Vale Sagrado dos Incas – Cusco – Peru

Peru - Vale Sagrado - Ollantaytambo

O Vale Sagrado dos Incas, nos Andes peruanos, possui numerosos monumentos arqueológicos e povoados indígenas. Está compreendido entre os povoados de Písac e Ollantaytambo, paralelo ao rio Vilcanota ou Wilcamayu (‘Rio Sagrado’).

4º dia: Vale Sagrado – Chinchero, Ollantaytambo e Pisac

Este dia estava reservado para um passeio ao Vale Sagrado. Saímos do hotel cedo e já na primeira parada na estrada tivemos uma bela vista dos picos nevados da Cordilheira dos Andes a 3800 metros de altitude. Alguns quilômetros adiante chegamos ao Mercado de Chinchero, lugar onde ainda encontramos como forma de pagamento a troca de mercadorias entre os vendedores de produtos (“escambo”). Continuamos o passeio e paramos novamente para tirar fotos dos picos nevados e das coloridas plantações na estrada.

Peru - Mercado de Chinchero
Mercado de Chinchero

Mais alguns quilômetros e chegamos à Ollantaytambo, uma fortaleza Inca construída com o intuito de dominar o Vale Sagrado. Após alguns minutos de valiosas informações dadas pelo nosso guia, que era uma figuraça, subimos a fortaleza para conhecer suas peculiaridades. Como pontos marcantes desta fortaleza, citamos sua engenharia, grandiosidade e criatividade. Facilitava a comunicação do seu líder com o povo e a forma de captação da água. Esta fortaleza é cercada por multicoloridos campos de plantação e montanhas com silos de alimentos, onde são mantidos bem conservados.

Peru - Vale Sagrado - Ollantaytambo
Vale Sagrado – Ollantaytambo

Após o almoço fomos para Pisac, e por causa do pouco tempo não conseguimos entrar nas ruínas, visitando apenas o mercado, com sua grande variedade de artesanatos. Na volta do passeio desfrutamos das belas paisagens do Vale Sagrado e quase chegando em Cusco paramos no mirante do Cristo Blanco, que é um lugar de onde se tem uma bela vista das construções da cidade, destacando suas igrejas e o estádio de futebol.