Parque Nacional Los Glaciares – El Calafate

Argentina - El Calafate - Parque Nacional Los Glaciares

O Parque Nacional Los Glaciares localiza-se na região da Patagônia Argentina no sudoeste da Província de Santa Cruz. O parque nacional foi batizado com este nome pois sua área abriga inúmeros glaciares, sendo os maiores do mundo, excetuando-se os da Antártida.


3º dia: Parque Nacional Los Glaciares – Glaciares Spegazzini, Upsala e Onelli

Ainda estava escuro em El Calafate quando passaram para nos pegar para um passeio ao Parque Nacional Los Glaciares, desta vez fazendo uma navegação pelo Lago Argentino. O Lago Argentino tem 1.466 km² e é o maior da Argentina e o terceiro de América do Sul. O ônibus nos levou até Puerto Bandeira onde pegamos o barco. Lembro que a caminhada até o barco rendeu belas fotos dos raios de sol do amanhecer nas montanhas nevadas.

Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares - Puerto Bandeira
PN Los Glaciares – Puerto Bandeira
Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares - Puerto Bandeira
PN Los Glaciares – Puerto Bandeira

Começamos a navegação saindo da parte larga do Lago Argentino e pegando um dos seus braços. Começamos a entender porque é conhecido como Lago de Hielo, pois começamos a cruzar com diversos blocos de gelos, icebergs, no trajeto. Eram de várias formas e tamanhos. A quantidade de icebergs aumentou quando entramos no braço Spegazzini do lago, para ir em direção à nossa primeira grande atração do dia. Neste caminho passamos pelo Glaciar Seco, que leva este nome por estar num período de declínio, de modo que se pode ver a terra erodida de quando desaguava no Lago Argentino.

Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares
PN Los Glaciares
Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares
PN Los Glaciares

Glaciar Spegazzini

Chegamos ao Glaciar Spegazzini, que é um dos glaciares mais importantes do parque, tendo como característica principal a sua grande altura, que alcança os 135 metros, tornando-o o mais alto do parque. O motor do barco foi desligado e ficamos ali apreciando aquela imensidão de gelo e aproveitando para tirar mais fotos, é claro !!!

Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares - Glaciar Spegazzini
PN Los Glaciares – Glaciar Spegazzini

Glaciar Upsala

Seguindo nosso passeio, partimos para ver a segunda atração do dia. Ao pegarmos o braço Upsala do lago, percebemos que os icebergs aumentaram consideravelmente de tamanho, uns com formato de caverna e outros de paredão de gelo, alguns com fendas e aberturas simétricas e perfeitas.

Chegamos ao Glaciar Upsala. Seus campos de gelo cobrem uma extensão de 765 km². O glaciar possui uma extensão de 53,7 km, sendo o terceiro mais longo da América do Sul (após o Pio XI e o Glaciar Viedma). Suas paredes alcançam a altura de 40 metros em média, mas se encontra em retrocesso, que pode ser uma evidência de ciclos climáticos e geológicos desconhecidos ou de aquecimento global. Aqui lembro de uma situação inusitada: o pessoal do barco “fisgou” um pequeno bloco de gelo para dentro do barco para que pudéssemos colocá-lo em nossos copos de whisky e brindar. Sensacional !!!

Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares - Glaciar Upsala
PN Los Glaciares – Glaciar Upsala

Glaciar Onelli

Ao sairmos dali, fomos para uma pequena estância para almoçar. Esta estância era muito próxima da nossa próxima atração do dia: o Lago Onelli. Com seus “pequenos” blocos de gelo espalhados por toda sua superfície e em que podíamos até sentar neles. Mais ao fundo, podíamos ver o Glaciar Onelli, que era muito parecido com o Glaciar Seco. Ficamos bastante tempo passeando pelo bosque da Baía Onelli até pegarmos o ônibus para voltarmos ao hotel. Um dia cansativo mas recompensador e inesquecível.

Argentina - El Calafate - PN Los Glaciares - Lago e Glaciar Onelli
PN Los Glaciares – Lago e Glaciar Onelli

Veja também:


Dicas e informações

Serviços

  • Parque Nacional Los Glaciares
    Entrada: 40 pesos (valor de abril/2008)

Informações

  • Recomendo fazer o passeio pois é inesquecível.
  • O nome El Calafate vem de um arbusto que nasce na região e que produz uma pequena fruta da qual se fazem doces e geleias.
  • Nesta viagem tive duas baixas por causa do frio. O flash da câmera fotográfica parou de funcionar em certos momentos e ao voltar perdi o LCD da filmadora.

Links úteis

Deixe uma resposta