Vale Sagrado dos Incas – Cusco – Peru

Peru - Vale Sagrado - Ollantaytambo

O Vale Sagrado dos Incas, nos Andes peruanos, possui numerosos monumentos arqueológicos e povoados indígenas. Está compreendido entre os povoados de Písac e Ollantaytambo, paralelo ao rio Vilcanota ou Wilcamayu (‘Rio Sagrado’).


4º dia: Vale Sagrado – Chinchero, Ollantaytambo e Pisac

Este dia estava reservado para um passeio ao Vale Sagrado. Saímos do hotel cedo e já na primeira parada na estrada tivemos uma bela vista dos picos nevados da Cordilheira dos Andes a 3800 metros de altitude. Alguns quilômetros adiante chegamos ao Mercado de Chinchero, lugar onde ainda encontramos como forma de pagamento a troca de mercadorias entre os vendedores de produtos (“escambo”). Continuamos o passeio e paramos novamente para tirar fotos dos picos nevados e das coloridas plantações na estrada.

Peru - Mercado de Chinchero
Mercado de Chinchero

Mais alguns quilômetros e chegamos à Ollantaytambo, uma fortaleza Inca construída com o intuito de dominar o Vale Sagrado. Após alguns minutos de valiosas informações dadas pelo nosso guia, que era uma figuraça, subimos a fortaleza para conhecer suas peculiaridades. Como pontos marcantes desta fortaleza, citamos sua engenharia, grandiosidade e criatividade. Facilitava a comunicação do seu líder com o povo e a forma de captação da água. Esta fortaleza é cercada por multicoloridos campos de plantação e montanhas com silos de alimentos, onde são mantidos bem conservados.

Peru - Vale Sagrado - Ollantaytambo
Vale Sagrado – Ollantaytambo

Após o almoço fomos para Pisac, e por causa do pouco tempo não conseguimos entrar nas ruínas, visitando apenas o mercado, com sua grande variedade de artesanatos. Na volta do passeio desfrutamos das belas paisagens do Vale Sagrado e quase chegando em Cusco paramos no mirante do Cristo Blanco, que é um lugar de onde se tem uma bela vista das construções da cidade, destacando suas igrejas e o estádio de futebol.

Peru - Vale Sagrado - Mercado de Pisac
Vale Sagrado – Mercado de Pisac
Peru - Cusco - Catedral e Companhia de Jesus
Catedral e Companhia de Jesus

Veja também:


Dicas e informações

Serviços

  • O passeio ao Vale Sagrado estava incluído no pacote.

Informações

  • A Trilogia Inca – Condor = Espiritual; Puma = Físico (terreno); Cobra = Mental (psicológico)
  • Em quechua, Cusco significo umbigo e por isso é chamada de “o umbigo do mundo”.
  • Cusco está a 3440 metros de altitude, por isso não tenha pressa em fazer as coisas. Percebíamos que os 20 primeiros minutos de caminhada eram muito cansativos mas depois o corpo acostumava.
  • Ollantaytambo é a única cidade da era Inca no Peru ainda habitada.

Links úteis

Deixe uma resposta