Bodega Bouza e Ramblas – Montevidéu

Uruguai - Montevideu - Bodega Bouza

A Bodega Bouza, uma das mais visitadas do país, nasceu de um empreendimento familiar e é um passeio clássico para quem deseja fazer enoturismo no Uruguai.


5º dia: Bodega Bouza e Ramblas

Para quem gosta de um bom vinho, vir ao Uruguai e não visitar uma vinícola não faz muito sentido. Por isso, no dia anterior, pedimos para um recepcionista do hotel agendar a nossa visita guiada com degustação de vinhos na Bodega Bouza. A vinícola está localizada aproximadamente 20 km do centro e para irmos até lá pedimos um táxi do Uber. Nossa visita estava marcada para às 11 horas e como chegamos um pouco mais cedo ficamos caminhando pelo lugar. Por sinal um belíssimo lugar, muito bem tratado, com muito verde e animais soltos, como patos, galos, pavões, dentre outros.

Uruguai - Montevideu - Bodega Bouza
Bodega Bouza
Uruguai - Montevideu - Bodega Bouza
Bodega Bouza

Quando chegou a hora da visita uma moça reuniu o grupo para irmos primeiro para uma explicação sobre a bodega, que durou aproximadamente 15 minutos. Depois seguimos para conhecer os vinhedos e onde tiramos algumas fotos junto às parreiras. A visita continuou numa construção que parecia uma igreja, mas que na verdade é a adega da vinícola, onde estão armazenados os tanques e barris. Visitamos primeiro os tanques, que armazenam os vinhos durante a fermentação. Depois descemos para a adega, localizada no sub-solo, onde os vinhos ficam armazenados e descansam por meses até adquirirem suas características como aroma e sabor. A visita guiada termina num galpão onde fica a coleção de carros e motocicletas antigas e clássicas da Família Bouza.

Uruguai - Montevideu - Bodega Bouza
Bodega Bouza
Uruguai - Montevideu - Bodega Bouza
Bodega Bouza

Degustação

Ao fim da visita, as pessoas que optaram pela degustação de vinhos ou pelo almoço foram encaminhados ao restaurante, onde as mesas já estavam arrumadas com várias taças. No meu grupo, apenas nós não almoçamos pois a Bete estava comendo muito pouco e a Juliana nem come direito. Cada mesa recebe um garçom, que fornece todas as informações sobre os vinhos que estão sendo degustados, como por exemplo  com que tipo de frios e pães combina melhor. Cada mesa recebe uma tábua com pães e frios para harmonizar com os vinhos. Foram servidos quatro tipos de vinho: um branco, Chardonnay; e outros três tintos: Merlot, Tempranillo Tannat e Tannat Sin Barrica. Enquanto degustávamos, um casal começou a dançar tango tornando o ambiente que já era bom muito mais agradável. Excelente restaurante !!!

Uruguai - Montevideu - Bodega Bouza
Bodega Bouza
Uruguai - Montevideu - Bodega Bouza
Bodega Bouza

Ramblas

Ao fim da visita e da degustação, chamamos um táxi do Uber para voltarmos para o centro. Pedimos para o taxista nos deixar no Montevideo Shopping onde decidimos almoçar. Após o almoço fomos caminhar em Pocitos já que não tínhamos ido até lá ainda. Tiramos algumas fotos na escultura que tem o nome da cidade e depois pegamos um táxi para irmos descansar no hotel.

Uruguai - Montevideu - Playa de Los Pocitos
Playa de Los Pocitos

Ao entardecer descemos para as Ramblas para mais uma vez ver o pôr do sol às margens do Rio da Prata. À noite, pegamos um táxi e fomos jantar em Pocitos. Descemos perto do Montevideo Shopping e ali tinham alguns restaurantes bem legais mas entramos no Alberto’s. Pedimos uma parrilhada para três mas tinham algumas carnes que nenhum dos três comeram, mas mesmo assim foi bom. Depois disso, chamamos um táxi do Uber novamente e retornamos para o hotel porque tínhamos que sair para o aeroporto ainda de madrugada.

Uruguai - Montevideu - Rambla Republica Argentina
Rambla República Argentina

Veja também:


Dicas e informações

Serviços

  • Bodega Bouza
    Preço: 1200 pesos uruguaios por adulto (valor de janeiro/2017)
    O preço acima deu direito à visita guiada e degustação de 4 vinhos acompanhados de pães artesanais, queijos e frios.

Informações

  • Na Bodega Bouza, o visitante pode escolher fazer apenas a visita guiada pelas instalações, que incluem visitar o vinhedo, a bodega, a cava, os jardins e o museu de carros antigos. Pode incluir também fazer uma degustação de quatro rótulos acompanhados de frios, queijos e pães ou também almoçar no restaurante.
  • A Playa de Los Pocitos é conhecida como a “Copacabana” do Uruguai.
  • Não faça câmbio em dólar no Brasil para ir ao Uruguai. Leve reais e troque nas casas de câmbio por lá. Há várias em Montevidéu em que não é cobrada taxa de câmbio, o que é uma boa economia em relação ao IOF cobrado no cartão de crédito. Na Avenida 18 de Julio, a principal da cidade, e próximo aos shoppings existem diversas casas de câmbio.
  • O serviço de táxi do Uber funciona muito bem em Montevidéu. Utilizamos algumas vezes no último dia sem problemas, inclusive para irmos ao aeroporto de madrugada.

Links úteis

Deixe uma resposta