Palácio e Museu do Louvre – Paris – França

Franca - Paris - Museu do Louvre - Esculturas Francesas

O Museu do Louvre, instalado no Palácio do Louvre, um antigo palácio dos reis da França, apresenta vastas e ricas coleções, como civilizações antigas, artes do Islã e arte ocidental da Idade Média. É o museu mais visitado do mundo e abriga um dos maiores acervos da história mundial.


3º dia: Museu do Louvre

Este dia em Paris foi exclusivo para uma atração: o Museu do Louvre. O museu é dividido em três alas: a Ala Sully a leste, que contém a Cour Carrée e as partes mais antigas do Louvre, a Ala Richelieu ao norte, e da Ala Denon, que faz fronteira com o Rio Sena para o sul. O museu é dividido em departamentos: História do Louvre e Louvre Medieval; Antiguidades Orientais; Antiguidades Egípcias; Antiguidades Gregas, Etruscas e Romanas; Oriente Mediterrâneo no Império Romano; Arte do Islã; Artes da Ásia, África, Oceania e das Américas; Objetos de Arte; Esculturas; Pinturas e Artes Gráficas.

Franca - Paris - Museu do Louvre
Museu do Louvre

Pegamos o metrô na estação Bir-Hakeim, próxima do hotel, e descemos na estação Palais Royal/Musée du Louvre, que deixa na entrada subterrânea do museu. Depois de atravessar o centro comercial Carrossel do Louvre, chegamos na Pirâmide Invertida, abaixo da Grande Pirâmide, onde fica a bilheteria do museu. Você verá 3 entradas, 3 escadas rolantes que vão dar acesso às 3 alas do museu: Denon, Sully e Richelieu.

Franca - Paris - Museu do Louvre
Museu do Louvre

Museu do Louvre – Ala Sully

Começamos pela Ala Sully passando pela História do Louvre. Nas Antiguidades Gregas, Etruscas e Romanas, vimos a Vênus de Milo, Alexandre O Grande, Hércules, Diana, Apolo, Atena, entre outros. Entramos no Louvre Medieval onde conhecemos as fundações originais do palácio. Retornando, chegamos à entrada das Antiguidades Egípcias e lembro bem de uma cena: diversas pessoas se apertando para tirar foto de uma bela esfinge e ao lado uma placa: “Cuidado com os batedores de carteira”. Neste departamento vimos uma sala com miniaturas egípcias, vários hieróglifos, o Sarcófago de Osíris e o Sarcófago de Memphis. Tinham tumbas que dava até para entrar e também diversos animais mumificados.

Franca - Paris - Museu do Louvre - Historia do Louvre
Museu do Louvre – História do Louvre
Franca - Paris - Museu do Louvre - Antiguidades Gregas
Museu do Louvre – Antiguidades Gregas
Franca - Paris - Museu do Louvre - Antiguidades Gregas - Venus de Milo
Antiguidades Gregas – Vênus de Milo
Franca - Paris - Museu do Louvre - Fundacoes Medievais
Museu do Louvre – Fundações Medievais
Franca - Paris - Museu do Louvre - Antiguidades Egipcias - Sarcofago de Osiris
Antiguidades Egípcias – Sarcófago de Osíris
Franca - Paris - Museu do Louvre - Antiguidades Egipcias
Museu do Louvre – Antiguidades Egípcias

Museu do Louvre – Ala Denon

Já na Ala Denon, chegamos na seção das Esculturas Italianas passamos pelas esculturas das 4 estações e as esculturas com aquarelas. Na Salle du Manège havia uma coleção de esculturas italianas e francesas, mas o que chamou a atenção foram as pilastras desta sala que eram belíssimas. Chegamos à Galeria de Apollo, simplesmente magnífica, com seus altos tetos abobadados com decorações pintadas, que pareciam em 3D, entre elas as representações de todos os signos do zodíaco, os reis da França, entre outras, e no centro mesas douradas com peças em ouro, prata e cristal. Esta foi a primeira Galeria Real de Louis XIV, que serviu de modelo para o Salão dos Espelhos do Palácio de Versailles. Espetacular !!!!

Franca - Paris - Museu do Louvre - Esculturas Italianas
Museu do Louvre – Esculturas Italianas
Franca - Paris - Museu do Louvre - Vitoria de Samotracia
Museu do Louvre – Vitória de Samotrácia
Franca - Paris - Museu do Louvre - Galeria de Apollo
Museu do Louvre – Galeria de Apollo

Na Sala de Napoleão lembro do teto que parecia um quadro de tão perfeito. Nas Salas das Pinturas Italianas vimos São Francisco de Assis, São Sebastião, São João Baptista, a Coroação de Napoleão, entre outros. Chegamos então na sala tão esperada, onde encontra-se a Mona Lisa, a Gioconda, a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci. Vou ser sincero: não achei nada demais, aquele bando de gente se apinhando para tirar foto desta famosa “pequena” pintura enquanto que do outro lado, na mesma sala, tinha a Bodas de Caná, que ocupava toda a parede, e que relata uma passagem bíblica do Evangelho de João sobre a transformação da água em vinho durante estas bodas e que é considerado como o primeiro dos milagres de Jesus. Em seguida, paramos para comprar algumas lembranças e aproveitamos para fazer um lanche num café próximo ao quiosque.

Franca - Paris - Museu do Louvre - Pinturas Italianas Monalisa
Museu do Louvre – Pinturas Italianas – Monalisa
Franca - Paris - Museu do Louvre - Pinturas Italianas
Museu do Louvre – Pinturas Italianas – Bodas de Caná

Museu do Louvre – Ala Richelieu

Entramos na Ala Richelieu, na parte das Esculturas Francesas, e ficamos surpresos com a beleza da arte ali exposta. Chegamos aos Apartamentos de Napoleão III e logo na entrada tinha um trono com a letra “N” e um tapeçaria de 1856. Todas as tapeçarias deste setor eram incríveis. Já era noite quando chegamos nas Salas da Mesopotâmia onde tudo era grandioso, principalmente a entrada das salas com suas estátuas assírias. Num pátio próximo haviam vários alunos tendo aula de pintura. Bastante inspirador !!!

Franca - Paris - Museu do Louvre - Esculturas Francesas
Museu do Louvre – Esculturas Francesas
Franca - Paris - Museu do Louvre - Apartamentos de Napoleao III
Museu do Louvre – Apartamentos de Napoleão III
Franca - Paris - Museu do Louvre - Mesopotamia
Museu do Louvre – Mesopotâmia

Veja também:


Dicas e informações

Serviços

  • Museé Pass
    Preço: € 69 euros (valor de agosto/2012)
    O passaporte é valido por 6 dias consecutivos a partir da primeira entrada.

Informações

  • Este fantástico museu está instalado no Palácio do Louvre, que é composto pela praça do Cour Carrée e duas alas que envolvem o Cour Napoléon a norte e ao sul. No coração do complexo, está a Pirâmide do Louvre, acima do centro dos visitantes.
  • Ficamos aproximadamente 12 horas dentro do museu, pois chegamos por volta das 9:30hs e saímos às 21:30hs.
  • Compramos ingressos de algumas atrações antes da viagem: Disneyland Paris e Torre Eiffel. Estas não estavam incluídas no Musée Pass.
  • Diversas atrações que visitamos estavam incluídas no Musée Pass: Museu do Louvre, Les Invalides, Catedral de Notre-Dame, Conciergerie, Saint Chapelle, Arco do Triunfo, Palácio de Versailles, Pantheon e Museu D’Orsay.
  • Para ver o mapa do Museu do Louvre, clique aqui.

Links úteis

Deixe uma resposta