Troca da Guarda e Palácio de Buckingham – Londres

Inglaterra - Londres - Palacio de Buckingham - Troca da Guarda

A Catedral de Westminster é a Igreja Matriz da Arquidiocese de Westminster e a maior igreja católica da Inglaterra. O Palácio de Buckingham é liberado para visitação apenas nos meses de agosto e setembro, período de férias de verão em que a rainha se muda para o Castelo de Windsor.

1º dia: Chegada à Londres

Ao chegarmos em Londres, na estação St. Pancras, pegamos um táxi e fomos para o hotel. Depois de despacharmos as malas, fomos para a Victoria Station. Esta estação tem infraestrutura muito boa com supermercado, restaurantes e lojas. Jantamos no restaurante Garfunkel’s, que tem uma excelente comida além de suculentos sanduíches. Depois fizemos compras no supermercado antes de retornarmos para o hotel.

2º dia: Catedral de Westminster, Troca da Guarda, Green Park, Palácio de Buckingham e Hyde Park

O dia estava lindo em Londres. Nada daquele céu cinza londrino, ao contrário, o céu estava azul e a temperatura super agradável. Iniciamos o passeio pela Victoria Station, que ficava bem próxima ao nosso hotel. Esta estação foi inaugurada em 1868 e é uma das principais estações de metrô de Londres. Ela é o que chamam de multimodal, pois por ela passam vários trens e ao lado fica o terminal de ônibus. A estação é enorme, bonita, com um pequeno shopping dentro. Seguindo o roteiro do dia, começamos a andar em direção ao Palácio de Buckingham, a Casa da Rainha. No caminho paramos na Catedral de Westminster, não é a Abadia, mas a Igreja Matriz da Arquidiocese de Westminster. É a maior igreja católica da Inglaterra, por dentro é toda decorada com mosaicos dourados. Muito bonito !

Palácio de Buckingham – Troca da Guarda

Seguindo pela Victoria Street, e mais algumas pequenas ruas, chegamos ao Palácio de Buckingham. Tentamos entrar logo, mas só tinha ingresso para às 13:45 hs; mas ao mesmo tempo demos sorte porque já estava quase na hora de iniciar todo o cerimonial de Troca da Guarda…..que coisa linda … a Juliana amou e nós também !!!! De fato, é muito impactante ver todos aqueles soldados com seus trajes e aquele chapéu, que depois fiquei sabendo que são feitos de pele de urso, é mesmo fantástico…..isso sem falar na organização, claro…estamos em Londres e é a guarda da Rainha. O cerimonial é demorado, dura em torno de 1:30 hs, mas vale a pena ver até o final, pois quando todos os guardas entram pelos portões do Palácio, a banda começa a tocar vários tipos de música, e claro que não podiam deixar de tocar Beatles.

Inglaterra - Londres - Palacio de Buckingham - Troca da Guarda

Green Park

Como ainda tínhamos muito tempo antes de fazer a visita ao Palácio, aproveitamos para conhecer o Monumento em homenagem à Rainha Victoria, aquele que fica bem em frente ao palácio. Depois de algumas fotos, atravessamos a rua e fomos fazer um piquenique no Green Park, que fica ao lado direito do palácio. No caminho passamos pelo Stable Yard, a Juju quis ficar olhando os guardinhas se movimentando naquele tradicional passo, como os soldadinhos de chumbo..ela adorou isso.

O Green Park é um dos parques reais de Londres. Diz a lenda que esse parque não tem flores pois a Rainha Victoria presenciou uma traição do marido e por isso ficou proibido de nascerem flores nesse local.  Ficamos ali por um bom tempo; a Juju adorou ficar correndo pelos gramados, mas era a hora de voltar ao Palácio pois nosso horário da visita estava se aproximando, e a gente sabe que os londrinos prezam pela pontualidade.

Palácio de Buckingham – Visita

Enfim, momento de entrar no Palácio de Buckingham. Antes da entrada, algumas orientações são passadas pelos funcionários, não pode filmar e nem tirar fotos, isso fica liberado apenas na saída do palácio, quando entrarmos nos jardins internos, pouco antes do portão de saída. Existe um procedimento para deixar mochilas e carrinhos de bebês, para depois pegarmos na saída, nem preciso dizer que tudo é muito organizado. A Juju aguentou firme o passeio pelo Palácio, pois é bem grande e com muitas escadas, mas tudo bem acessível.

Inglaterra - Londres - Palacio de Buckingham
Palácio de Buckingham

A visita foi incrível, diferente dos palácios em Paris, esse não tinha muita ostentação, mas isso não quer dizer menos riqueza…a sala de pratarias e porcelanas é incrível…porcelanas de séculos passados, que passa de geração em geração, jogos e jogos de jantares, pratarias de todos os tipos e tamanhos, tinha um “balde de gelo“ para bebidas que mais parecia uma banheira, todo em prata, a sala das espadas, isso sem falar no salão azul, aposentos que são usados pela Família Real…a diferença é que nesse caso os reis, príncipes e princesas ainda existem e vivem ali, muito legal poder ver como eles vivem. O passeio dura mais ou menos 2 horas e na saída podemos ficar nos jardins e aproveitar para comprar aquelas lembrancinhas numa enorme tenda montada.

Inglaterra - Londres - Palacio de Buckingham - Capela Interior
Palácio de Buckingham – Capela Interior
Inglaterra - Londres - Palacio de Buckingham - Vista dos Jardins
Palácio de Buckingham – Vista dos Jardins

Hyde Park

Depois da visita ao Palácio, fomos andar até o Hyde Park Corner. Subimos pela Avenue The Mall, nossa !!! Que emoção passar por essa rua..sim, aquela que vemos pela TV toda linda e decorada com as bandeiras da Inglaterra nas cerimônias reais, em cada poste de iluminação uma coroa de ferro em cima enfeitando…ai ai, sonhos sendo realizados. Chegamos no Hyde Park Corner, nele alguns monumentos como o Arco de Wellinghton, com a coroa do Jubileu da rainha. Seguindo, passamos ao lado de mais um parque real de Londres, os jardins do St. James Park e seguimos em direção ao Rio Tâmisa.

Inglaterra - Londres - Hyde Park Corner - Wellington Arch
Hyde Park Corner – Wellington Arch

Caminhada ao Rio Tâmisa

Esse quarteirão é incrível. De um lado a Abadia de Westminster, na frente o Big Ben e o Parlamento Inglês beirando o Rio Tâmisa e na outra margem a London Eye. Muitas belezas num pequeno trecho. Infelizmente não deu tempo de entrar na Abadia e nem no Churchill War Rooms, que é um museu de guerra inglês. Aproveitamos para curtir essa paisagem que é pura história e ouvir os sons dos sinos tocando. Já que estávamos próximo ao pôr do sol, esperamos um pouco mais para tirar fotos com diferentes luzes. O dia terminou aqui, mas um detalhe importante…fizemos tudo a pé, isso levando em consideração que estávamos com uma criança de 3 anos. Londres é ótimo para se andar a pé, tudo muito acessível e calçadas excelentes para quem está com um carrinho de criança.