Santuário de Guadalupe e Teotihuacán – Cidade do México

Mexico - Teotihuacan

O Santuário de Guadalupe é um santuário católico dedicado à Virgem de Guadalupe. O Sítio Arqueológico de Teotihuacán foi a maior cidade da época Pré-Colombiana na América e é conhecido como “A Cidade dos Deuses”.


3º dia: Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e Sítio Arqueológico de Teotihuacán

Pela manhã, fomos ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe. Este é um santuário católico dedicado à Virgem de Guadalupe. É constituído de várias capelas e igrejas, sendo as principais as duas Basílicas de Nossa Senhora de Guadalupe: a Antiga (1531-1709) e a Nova (1974-1976). Lembro que a antiga estava muito castigada e em reforma.

Mexico - Cidade do Mexico - Basilica de Guadalupe
Basílica de Guadalupe
Mexico - Cidade do Mexico - Basilica de Guadalupe (Nova)
Basílica de Guadalupe (Nova)
Mexico - Cidade do Mexico - Basilica de Guadalupe (Nova)
Basílica de Guadalupe (Nova)

Sítio Arqueológico de Teotihuacán

Continuando o passeio, fomos ao Sítio Arqueológico de Teotihuacán. Este sítio, localizado a 40 Km da Cidade do México, foi a maior cidade da época Pré-Colombiana na América. É conhecido como “A Cidade dos Deuses” e também como “A Cidade dos Mortos”. Como principais monumentos temos a Calzada de los Muertos, a Plaza de la Luna, a Pirâmide de la Luna, a Pirâmide del Sol,o Palácio de Quetzalpapálotl (A Borboleta Emplumada), o Palácio dos Jaguares, o Templo de Quetzalcóatl (A Serpente Emplumada) e La Ciudadela.

Mexico - Teotihuacan
Teotihuacán

Ao chegarmos fomos direto para uma área conhecida como zona de monumentos arqueológicos. Lá conhecemos alguns murais com pinturas teotihuacana e foi onde nos deram várias informações sobre esta civilização. Em seguida fomos para a parte mais interessante onde ficam os monumentos da antiga cidade. O guia nos deu algumas dicas e orientações iniciais e partimos para a Praça da Lua. Em seguida, subimos a Pirâmide da Lua, de onde se tinha uma bela vista do sítio.

Mexico - Teotihuacan
Teotihuacán
Mexico - Teotihuacan - Piramide de la Luna
Teotihuacán – Piramide de la Luna

Ao descermos, caminhamos ao longo da Calçada ou Rua dos Mortos visitando diversos palácios e monumentos. Dentre eles vale destacar o Palácio de Quetzalpapálotl e o Templo de Quetzalcóatl. Bem no final do nosso percurso chegamos à Pirâmide do Sol. Subimos nela e foi de onde tivemos uma noção da grandiosidade deste complexo arqueológico pois se localiza na parte central do sítio. Na saída paramos numa lojinha do local onde compramos duas estatuetas que representam o Sol e a Lua.

Mexico - Teotihuacan - Piramide del Sol
Teotihuacán – Piramide del Sol
Mexico - Teotihuacan
Teotihuacán

Cidade do México – Zócalo

Ao retornarmos à Cidade do México, resolvemos ficar no Zócalo pois ainda queríamos visitar o Templo Mayor. Um dos principais templos dos astecas na sua capital Tenochtitlán, é um sítio arqueológico situado próximo ao Zócalo. Ele também faz parte do Centro Histórico da Cidade do México. Como chegamos próximo do fechamento não entramos no sítio. Mesmo assim conseguimos ver boa parte dele caminhando pela rua ao redor. Saindo do Zócalo passamos pelo Templo de la Profesa. Oficialmente conhecido como Oratório de San Felipe Neri, este é um templo católico barroco do século XVIII.

Mexico - Cidade do Mexico - Templo Mayor
Templo Mayor
Mexico - Cidade do Mexico - Zocalo
Zócalo

Veja também:


Dicas e informações

Informações

  • Todos os passeios estavam incluídos no pacote.
  • Não deixe de ir ao Museu de Antropologia e nem à Teotihuacán, dois ícones da Cidade do México.
  • Se puder, fique mais dias na Cidade do México. Tire um dia só para caminhar na Paseo de la Reforma, do Zócalo ao Castelo de Chapultepec. Você entenderá melhor a história desta cidade.
  • A Virgem de Guadalupe é considerada a embaixadora das Américas e muito devotada na Cidade do México.
  • Dizem que o manto da Virgem de Guadalupe não é pintado, que a imagem apareceu como um milagre e que o material não se decompõe.

Links úteis

Deixe uma resposta