Parque del Prado e Palácio Legislativo – Montevidéu

Uruguai - Montevideu - Palacio Legislativo

O Parque del Prado é um lugar muito bonito e agradável onde as pessoas fazem sua corrida ou caminhada desfrutando de muito verde e ar puro. O Palácio Legislativo é o prédio mais imponente de Montevidéu, chamando atenção pelo seu tamanho e pela sua arquitetura.


3º dia: Plaza Independencia, Parque del Prado, Mercado Agrícola e Palácio Legislativo

Como neste dia ainda tínhamos direito ao Bus Turístico decidimos ir aos lugares que mais gostamos durante o passeio. Saímos do hotel, caminhamos pela Andrés Martinez Trueba até a Constituyente e depois entramos na Avenida 18 de Julio. Esta é a principal avenida de Montevidéu, muito agitada e com várias lojas, bancos e casas de câmbio. Assim que entramos nesta avenida passamos pela Prefeitura de Montevidéu, com sua réplica de Davi, de Michelangelo, e seu famoso mirador, que decidimos não visitar.

Uruguai - Montevideu - Prefeitura
Prefeitura

Mais adiante passamos pela Fuente de los Candados que é dedicada aos namorados que podem deixar um cadeado como símbolo de sua união. Nesta esquina temos algumas homenagens à personagens da história uruguaia: Carlos Gardel, maior cantor de tango do mundo que é uruguaio, e Ghiggia, autor do gol que deu o título da Copa de 1950 ao Uruguai.

Em seguida passamos pelo Palacio Santos, uma luxuosa mansão que já foi moradia de presidentes. Não entramos para visitar mas pelas fotos que vimos parece valer a pena. Passamos ainda pela Columna de la Paz, na Plaza de Cagancha, pelo Palacio de la Música e pela Plaza Juan Pedro Fabini, também conhecida como Plaza del Entrevero, até chegarmos na Plaza Independencia.

Uruguai - Montevideu - Plaza Independencia - Palacio Salvo
Plaza Independencia – Palacio Salvo

Plaza Independencia

A Plaza Independencia é uma das mais lindas e a mais importante praça de Montevidéu. Sua localização marca o limite entre a Cidade Velha, ou “Ciudad Vieja”, e o Centro. Este limite está caracterizado pela Puerta de la Ciudadela, uma das poucas partes que restaram da muralha que rodeava a parte mais antiga da cidade. No meio da praça encontra-se um monumento a José Artigas e seu mausoléu. É cercada de importantes construções históricas, como o Palacio Estevéz, com seu Museo de la Casa de Gobierno, o Palacio Salvo, com seu Museo del Tango e o Teatro Solís. Ficamos tirando fotos até pegarmos o Bus Turistico (ali mesmo tem uma parada) para visitar alguns pontos da cidade.

Uruguai - Montevideu - Plaza Independencia
Plaza Independencia
Uruguai - Montevideu - Plaza Independencia - Palacio Estevez - Museo Casa de Gobierno
Palacio Estévez – Museo Casa de Gobierno
Uruguai - Montevideu - Teatro Solis
Teatro Solís

Parque del Prado

Como no passeio do dia anterior, escolhemos alguns lugares para conhecer. Sendo assim, fomos então direto para o Parque del Prado. Neste parque público destacam-se o Rosedal del Prado, onde começamos nossa caminhada. Também destacamos o Chalé de Buschental, o Hotel del Prado e a Isla de los Cipreses. Além disso, tem belíssimos monumentos, dentre os quais a La Diligencia e o Monumento aos Últimos Charruas.

Uruguai - Montevideu - Parque del Prado
Parque del Prado
Uruguai - Montevideu - Parque del Prado
Parque del Prado

Mercado Agrícola

Saindo dali, pegamos um táxi e fomos ao Mercado Agrícola. Este local, que tem mais de 100 anos, foi revitalizado e reinaugurado em 2013 e é o mais novo ponto turístico de Montevidéu. Este é um centro de varejo especializado na venda de alimentos não perecíveis e frescos. Nele  você encontrará produtos gourmet, diversos stands com frutas, legumes e alimentos frescos, especialidades naturais, além de praça de alimentação com ótimos restaurantes. Como nossa próxima visita seria ali perto, almoçamos no El Horno de Juan, uma ótima pizzaria caracterizada por suas generosas porções.

Uruguai - Montevideu - Mercado Agricola
Mercado Agrícola
Uruguai - Montevideu - Mercado Agricola
Mercado Agrícola

Palácio Legislativo

Depois do almoço reforçado fomos caminhando até o Palácio Legislativo, que é próximo ao mercado. Tínhamos visto na internet que era possível fazer uma visita guiada ao interior do palácio e então fomos lá para conferir. O Palácio Legislativo é a sede da Câmara dos Deputados e do Senado do Uruguai e destaca-se por sua beleza e arquitetura imponente.

Começamos a visita pelo magnífico Salón de los Pasos Perdidos. Nele vale destacar as 52 tonalidades de mármore uruguaio, os mosaicos, bronze e vitrais oriundos da Itália, as lâminas de ouro de 24 quilates trazidas do Peru e a madeira proveniente da Europa. Na parte central, estão as entradas da Câmara dos e Deputados e do Senado com seus lindos vitrais que representam a justiça e o trabalho. Nas extremidades do salão, estão os mosaicos em referência às Artes (escultura, pintura e arquitetura) e às Ciências (astronomia, medicina e geografia).

Uruguai - Montevideu - Palacio Legislativo
Palacio Legislativo

Depois disso fomos até a Câmara dos Deputados e ao Senado onde a guia nos explicou como funcionavam as duas casas. Estava vazio pois estavam de recesso. Em seguida fomos até a Biblioteca do Poder Legislativo com sua estrutura em madeira feita na Itália e trazida em módulos para instalação. Um belíssimo lugar que merece ser visitado.

Uruguai - Montevideu - Palacio Legislativo
Palacio Legislativo

Ramblas

Depois da visita fomos até o ponto do Bus Turistico e aguardamos o próximo ônibus para irmos até o Mercado del Porto. Depois de visitarmos alguns lugares, voltamos para o hotel caminhando pela Rambla República Argentina. Mais uma vez, presenciamos mais um espetáculo da natureza: o pôr do sol às margens do Rio da Prata.

Uruguai - Montevideu - Rambla Republica Argentina
Rambla República Argentina

Veja também:


Dicas e informações

Serviços

  • Palácio Legislativo
    Ingresso: 90 pesos uruguaios (Juliana com 8 anos não pagou)
    Visita: segunda a sexta às 10:30 hs e 15:00 hs

Informações

  • O Palacio Salvo foi desenhado pelo arquiteto italiano Mario Palanti, o mesmo que construiu o Palacio Barolo, em Buenos Aires. Está construído no mesmo lugar onde anteriormente era a Confeitaria La Giralda. Neste lugar, Gerardo Matos Rodríguez apresentou o tango uruguaio mais famoso do mundo, La Cumparsita. Atualmente, no térreo, localiza-se o Museo del Tango.
  • O Palácio Legislativo tem visitas guiadas em português, espanhol e inglês.
  • Não faça câmbio em dólar no Brasil para ir ao Uruguai. Leve reais e troque nas casas de câmbio por lá. Há várias em Montevidéu em que não é cobrada taxa de câmbio, o que é uma boa economia em relação ao IOF cobrado no cartão de crédito. Na Avenida 18 de Julio, a principal da cidade, e próximo aos shoppings existem diversas casas de câmbio.
  • O serviço de táxi do Uber funciona muito bem em Montevidéu. Utilizamos algumas vezes no último dia sem problemas, inclusive para irmos ao aeroporto de madrugada.

Links úteis

Deixe uma resposta