Ruínas da Civilização Inca – Cusco – Peru

Peru - Cusco - Saqsayhuaman

Dentro e ao redor de Cusco encontram-se algumas das mais valiosas Ruínas da Civilização Inca, entre elas QorikanchaSaqsayhuamánQenqoPukapukaraTambomachay. Todas elas com muitas riquezas desta grandiosa civilização.


5º dia: City Tour e Ruínas da Civilização Inca

Neste dia utilizamos o Boleto Turístico que dava direito à várias atrações em Cusco, desde ruínas até shows e museus. Começamos visitando o Convento de Santo Domingo del Cusco e o templo inca de Qorikancha. Esta ruína fica bem no centro de Cusco e, apesar de muito saqueada pelos espanhóis, podemos ver sua imponência. Uma curiosidade: este templo tem construção espanhola sobre a inca; contam que num terremoto há mais de 300 anos atrás, a parte espanhola foi muita afetada enquanto a inca ficou intacta.

Próximo dali, na Plaza de Armas, visitamos as Igrejas Companhia de Jesus e La Merced, mas foi na Catedral de Cusco que tivemos uma noção de quão rica e poderosa era esta civilização, já que no seu interior encontram-se peças em ouro e prata de riqueza impressionante bem como pinturas grandiosas de rara beleza. Pena que não deixaram filmar nem fotografar. Terminamos esta parte do dia no Museu Histórico Regional.

Peru - Cusco - Museo de Sitio Qoricancha
Museo de Sitio Qoricancha

Ruínas da Civilização Inca

Na parte de tarde decidimos fazer um City Tour pelas fortalezas incas de Cusco. Pegamos um transporte que nos levou até as ruínas de Saqsayhuamán, que significa Falcão Satisfeito, com seus paredões de pedra em forma de raio que, apesar de ser considerada uma fortaleza, foi constatado que não teve fins militares.

Peru - Cusco - Saqsayhuaman
Saqsayhuaman

Continuando nosso passeio, partimos para a fortaleza de Qenqo, que significa Labirinto, um lugar sagrado destinado ao culto do Sol, da Lua e das Estrelas, e formado por um labirinto de galerias.

Peru - Cusco - Qenqo
Qenqo

Caminhamos até as duas últimas fortalezas, que são muito próximas uma da outra, Pukapukara, que significa Forte Vermelho, um lugar que serviu de descanso e alojamento, e Tambomachay, que significa Lugar de Descanso, um lugar sagrado destinado ao culto da água com seus aquedutos e canais.

Peru - Cusco - Tambomachay
Tambomachay
Peru - Cusco - Pukapukara (Ruínas da Civilização Inca)
Pukapukara

Estas fortalezas foram construídas para proteger Cusco, a capital do Império Inca, e podem ser visitadas a pé devido à sua proximidade de Cusco e também entre elas. No final da tarde assistimos ao show folclórico no Centro Cusco de Arte Nativo. À noite, saímos para jantar e passeamos pela Plaza de Armas, um lugar que tem um astral muito positivo, além de muito bonito, e que está guardado na nossa memória.

Peru - Cusco - Plaza de Armas
Plaza de Armas

Veja também:


Dicas e informações

Serviços

  • O Boleto Turístico estava incluído no pacote.
  • Qorikancha
    Ingresso: 6 soles
  • Catedral de Cusco
    Ingresso: 16 soles

Informações

  • A Trilogia Inca – Condor = Espiritual; Puma = Físico (terreno); Cobra = Mental (psicológico)
  • Em quechua, Cusco significo umbigo e por isso é chamada de “o umbigo do mundo”.
  • Cusco está a 3440 metros de altitude, por isso não tenha pressa em fazer as coisas. Percebíamos que os 20 primeiros minutos de caminhada eram muito cansativos mas depois o corpo acostumava.
  • Em quechua, Saqsayhuamán significa Falcão Satisfeito, Qenqo significa Labirinto, Pukapukara significa Forte Vermelho (devido à sua cor com a incidência do sol) e Tambomachay significa Lugar de Descanso.

Links úteis

Deixe seu comentário / Peça uma dica