Conhecendo o Castelo de Windsor

nglaterra - Londres - Palacio de Windsor - Destaque

Um pouquinho de sua história

Quando for à Inglaterra, reserve um dia para visitar o Castelo de WindsorTrata-se da principal residência da família real britânica e o maior castelo habitado do mundo. Sem dúvida, o tamanho e a beleza da construção são impressionantes. Ele ocupa um terreno de aproximadamente 40 mil metros quadrados.

A primeira fortificação onde hoje se encontra o Castelo de Windsor, teve origem por volta do ano 1000 d.C, e tem sido usada como residência real desde então. Seu propósito era proteger o oeste da cidade de Londres de invasores, bem como o Rio Tâmisa. Sendo capaz de acomodar uma pequena população de corteses e servos, assim como militares, o Castelo de Windsor tem proporções enormes. É uma combinação de cidadela, fortaleza e palácio.

Inglaterra - Windsor - Palacio de Windsor
Castelo de Windsor

Os muitos aposentos do castelo, por sua vez, são decorados com obras espetaculares da coroa real britânica. Refletem os diferentes gostos dos 39 monarcas que ali viveram, em especial Charles II e George IV.  Ainda hoje, alguns cômodos são utilizados pela Família Real  para recepção dos convidados (Semi-State Rooms). Por este motivo, a melhor época para ir ao Castelo de Windsor é entre março e outubro, período em que estão abertos para visitação. Nós estivemos lá no início de setembro.

Inglaterra - Windsor - Castelo de Windsor - Residencia da Rainha
Castelo de Windsor – Residência da Rainha

O que ver no Castelo de Windsor

Dentro dos muros do Castelo, encontra-se a Capela de São Jorge (Saint George’s Chapel). É maravilhosa e um belíssimo exemplo da arquitetura gótica na Inglaterra, o centro espiritual da mais alta Ordem da Cavalaria Britânica. A igreja abre diariamente para visitação, exceto aos domingos, e tem uma das missas mais lindas e emocionantes. A cerimônia é inteira cantada pelo coral !!!

Inglaterra - Windsor - Castelo de Windsor - Capela de Sao Jorge
Castelo de Windsor – Capela de São Jorge
Inglaterra - Londres - Castelo de Windsor - Teto Capela
Castelo de Windsor – Teto Gótico da Capela
Inglaterra - Londres - Castelo de Windsor - Capela
Castelo de Windsor – Capela

O Castelo de Windsor é muito grande, e existem muitas atrações no seu interior e exterior que não podem deixar de serem conferidas. Infelizmente não foi possível visitarmos todo seu interior já que a Rainha estava na residência e por isso a visitação total não estava aberta ao público, mas conseguimos andar por alguns cômodos como a Sala Azul (Blue Room), o Salão dos Brasões, com seu teto composto de todos as conquistas em guerras e batalhas.

Inglaterra - Londres - Castelo de Windsor - Salao dos Brasoes
Castelo de Windsor – Salão dos Brasões
Inglaterra - Londres - Castelo de Windsor - Sala Azul
Castelo de Windsor – Sala Azul

Existem várias entradas para o Castelo, mas apenas uma delas é aberta ao público. Lá fica o salão de venda de ingressos, onde poderá comprar o seu. Fomos ao Windsor com um passeio que contemplava a visitação do Castelo, Stonehenge e Bath, e por conta disso tivemos pouco tempo para apreciar toda a sua beleza.

É muito interessante visitar e andar pelo Castelo, passamos pelos jardins preferidos da Rainha e chegamos até o pátio logo abaixo da Capela onde estava iniciando a Troca da Guarda. Essa é feita todos os dias a partir de 11 horas nos meses de abril a julho, para outras épocas, consulte o site oficial.

Inglaterra - Londres - Castelo de Windsor - Jardins da Rainha
Castelo de Windsor – Jardins da Rainha

A cerimônia da troca de guarda não acontece aos domingos, e está sujeita a mudanças de acordo com o clima ou com a programação do British Army.

O passeio completo pelo Castelo dura em média 4 horas. Infelizmente não tivemos todo esse tempo, pois ainda tínhamos os demais passeios a fazer. Quando for, aconselhamos reservar um pouco mais de tempo, uma vez que a cidade de Windsor é muito charmosa e deve ser explorada antes ou depois da visita.


Troca de Guarda

Segue o modelo da Troca da Guarda do Palácio de Buckingham, com a troca dos Queen’s Guards (infantaria, sem cavalo). Às 10h40, os New Guards marcham do quartel de Victoria, passam pelo Castelo e dobram no Castle Hill, onde os Old Guards esperam alinhados. Enquanto a banda toca, o capitão dos Old Guards entrega a chave do Castelo para o capitão dos New Guards. Os novos sentinelas ficam a postos, ordens são proferidas, e os Old Guards retornam para o quartel.

A cerimônia acontece todos os dias, exceto aos domingos, e tem seu início às 11 horas. Mais informações pelo site oficial.

Inglaterra - Londres - Castelo de Windsor - Troca da Guarda
Castelo de Windsor – Troca da Guarda
Inglaterra - Londres - Castelo de Windsor - Troca da Guarda - Banda
Inglaterra – Londres – Castelo de Windsor – Troca da Guarda – Banda

Como chegar em Windsor

Windsor está localizado a cerca de 40 km de Londres, no condado de Berkshire, vale do Tâmisa. Existem algumas formas de chegar até lá, não necessitando estar numa excursão:

  • Saindo da estação Waterloo  – Esta estação fica próxima à London Eye e ao Big Ben. De lá partem trens diretos para a estação Windsor & Eaton Riverside, numa viagem que leva aproximadamente 55 minutos. Como o trem não é expresso, é uma viagem bem cênica. Ao chegar é possível ter uma bela visão do Castelo. Os trens saem de Waterloo nos minutos 28 e 58, sendo assim, dois trens por hora. Lembre-se que você vai estar em Londres e os trens saem exatamente nos horários marcados. A passagem ida e volta custa a partir de £11,70 (“off peak”). Você pode comprar um ingresso combinado (trem + entrada no castelo) com desconto.  Mais informações no site da South West Trains.
  • Saindo da estação de Paddington – Essa é uma opção mais rápida e com menos paradas. É preciso trocar de trem na estação de Slough, uma estação pequena e é fácil achar a plataforma. De Paddington a Slough são aproximadamente 20 minutos e de Slough a Windsor (estação Windsor & Eton Central) são só 5 minutos. A estação Central também fica próxima ao Castelo, bem na frente. Nessa opção, saem 3 ou 4 trens por hora e o preço para ida e volta é a partir de £10,40. Veja os horários e mais informações no site da First Great Western.
Inglaterra - Londres - Castelo de Windsor - Cidade
Castelo de Windsor – Cidade

Informações sobre a visita ao Castelo de Windsor 

Horário de funcionamento:

  • Março a Outubro: 09:45 – 17:15 hs (última entrada 16:00 hs)
  • Novembro a Fevereiro: 09:45-16:15 hs (última entrada 15:00 hs)

Permanece fechado nos dias 25 e 26 de dezembro e em algumas outras datas, quando é usado para eventos oficiais.

Os ingressos podem ser adquiridos online na loja do órgão oficial de turismo da Grã-Bretanha: Visit London

Descubra tudo o que fizemos em Londres clicando aqui.

Deixe uma resposta