Notre-Dame, Jardins de Luxemburgo e Torre Eiffel – Paris

Franca - Paris - Trocadero - Vista Torre Eiffel

Notre-Dame é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Conciergerie foi residência e sede do poder real francês do século X ao século XIV. Sainte-Chapelle é uma capela gótica construída para servir de capela do palácio real. A Torre Eiffel é uma torre treliça de ferro do século XIX que foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.


5º dia: Catedral de Notre-Dame, Conciergerie, Sainte-Chapelle, Saint-German-des-Prés, Saint-Sulpice, Jardins de Luxemburgo e Torre Eiffel

Para um domingo em Paris, planejamos começar o dia assistindo uma missa na Catedral de Notre-Dame. Sua construção começou no ano de 1163 e é dedicada à Maria, Mãe de Jesus Cristo. Situa-se na praça Parvis, na pequena Île de la Cité, rodeada pelas águas do Rio Sena. Os arcos da entrada da igreja são lindos, cheios de representações bíblicas, os gárgulas não poderiam deixar de serem notados, na praça em sua frente há o “marco zero” da cidade de Paris. No seu interior, o que chama atenção são os vitrais, enormes, lindos, as rosáceas são exuberantes, a catedral toda é muito bonita e cheia de histórias. Assistimos a missa das 10:00hs, que foi perfeita e emocionante.

Franca - Paris - Catedral de Notre-Dame
Catedral de Notre-Dame
Franca - Paris - Catedral de Notre Dame
Catedral de Notre Dame
Franca - Paris - Catedral de Notre-Dame
Catedral de Notre-Dame

Conciergerie

Saímos de Notre-Dame e iniciamos a rota da Île de la Cité, andamos pelas ruas, cruzamos pontes, passamos pela Île Saint-Louis e pelo Hotel De Ville, chegando então em Conciergerie. Este palácio é o vestígio principal do antigo Palácio da Cidade, que foi residência e sede do poder real francês do século X ao século XIV. Foi convertido em prisão do Estado em 1392, e onde a Rainha Maria Antonieta foi aprisionada, em 1793, saindo daí para morrer na guilhotina. A Juju se amarrou no interior deste palácio, com seus arcos iluminados, e na parte onde foi a prisão, caracterizada por diversos bonecos, representando os guardas e a própria Maria Antonieta, em tamanho natural.

Franca - Paris - Conciergerie
Conciergerie
Franca - Paris - Conciergerie
Conciergerie
Franca - Paris - Conciergerie
Conciergerie

Sainte-Chapelle

Na sequência, e logo ao lado, entramos em Sainte-Chapelle. Esta é uma capela gótica, construída no século XIII por Luís IX, para servir de capela do palácio real. O restante do palácio desapareceu completamente, sendo substituído pelo atual Palácio da Justiça. Simplesmente belíssima !!!! Quer se impressionar com vitrais? Venha conhecer esse lugar, pois são 1113 passagens bíblicas registradas em vitrais.

Franca - Paris - Sainte-Chapelle e Palacio da Justiça
Sainte-Chapelle e Palácio da Justiça
Franca - Paris - Sainte-Chapelle
Sainte-Chapelle
Franca - Paris - Sainte-Chapelle
Sainte-Chapelle

Continuando a caminhada por Paris, passamos pela Place e Fonte Saint Michel, um dos pontos de encontro mais populares dos parisienses, e seguimos em direção à Igreja Saint-German-des-Prés, que foi a primeira igreja de Paris, e que está bem velhinha, tendo em sua frente a famosa Café les deux Margots. Continuamos em direção a Igreja de Saint-Sulpice, que tem na sua frente uma bela fonte, imponente, assim como a igreja por dentro.

Franca - Paris - Abadia de Saint-Germain-des-Pres
Abadia de Saint-Germain-des-Prés
Franca - Paris - Abadia de Saint-Germain-des-Pres
Abadia de Saint-Germain-des-Prés
Franca - Paris - Eglise Saint-Sulpice
Église Saint-Sulpice
Franca - Paris - Eglise Saint-Sulpice
Église Saint-Sulpice

Saímos em direção aos Jardins de Luxemburgo, delicioso, como era domingo, várias crianças brincando com barquinhos no lago, a Juju correu, brincou, pegou flores, adorou a pausa que fizemos no parque. Muitas pessoas jogando xadrez e os jardins estavam todos floridos. O Palácio de Luxemburgo é lindo, faz a diferença, pena que não estava aberto para visitação.

Franca - Paris - Palacio e Jardins de Luxemburgo
Palácio e Jardins de Luxemburgo
Franca - Paris - Palacio e Jardins de Luxemburgo
Palácio e Jardins de Luxemburgo

Torre Eiffel

Depois da pausa fomos pegar o metrô para a maior atração do dia: a Torre Eiffel. Nossa entrada estava marcada para as 18:30hs. Enfim subiremos na “preferida”, a Torre Eiffel, hora marcada, sem filas, apenas tempo para apreciar. Como é linda a cidade vista lá de cima, a subida é bem rápida e tranquila. Ficamos na torre até escurecer, aproveitando cada minuto. Tentamos jantar no Restaurante 58 mas não dava mais tempo, tudo bem… a Juju amou, acho que não vai mais esquecer desse momento. Descemos e fomos tirar mais fotos no Trocadéro…impossível parar de olhar para essa beleza ! Um dia para ficar guardado na memória e no coração !!!

Franca - Paris - Torre Eiffel - Vista Arco do Triunfo
Torre Eiffel – Vista Arco do Triunfo
Franca - Paris - Torre Eiffel - Vista Basilica de Sacre-Coeur
Torre Eiffel – Vista Basílica de Sacré-Coeur
Franca - Paris - Torre Eiffel - Vista Champ de Mars
Torre Eiffel – Vista Champ de Mars

Veja também:


Dicas e informações

Serviços

  • Museé Pass
    Preço: € 69 euros (valor de agosto/2012)
    O passaporte é valido por 6 dias consecutivos a partir da primeira entrada.
  • Torre Eiffel
    Ingresso (adulto): € 14 euros (valor de agosto/2012)

Informações

  • Compramos ingressos de algumas atrações antes da viagem: Disneyland Paris e Torre Eiffel. Estas não estavam incluídas no Musée Pass.
  • Diversas atrações que visitamos estavam incluídas no Musée Pass: Museu do Louvre, Les Invalides, Catedral de Notre-Dame, Conciergerie, Saint Chapelle, Arco do Triunfo, Palácio de Versailles, Pantheon e Museu D’Orsay.

Links úteis

Deixe uma resposta