Praia do Francês e Marechal Deodoro – Maceió

Brasil - Alagoas - Marechal Deodoro - Casa do Marechal Deodoro da Fonseca

A Praia do Francês possui uma ótima infraestrutura de bares e restaurantes. Do lado esquerdo, possui piscinas naturais e ondas calmas, pois é protegido pelos arrecifes. Do lado oposto é mais selvagem, com ondas fortes, e por isso adorada pelos surfistas. Marechal Deodoro foi a primeira capital de Alagoas e a cidade onde nasceu Manuel Deodoro da Fonseca.


2º dia: City Tour, Praia do Francês e Marechal Deodoro

Na primeira manhã na cidade, fomos fazer o City Tour.  Este passeio passa pelas praias urbanas de Maceió como Cruz das Almas, Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara (com sua feirinha de artesanato) e a Praia da Avenida, numa formação sucessiva de praias de rara beleza. Do alto do Mirante São Gonçalo avista-se a cidade e uma de suas mais belas lagoas, a Lagoa Mundaú, e o Porto de Maceió. Visitamos também a Igreja de São Gonçalo do Amarante, que foi resultado de uma adaptação feita de um paiol de pólvora, localizado no morro da Jacutinga.

Brasil - Alagoas - Porto de Maceio
Porto de Maceió

Praia do Francês

À tarde, fomos conhecer a praia mais famosa de Alagoas, a praia do Francês, que fica no município de Marechal Deodoro, a 20 km de Maceió. Vou dizer uma coisa para vocês: é uma bela praia de águas cristalinas, mas lembro como se fosse hoje quando o guia falou que tinha 10 camelôs para cada pessoa, e não estava mentindo. É uma praia muito cheia e fica difícil relaxar com tanta gente oferecendo coisas; e por isso ficamos um pouco mais distante da muvuca, na praia do Sossego.

Brasil - Alagoas - Praia do Frances
Praia do Francês

Marechal Deodoro

Depois da praia, fomos conhecer a cidade de Marechal Deodoro que, em 2006, foi considerada Patrimônio Histórico Nacional em virtude do seu passado. Visitamos a Casa de Marechal Deodoro, um casarão típico do século XVII, onde o proclamador da República viveu. Existem várias construções históricas, como a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos ao lado da dos Brancos. Depois de visitarmos esta bela e pacata cidade, retornamos para Maceió.

Brasil - Alagoas - Marechal Deodoro - Igreja dos Brancos
Marechal Deodoro – Igreja dos Brancos

Veja também:


Dicas e informações

Serviços

Links úteis

Deixe uma resposta