no Canal de Beagle, que nos levaria até uma pinguinera. Saímos do Porto de Ushuaia navegando em direção às ilhas tendo a imponente Isla Navarino à nossa direita. Alguns minutos depois chegamos na Isla de Los Lobos, que abriga uma colônia de leões-marinhos.

Mais alguns minutos e chegamos na Isla de Los Pájaros. Ali ficamos observando cormorões imperiais, magníficos petréis gigantes e outras vinte espécies de aves marinhas voando num balé incansável. Continuando nosso passeio chegamos no Farol Les Eclaireurs, que fica numa pequena ilha localizada num arquipélago de mesmo nome. Seguindo, passamos por Puerto Williams, cidade e porto chileno, considerado o local habitado mais meridional do mundo, na costa setentrional da Isla Navarino.

Argentina - Ushuaia - Navegacao no Canal de Beagle - Isla de los Lobos
Navegação no Canal de Beagle – Isla de los Lobos
Argentina - Ushuaia - Navegacao no Canal de Beagle - Isla de los Pajaros
Navegação no Canal de Beagle – Isla de los Pájaros

Pinguinera

Depois de navegarmos e apreciarmos a paisagem, chegamos a Pinguinera. O barco atracou bem próximo à ilha e ficamos ali apreciando o vai-e-vem dos pinguins, mergulhando e passeando em grupos. Lembro de uma situação inusitada: mal o barco parou e saímos para ver os pinguins, passaram alguns minutos e comecei a me sentir um pouco fraco, como que perdendo as forças. Estava muito frio e aí que me dei conta que estava com o casaco aberto, sem luvas nem gorro. Rapidamente entrei no barco, tomei um chocolate quente, vesti o gorro e as luvas e saí. Após aproximadamente meia hora, começamos a navegação de volta à Ushuaia, sem que antes apreciássemos o belo pôr do sol. Chegamos em Ushuaia por volta das 20:30hs já bem escuro. Um passeio cansativo mas recompensador pois me senti num programa do Discovery Channel.

Argentina - Ushuaia - Navegacao no Canal de Beagle - Pinguinera
Navegação no Canal de Beagle – Pinguinera
Argentina - Ushuaia - Navegacao no Canal de Beagle - Pinguinera
Navegação no Canal de Beagle – Pinguinera

Veja também:


Dicas e informações

Informações

  • Ushuaia significa baía profunda.
  • Não deixe de aproveitar a deliciosa gastronomia local, principalmente os pescados.
  • O passeio mais legal foi a navegação no Canal de Beagle.
  • Nosso vontade era pegar um cruzeiro daqueles e partir em direção à Antártica.

Links úteis

Deixe seu comentário / Peça uma dica