Chapada dos Veadeiros – Fazenda São Bento

Goias - Chapada dos Veadeiros - Fazenda Sao Bento - Cachoeira Almecegas I

Próximo da Fazenda São Bento fica a Cachoeira de São Bento e uns 4 km depois ficam as Cachoeiras Almécegas I e II, todas no Rio dos Couros. A trilha tem aproximadamente 1 km de extensão e dificuldade de baixa a moderada.

6º dia: Fazenda São Bento e Cachoeiras Almécegas

No nosso último dia de passeio pela Chapada dos Veadeiros, acordei indisposto pois não passei bem durante a noite. No café da manhã, falei com o Beto e ele disse que eram apenas as “coisas ruins” sendo eliminadas. Depois deste diagnóstico, resolvemos não ir tão longe e decidimos ir numa cachoeira que não tínhamos visitado no primeiro dia. Saímos da pousada e poucos quilômetros depois entramos na Fazenda São Bento, uma propriedade particular com trilhas e cachoeiras.

Depois de passarmos pela entrada, percorremos aproximadamente 3 km de estrada de terra e, depois que deixamos o carro, caminhamos por uma trilha de mais ou menos 1 km até chegarmos na Cachoeira Almécegas I. Paramos num mirante e ficamos observando esta belíssima queda d’água de um lugar privilegiado.

Brasil - Goias - Chapada dos Veadeiros - Cachoeira Almecegas I
Cachoeira Almécegas I

Depois de algumas fotos, descemos até as corredeiras e ficamos mergulhando e aproveitando este dia que poderia nunca acabar. Um lugar lindo e calmo tão próximo da cidade de Alto Paraíso.

Brasil - Goias - Chapada dos Veadeiros - Cachoeira Almecegas I - Mergulho
Cachoeira Almécegas I – Mergulho

Ao fim deste último dia de passeio na Chapada dos Veadeiros, fomos até o Rancho do Waldomiro. Neste dia estava cheio e por isso apenas compramos uma garrafa de licor e potes de doce de araticum. À noite, caminhamos pela rua principal de Alto Paraíso para conhecer suas lojinhas e artesanatos; depois jantamos na mesma pizzaria do primeiro dia.

7º dia: Fim da estadia

No nosso último dia em Alto Paraíso, tomamos um delicioso café da manhã junto com os donos da pousada. Beto e Sônia são pessoas simples e hospitaleiras que tornaram nossa hospedagem muito mais tranquila e agradável. Aproveitamos para levar um saboroso queijo minas e alguns pacotes de Gergeliko. Para finalizar, tiramos mais fotos para levar de lembrança deste lugar tão místico e inesquecível.

Brasil - Goias - Alto Paraiso - Pousada Conquista do Paraiso
Alto Paraíso – Pousada Conquista do Paraíso

Saída de Alto Paraíso para Brasília e depois um voo de Brasília para o Rio de Janeiro (TAM JJ3027).