Isla de Los Lobos e Monumento Los Dedos – Punta del Este

Uruguai - Punta del Este - Isla de Los Lobos

Isla de Los Lobos, a aproximadamente 10 km de Punta del Este, é um santuário de leões e lobos-marinhos. A escultura Monumento Los Dedos foi feita pelo artista chileno Mario Irrazábal e também é conhecida como “La Mano” ou “Hombre emergiendo a la Vida”.


2º dia: Isla de Los Lobos, Playa Mansa, Playa Brava e Monumento Los Dedos

Reservamos este dia para fazermos um passeio de barco. Conversando com o pessoal do hotel, ficamos sabendo que existem duas ilhas próximas à Punta del Este: a Isla Gorriti e a Isla de Los Lobos. A Isla Gorriti, que fica a 2 km de distância, é uma reserva natural onde no verão diversos veleiros com turistas atracam para um mergulho em suas águas refrescantes. A Isla de Los Lobos, a aproximadamente 10 km, é um santuário de leões e lobos-marinhos. Para fazer qualquer um dos passeios, precisaríamos ir até o Puerto de Punta del Este para contratar; e foi o que fizemos. Saímos do hotel um pouco mais tarde do que estamos acostumados e em 20 minutos de caminhada chegamos ao porto.

Uruguai - Punta del Este - Puerto de Punta del Este
Puerto de Punta del Este

Isla de Los Lobos

Chegando ao porto procuramos a agência Dimar Tours, indicada pelo pessoal do hotel, e contratamos o passeio para a Isla de Los Lobos. Esta ilha, a quase 10 km da costa de Punta del Este, é um dos passeios mais procurados por turistas. Depois de 20 minutos de uma navegação relativamente tranquila, chegamos à ilha. É uma cena imperdível olhar para este paraíso natural e deparar-se com centenas de leões e lobos-marinhos tomando sol nas pedras ou se banhando no mar. A ilha, além dos animais, é bonita também por seu farol, considerado um dos mais altos da América do Sul.

Uruguai - Punta del Este - Isla de Los Lobos
Isla de Los Lobos

Mas o melhor e mais inesquecível ainda estava por vir. Após algum tempo admirando a ilha, um dos tripulantes perguntou se ninguém aproveitaria a oportunidade única de mergulhar com os lobos-marinhos. A princípio ficamos animados mas receosos. Ele continuou explicando que, se mergulhássemos próximos ao barco, os curiosos animais chegariam próximos a nós mas não nos atacariam. Segundo ele, o mesmo não aconteceria se fôssemos até a ilha. Não demorou muito e um rapaz mergulhou, depois outro, até que não resisti e mergulhei. Foram 20 minutos inesquecíveis !!! Aqueles animais selvagens, alguns maiores que eu, nos cercando e levantando a cabeça como se estivessem curiosos. Esta interação com a natureza, principalmente com estes animais selvagens, levarei para sempre na minha memória.

Uruguai - Punta del Este - Isla de Los Lobos
Isla de Los Lobos

Playa Mansa

O retorno para Punta del Este já não foi tão tranquilo. O mar estava um pouco agitado e o balanço do barco fez com que algumas pessoas vomitassem, inclusive a Juliana. Confesso que fiquei enjoado mas consegui segurar. Depois de chegarmos ao porto, decidimos ir caminhando pela orla da Playa Mansa até encontrarmos um restaurante para almoçar. No caminho entramos no El Secreto, um restaurante bem bacana com mesas tanto no estabelecimento como na calçada da praia. Decidimos ficar no estabelecimento e desfrutamos de um delicioso almoço. Lembro que tomei uma cerveja uruguaia Patricia e comi um espaguete ao frutos do mar. Maravilhoso !!!

Uruguai - Punta del Este - Playa Mansa
Playa Mansa

Monumento Los Dedos

Depois do almoço fomos até a Playa Brava onde encontra-se o Monumento Los Dedos. Esta famosa escultura é representada por cinco dedos parcialmente enterrados na areia. Tiramos algumas fotos e depois retornamos para a Playa Mansa onde ficamos até mais um maravilhoso pôr do sol. À noite, fomos até o Punta Shopping que era próximo do hotel e aproveitamos para jantar.

Uruguai - Punta del Este - Playa Brava - Monumento Los Dedos
Playa Brava – Monumento Los Dedos
Uruguai - Punta del Este - Playa Mansa
Punta del Este – Playa Mansa

Veja também:


Dicas e informações

Serviços

  • Isla de Los Lobos
    Preço: US$ 50 por pessoa (valor de janeiro/2017)

Informações

  • Recomendamos muito fazer o passeio à Isla de Los Lobos. Apesar de um certo mal estar com o balanço do mar, ver este paraíso natural e desfrutar de um mergulho com os lobos-marinhos foi uma experiência maravilhosa e inesquecível.
  • A escultura Monumento Los Dedos foi feita pelo artista chileno Mario Irrazábal, o mesmo que realizou esculturas similares em Madri, Puerto Natales, Veneza e no deserto do Atacama (La Mano del Desierto).
  • Todos os restaurantes foram excelentes, mas destacamos o El Secreto, o Peperone e o Napoleón.
  • Apesar de sabermos a priori, vale ressaltar que achamos tudo muito caro nesta região. Talvez seja porque eles vivam para época de temporada. Um rapaz do hotel disse que após abril a cidade fica muito deserta.

Links úteis

Deixe uma resposta