Museu Nacional de Antropologia – Cidade do México

Mexico - Cidade do Mexico - Bosque de Chapultepec - Museu Nacional de Antropologia - Sala Teotihuacan

O Museu Nacional de Antropologia contém importantes peças arqueológicas e antropológicas das culturas pré-colombianas do México. Fica localizado dentro do Bosque de Chapultepec, considerado o maior parque urbano da América Latina. Dentro dele também se estabelecem o Castelo de Chapultepec, o Zoológico de Chapultepec e o Parque de Diversões.


2º dia: City Tour e Museu Nacional de Antropologia

Pela manhã fomos fazer o City Tour pela Cidade do México. Começamos o passeio passando pela Alameda Central, primeira praça da cidade, que tem um belo coreto, fontes e estátuas, e que é frequentemente usado para eventos cívicos. Bem ao lado está o Palacio de Bellas Artes, com sua imponente arquitetura em mármore carrara e que abriga dois museus: o Museu de Bellas Artes e o de Arquitetura.

Mexico - Cidade do Mexico - Palacio de Bellas Artes
Palacio de Bellas Artes

Zócalo ou Plaza de la Constituición

Seguindo o passeio fomos para a Plaza de la Constituición ou Zócalo que, além de ser parte do centro histórico, é o marco zero da cidade. Nesta praça estão alguns edifícios do governo, entre eles o Palácio Nacional. Entramos nele e conhecemos um mural com uma pintura de Diego Rivera, de 1925, que retrata boa parte da história mexicana. Na praça também visitamos a Catedral Metropolitana (1573), com suas esculturas sacras e que estava um pouco castigada devido aos terremotos ocorridos na cidade. Para finalizarmos este passeio, fomos para a Plaza de las 3 Culturas onde encontram-se exemplares das construções asteca, espanhola e mestiça, todos juntas.

Mexico - Cidade do Mexico - Zocalo - Plaza de la Constituicion - Catedral Metropolitana
Zócalo – Plaza de la Constituición – Catedral Metropolitana
Mexico - Cidade do Mexico - Zocalo - Plaza de la Constituicion - Palacio Nacional - Mural de Diego Rivera
Palacio Nacional – Mural de Diego Rivera

Bosque de Chapultepec

Após o city tour, fomos ao Museu Nacional de Antropologia. Este museu foi inaugurado em 1964, contém 23 salas e importantes peças arqueológicas e antropológicas das culturas pré-colombianas do México. Antes de entrarmos no museu passeamos pelo Bosque de Chapultepec até a Fonte de Tláloc, que tem uma escultura que mostra o deus asteca da chuva e da água em sua dança de fertilização.

Mexico - Cidade do Mexico - Bosque de Chapultepec
Bosque de Chapultepec

Museu Nacional de Antropologia

Logo na entrada nos deparamos com uma grande estrutura em forma de guarda-chuva de onde cai uma cascata artificial. Em seguida fomos para a Sala Azteca ou Mexica, que é a sala mais representativa do museu. Neste lugar, o guia nos deu valiosas informações sobre esta civilização enquanto admirávamos as diversas peças ali expostas. Dentre as principais estão a Pedra do Sol, um calendário solar esculpido num bloco de basalto de 24 toneladas e que é erroneamente confundida com o Calendário Maya, e o mural e a maquete de Tenochtitlán, considerada a capital do Império Asteca, hoje ocupada pela zona central da cidade. Após visitarmos esta sala o guia nos deixou livre para percorrermos o restante das salas à nossa maneira.

Mexico - Cidade do Mexico - Bosque de Chapultepec - Museo Nacional de Antropologia - Sala Azteca
Museo Nacional de Antropologia – Sala Azteca

As salas deste museu podem ser classificadas em arquelógicas e etnológicas. As salas arqueológicas são: Introdução à Antropologia (Sepultura Neandertal), Povoamento das Américas, Pré-Clássico Altiplano Central, Teotihuacán (Diosa Chalchiutlicue, objetos encontrados em Teotihuacán), Los Toltecas y su época (Atlante), Mexica ou Azteca (Piedra del Sol, Océlotl Cuauhxicalli, Coatlicue, Piedra de Tizoc), Culturas de Oaxaca (tumba 104 de Monte Albán), Culturas de la Costa del Golfo (Cabezas colosales da cultura Olmeca), Maya (Chac Mool, Disco de Chinkultik, Mascarón monumental, tesouros recuperados do Cenote Sagrado de Chichén Itzá), Culturas do Ocidente e Culturas do Norte. As salas etnológicas são: Pueblos Indios, El Gran Nayar, Puréecherio, Otopames, Sierra de Puebla, Oaxaca, Pueblos del Golfo do México, Mayas de las Montañas, Maya de la Planicie, Noroeste e Nahuas. Eu passei por todas elas, umas mais rapidamente, enquanto a Bete preferiu somente as principais.

Mexico - Cidade do Mexico - Bosque de Chapultepec - Museo Nacional de Antropologia - Sala Oaxaca
Museo Nacional de Antropologia – Sala Oaxaca
Mexico - Cidade do Mexico - Bosque de Chapultepec - Museo Nacional de Antropologia - Sala de las Culturas del Golfo
Museo Nacional de Antropologia – Sala de las Culturas del Golfo
Mexico - Cidade do Mexico - Bosque de Chapultepec - Museo Nacional de Antropologia - Sala Maya
Museo Nacional de Antropologia – Sala Maya

Castelo de Chapultepec

Após sairmos do museu tentamos visitar o Castelo de Chapultepec mas estava fechado. Contudo do portão principal conseguimos observar o Monumento dos Niños Hérois, que homenageia um grupo de cadetes mortos na Batalha de Chapultepec. Ao retornarmos pelo Paseo de la Reforma passamos pela Fonte de Diana Cazadora.

Mexico - Cidade do Mexico - Bosque de Chapultepec - Monumento a los Ninos Heroes e Castillo
Bosque de Chapultepec – Monumento a los Niños Heroes e Castillo

Veja também:


Dicas e informações

Serviços

  • A entrada da museu estava incluída no pacote. A permissão para filmar no museu custou 35 pesos mexicanos (valor de março/2007).

Informações

  • Não deixe de ir ao Museu de Antropologia e nem à Teotihuacán, dois ícones da Cidade do México.
  • Se puder, fique mais dias na Cidade do México. Tire um dia só para caminhar na Paseo de la Reforma, do Zócalo ao Castelo de Chapultepec. Você entenderá melhor a história desta cidade.

Links úteis

Deixe uma resposta